quinta-feira, 24 de outubro de 2013

10 anos

Soube ontem, que um primo meu, que é militar, pediu baixa na corporação e desistiu de continuar a carreira. E para ser sincero, também faria o mesmo que ele fez, se me encontrasse numa situação similar.

Há 10 anos atrás - fará em novembro - fui ao Rio de Janeiro, com sua mãe, para sua formatura. Na verdade, fui, além de companhia, também de enxerido. Só sou primo dele, não irmão. Mas ele morou 3 anos em minha casa, por sérios conflitos que havia na casa dele, o que não vem ao caso descrever aqui.

Em janeiro de 2003, no dia de sua partida para seu longo curso que faria no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, no aeroporto de Fortaleza, naquela madrugada, fiz um comentário: "A família começa a ser separada", enquanto muitos emocionados, inclusive eu, assistíamos a decolagem do seu avião, que rumou para São Paulo, onde fez conexão para o Rio de Janeiro.

A hora em que aquele voo foi chamado, subiu um nó na nossa garganta, e ele teve que ser praticamente "empurrado" para a sala de embarque, porque ele travou nos braços da mãe.

A partir de então, começava uma luta contra a solidão. A família no Ceará, e ele, sozinho no Rio de Janeiro, onde chegou ao ponto de querer desistir do curso, mas venceu aquela etapa.

Após formado, voltou ao Ceará, passou uns dias, mas foi-se embora para a região do Amazonas, onde ficaria seus primeiros 4 anos, de trabalho. Depois, mudou-se para a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, onde casou-se e teve um filho.

Quando tirava férias, viajava para Fortaleza, rever a família, e com justiça.

No início deste ano de 2013, o reencontrei depois de 9 anos sem vê-lo e conheci seu filho. É que naquela época, acabou rolando um certo estresse entre meu primo, minha tia e eu, o que resolvi me manter afastado deles. Como meu primo, então, já partiria para Manaus, ficaria distante, já resolvia parte das coisas.

Só que 10 anos depois, as saudades gritaram no coração dele, e de volta ao Rio de Janeiro, onde tudo começou, ele encerra a carreira de militar.

Muito pelo contrário de ter fracassado, na verdade, ele foi vitorioso. Ficar 10 anos longe da mãe, dos irmãos, e a cada noite, as saudades aumenta, alguma coisa deve ser sacrificada.

Em 10 anos, ele já fez e conquistou muita coisa, como experiência e concretizações. Tudo é válido. Agora é uma nova etapa na vida.

Com a informação que recebi de que ele está voltando pra casa, em definitivo, fico com coração mais aliviado que ele sairá daquela cidade, que é uma verdadeira praça de guerra, um estopim de pólvora maquiada de maravilhosa, e voltar para perto de sua família.

Volte com cabeça erguida, porque a maior riqueza da sua vida, está na cidade de Maranguape, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário