quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trilha da novela "Avenida Brasil", é bem eclética

Há quase 20 anos, coleciono trilhas sonoras das telenovelas e minisséries da Rede Globo, até pra deixar como recordação, as novelas que algum dia, assisti.

E sempre que uma novela nova começa, a primeira coisa que me chama atenção, é saber quam serão os cantores, nacionais e internacionais que participarão de determinada trilha de novela.

As vezes, acontece que, antecipadamente, tomar conhecimento antes que a novela comece de vez, mas acho que a não divulgam mais, até para não perder a curiosidade dos amantes deste tipo de trilhas.

Estava vendo o 8º capítulo de "Avenida Brasil", e me surpreendi com uma canção de Maria Rita na trilha. Não que ela seja uma cantora rara em trilhas de novelas, mas realmente, não tem muitas músicas em novelas, não. Até tinha umas suspeitas de que alguma outra canção do seu CD "ELO", poderia ser tema desta novela atual das 21h. Apostava em, "Conceição dos Coqueiros".

Mas eis que a surpresa foi uma canção do seu CD de 2003, o mesmo que contém o tema de abertura de "Senhora do Destino": "Encontros e Despedidas". A canção que entrou na trilha da novela "Avenida Brasil", é "Cupido", autoria de Cláudio Lins - filho de Ivan Lins e Lucinha Lins.

O que acho mais interessante numa novela nova, quando começa, é sempre saber quem está na trilha sonora. Por isso, acabei me tornando noveleiro.  Gosto de ser surpreendido, e a trilha sonora de "Avenida Brasil", há tempos não me instigava.

A trilha, pelo que já andei percebendo, está bem eclética. Além de Maria Rita, tem também outros noema consagrados como José Augusto, Seu Jorge, Sérgio Mendes, Rita Lee, Michel Teló, Aviões do Forró, Belo, dentre outros.

A canção "Cupido", faz com que Maria Rita "retorne no tempo", já que é uma canção do seu 1º disco, quando ela já tem 4 álbuns lançados. O mais novo, é o "ELO", que traz a canção de abertura da novela, "Insensato Coração", do ano de 2011, "Coração em Desalinho".

Na hora que começou a tocar a música de Maria Rita, estava tomando água, da garrafa que peguei durante o seu show "Viva Elis", que os organizadores distribuiram.

Então, vou aproveitar o momento, até pra fazer uma playlist, com canções da Maria Rita, que foram temas de novelas.

01. Tristesse, dueto com Milton Nascimento - "A Casa das Sete Mulheres" (2003)
02. Encontros e Despedidas - "Senhora do Destino" (2004/2005) - CD Maria Rita 2003
03. Feliz - "Belíssima" (2005/2006) - CD Segundo
04. Caminho das Águas - "Amazônia - De Galvêz à Chico Mendes" (2007) - CD Segundo
05. Tá Perdoado - "Duas Caras" (2007/2008) - CD Samba Meu
06. Tonta, Inquieta e Encantada - "Tempos Modernos" (2010) - direto para a trilha da novela.
07. Coração em Desalinho - "Insensato Coração" (2011) - CD Elo
08. Cupido - "Avenida Brasil" (2012) - CD Maria Rita 2003

Há quem não goste de quê algum artista, esteja na trilha sonora de novelas. Mas se como dizem, a qualidade das trilhas sonora das novelas da Rede Globo, está caindo, com canções e artista cada vez mais populares, deve-se ao crescimento da tal, CLASSE C, isto é, o povo gosta deste tipo de artistas mais populares.

E a presença da banda Aviões do Forró, pela 2ª vez, com canção em novelas, é a prova de quê tem espaço para todos. Não gosto deles e de nenhuma outra banda de forró, mas acho que eles também tem o direito de ter seus trabalhos expostos nas novelas, como qualquer outro artista musical, tanto do brasil como de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário