quarta-feira, 18 de abril de 2012

As redes sociais, mais parecem...

Em 2009, seguindo a tendência de muitos, aderi as redes sociais, Facebook e alguns meses depois, o Twitter, pra continuar interagindo com as pessoas, que a partir de então, também começavam a se transferirem do Orkut, para ambas as redes. Porém, nem todos possuem contas nas que estão sendo a febre do momento.

Mas observando o andamento do Facebook, atualmente, percebo que, a paz de informações que ele tinha, em 2009, já não é mais a mesma. Lógico que quando menos contato, um perfil tenha, mais calmo será a timeline de mensagens.

O que noto, é que o real motio do Facebook e Twitter, de somente facilitar os contatos com amigos, parentes e colegas de colégio ou trabalho, ambas as redes sociais, como também no auge do Orkut, se tornam em: confissionários, salas de auto-ajuda, templos religiosos virtuais, vitrines de vendas de produtos.

As pessoas usam o termo "orkutilização", como se o rede Orkut tenha se globalizado em outras redes. Mas, que culpa tem o Orkut da popularização meteórica dessas duas redes que citei?

Olha, adorava o Facebook logo quando comecei. Eram muitos raros, certos compartilhamentos. Hoje, qualquer informação, já está lá, até recompartilhado.

Mas o que cansa mesmo, são os excessos de mensagens religiosas, bem como as de auto-ajuda. Vez por outra, até conteúdos duvidosos, que nos levam a enteder que se referem à pornografia, isto quando não é totalmente explícito.

Não me refiro, ao que o usuário escreve em sua timeline, quando é algo pessoal, mas sim, aquelas imagens com frases, textos, até com certo teores críticos, as vezes até nos chegam em bom momento para uma reflexão, mas mesmo assim, não deixa de ser importunuo.

Nada contra quem compartilhe essas mensagem. Mas por favor, vamos moderar e compartilhar, somente o que for essencial?! No início, até foi legal. Mas com o passar dos dias, fica cansativo, porque acaba tudo se repetindo.

Mas pra quem não sabe, o usuário pode selecionar as pessoas que poderão visualizar suas mensagens. A questão é: será que todos sabem deste detalhe? Não cito aqui, a mensagem direta, e sim, a timeline principal do Facebook. Por isso que é sempre bom também, agrupar as pessoas. Quando tenho que falar algo restrito, eu simplesmente seleciono o amigo e falo. Como não tenho nada que temer ou me esconder, não vejo problema algum em que todos leiam.

E isso, sem contar com a insistência de convites para os aplicativos do tipo "alguma coisa ville", "calendário", etc... Já tentei bloquear alguns desses aplicativos, mas parece que não está barrando nada.

Será que nos países mais desenvolvidos, a cultura nas redes sociais, é da mesma forma que no Brasil?

E uma parte da culpa deste crescimento nessas duas redes sociais, foram por causa de artistas famosos, nacionais e internacionais, que aderiram à esseas redes, e os fãs, para ter um contato mais direto ao seu ídolo, entraram nesta onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário