sexta-feira, 7 de março de 2008

Milla




"Oh Milla
Mil e umas noites
De amor com você"

Quem é que esquece deste refrão? Ninguém, não é mesmo?

"Milla", uma música gravada por Netinho em 1996, um dos grandes sucessos de meu ídolo, senão o maior de todas as suas músicas, embala até os dias de hoje, muitos carnavais, micaretas de muita gente. Uma música que ganhou mais presença na voz de Netinho, mesmo ela já sendo executada nas rádios, através da banda Jheremias Não Bate Corner - atual Jammil e Uma Noites - fez com que ele fosse ao auge do sucesso, fazendo que no ano de 1997 e 1998, Netinho fosse um dos cantores de fácil visualização na Tv e de audição nos rádios.

O sucesso foi tão grande, que nas rádios chegava a pegar a músicas em 3 estações seguidas, senão, ao mesmo tempo. Assim que terminava a execução numa, mudava pra outra e lá estava ela, tocando. Era um sonho aquilo, pra mim, pois naquela época, muitas pessoas que já me criticavam de algumas coisas, se renderam.

Quando chegavam em minha casa, todo mundo me pedia pra botar "Milla" pra tocar - até nos dias de hoje - se esquecendo que naquele disco, além dela, Netinho tem outras canções tão excelentes quanto "Milla", mas de todas as canções de Netinho, ela se superou. Superou tanto que alguns anos depois, comecei a ter uma crise de repulsa por ela.

Ano passado, durante o carnaval 2007, eu fiquei ouvindo uma programação especial praquela data, no site da Rádio FM-93, pois quando estava em Fortaleza, era certeza ficar os dias de carnavais com o rádio ligado nesta rede. Tudo isso, porque era mais fácil de se ouvir muita música de cantores baianos e eu esperava muito mais pra ouvir as músicas de Netinho, que com o passar dos anos, só eram executadas as do CD ao vivo de 1996, principalmente "Milla". E ano passado, fiz isso pela internet, queria saber se, durante os 5 dias de carnavais, esta programação iria tocar alguma música do CD Por Inteiro. E no máximo que escutei foram as músicas do CD de 1996, enquanto outros cantores tiveram músicas de CD's mais recentes praquele período.

Fiquei revoltado por não ter ouvido nenhuma canção de Netinho, com exceção de "Milla - 1996". Pensei comigo mesmo: "Poxa, 5 dias e nenhuma música do novo CD de Netinho? Nem a música 'Tá Bom', só forró, Ivete, Babado... E de Netinho, só 'Milla' e do disco de 1996".

Como já estava com o pé atrás com esta música, porque as pessoas só se lembram de Netinho por causa dela, como se ele só tivesse ela gravada em toda sua discografia, eu desejei dentro de mim, que Netinho parasse de cantar "Milla" nos shows, até pra dar um descanso na audição e trabalhasse mais aquelas que andam meio sumidas ou que nunca foram trabalhadas em seus shows. Mas ao mesmo tempo que desejava isso, pensava como seria os shows dele sem ela, se a música foi quem o consolidou.

Simplesmente, Netinho ficou "rotulado" por "Milla", como o uso do boné.

"Milla", jamais pode deixar de está presente nos shows de Netinho, porque já faz parte do imaginário das pessoas que se deixaram abduzir pelo sucesso dela. Ela até pode ser uma ótima música, mas não sou obrigado, mesmo sendo fã de Netinho, à ficar sempre em favor de certa música.

Eu posso sim, em determinado momento, poder criticar algo e ao mesmo tempo defender este algo criticado.

Tenho uma frieza em relação à "Milla" sim. Não a tinha, mas passei a ter, depois que percebi que as pessoas só relacionam ela à Netinho e virce-versa. As rádios também ajudam... ajudam a não divulgar os novos sucessos e sempre quando vão relacionar algo à Netinho, sempre botam "Milla".

No programa "Charme", da Adriane Galisteu, no dia 9 de julho de 2007, ela foi muito direta: Relacionou Netinho à música e isso me incomodou, pois como falei acima, ele não tem só esta música.

E outra, as pessoas devem ligar nas rádios pra pedir músicas novas de Netinho, mas há um porém: Será que as rádios já estão com o CD pra poder executar o pedido do ouvinte? Com certeza, nem todas as rádios dispõe do tal disco. Aí, uma pessoa liga pra pedir a música "Impossível", por exemplo, e a rádio não tem a música.

O vídeo acima, eu também a disponibilizei no Youtube (http://br.youtube.com/watch?v=8lhkRR0q70I), pra ver quantos acessos eu terei, até pra fazer uma pesquisa.

A única coisa que gostaria que acontecesse, era que Netinho tivesse uma outra canção que superasse "Milla", e isso ele tem de sobra, só que a mídia fez a cabeça do povo. Quem nunca ouviu a discografia de Netinho, lamento informar, mas não sabem a obra que estão perdendo.

"Milla", existe há quase 12 anos na voz de Netinho e ela deveria ser lembrada como uma canção inesquecível e ela é, mas não ficar presa à ela. Eu não fiquei preso à ela, como alguns outros fãs, que percebi que ficaram e, na suas razões, defendem ela para que Netinho nunca deixe de cantá-la nos shows. As opiniões são delas e a minha, é a minha, e cada um tem que respeitar as opiniões alheias, concordando ou discordando. Só sei que gosto de renovar.

Não quero que Netinho pare de vez de cantar "Milla", como posso ter dito algum dia, no máximo, poderia dá uma pausa nela ou cantá-la somente em grandes eventos, como gravação de DVD por exemplo, o que acho impossível que ela fique restrita à um certo tipo de evento. O que queria era que ele deixasse de ser rotulado sempre por ela. Estou cansado de ficar me referindo à Netinho, como cantor de "Milla", para as pessoas que não são fãs, para as que já se esqueceram dele, e também para não confundir com o cantor Netinho de Paula, souberem de quem estou me referindo. Mas eu não posso fazer mais nada para que isso aconteça, há não ser demonstrar este meu ponto de vista.

Só quem decide quem pode parar ou não de cantar "Milla" é o próprio Netinho ou os autores da música: o Manno Goes e o Tuca Fernandes, caso eles não autorizem mais a execução - acho improvável que os autores cheguem neste ponto. Quem sou eu de mandar no que os outros devem ou não fazer?

Quero que Netinho seje reconhecido por ser NETINHO, como antes e não como Netinho - de "Milla".

Nenhum comentário:

Postar um comentário