quarta-feira, 8 de julho de 2009

Frio ou calor?

... Depende do ponto de vista da pessoa.

Com a chegada da estação invernosa, Pernambuco, no momento, está numa fase de chuvas. Deferentemente do período no estado do Ceará, que é entre fevereiro à junho, aqui começa de maio à agosto. Mesmo com 3 anos morando em Carpina, ainda não me acostumei, psicologicamente, com esta mudança de temperaturas.

Mesmo em dias de sol, o vento é meio frio. A temperatura vária entre 22º à 27ºC. Para quem é de Fortaleza, acostumado com um clima de 25º à 31º, muitas vezes, tendo uma sensação de está mais quente por lá, posso dizer que aqui, é frio.

Sabe porque que falo que este momento, é um período frio? Porque dá para se perceber pela temperatura da água que sai da torneira. Ainda bem que faz quase 2 anos que colocamos chueiro elétrico aqui, porque senão, estava frito, como me aconteceu em julho de 2007: peguei uma gripe boa, por conta de tomar banho com água extremamente fria, de deixar as unhas dos dedos roxos.

Lá no Ceará, só sentia frio mesmo, de ter que usar casaco, quando íamos para a serra de Guaramiranga. Não tinha uma vez que fosse tomar um banho de piscina, ficasse roxo. Numa dessas vezes, peguei uma hiportemia, de tão frio eu fiquei, que mesmo tomando banho quente, usando roupas de frios, coberto com um monte de lençóis e ainda ao lado de duas luzes incandescentes para ver se esquentava mais, foi difícil fazer minha temperatura subir, mas voltou ao normal.

É mais ou menos esta temperatura que faz em Carpina, que fica "x" metros acima do nível do mar. Tem horas que me faz lembrar Guaramiranga, que é serra.

Mas 25º, é frio ou calor? Aí é que vem uma dúvida. Depende do ponto de vista da pessoa.

Pra mim, é um clima frio-agradável. A pessoa pode achar que o frio aqui é congelante. Mas de certa forma, chega a ser sim. Sinto pelas dores nos meus dedos das mãos desde o 1º ano, em 2006. Nunca antes, nem mesmo lá em Guaramiranga, tenho sentido este latajar nos dedos.

Em outubro de 2004, teve uma semana que vim à cidade de Paudalho, vizinha de Carpina, para conhecer uns amigos que são de São Paulo. O clima então, pra mim, era de frio, mas como era época de queimadas da cana, não foi tanto assim. Me chamou muita atenção foi em ver alguém, sentado na varanda da casa, usando um ventilador, e esta pessoa me falou que estva com calor.

A casa onde fiquei, é construída em terreno inclinado. Tem uma visão maravilhosa de morros no horizonte e muito bem entilada, apesar de ser uma casa minúscula.

E pra falar a verdade, quem é mais ao sul do Brasil, estão acostumados com determinadas temperaturas climáticas. Por exemplo, pessoas de São Paulo, chegam a me zoar, porque me "empacoto" todo, numa temperatura de 24º, por exemplo, enquanto eles estão praticamente tirando a roupa.

São Paulo tem um clima normal de 20º, como no Rio de Janeiro, onde estive em novembro de 2003. Mas o clima no RJ, é motivado por conta das montanhas que rodeiam a cidade e de grande quantidade de água, devido ao mar. Mas em compensação, no verão, o calor explode lá por volta dos 40º.

Portanto, aqui sente-se sim, o inverno. Para quem vier mais ao norte brasileiro, como lá de Fortaleza, vão perceber este frio. Mas quem vier de São Paulo, por exemplo, 25º não é nada. Para eles, isso já é calor, mas para quem é de Fortaleza, isso já é.

Mas, e lá em Fortaleza mesmo, não há frio em épocas de chuvas?

Frio como sinto em Carpina, não. Pode até reduzir o calor, mas mesmo em períodos chuvosos, a temperatura de lá sempre permanece no mesmo nível, em média da máxima de 29º à 31ºC, e a média da mínima fica entre 24º à 26ºC.

Em Fortaleza, neste mesmo período, também não é de costume que se use chuveiro elétrico. Só usa, quem gosta de tomar um banho morno, pois isso é praticamente artigo de luxo, e pra mim, lá acho até desnecessário e sai até caro, na conta de energia. Já possuímos chuveiro elétrico em Fortaleza, mas meu pai acabou desativando-o. A água não esfria muito como aqui em Pernambuco. Já lá na serra, aí se comprara daqui.

Sou de terra quente, e cada vez vou viajando mais ao sul, tudo pra mim vai ficando mais frio. Minha espessura corporal também ajuda a sentir frio muito rápido. Apesar de magro, não tenho nada de ruim com minha saúde. A única recomendação que recebi foi procurar uma academia, mas aí, já pegou no meu ponto fraco: sempre fugia de aulas de educação física, vivia pedindo atestado médico para me safar das aulas, nunca me interessei em entrar em academia, mas faço qualquer pessoa se cansar numa caminhada de mais de 2km. Não obtenho vantagem nenhuma quando sou obrigado a fazer algo e agradar os outros.

Caminhar, andar, é uma coisa que não tenho preguiça. Pés e pernas foram feitas para serem usadas, e não pra ficar auxiliando no senta-levanta. Me dá uma raiva sempre que venho com um grupo de pessoas reclamando, depois de um show de trio, ao retornar ao ponto onde deixamos o carro. Mas isso é outra história.

Enquanto não volto para visitar minha terra-quente, o jeito é se agasalhar e não pegar outro resfriado, e ir para o Fortal gripado, isso é que é ser fã de Netinho mesmo.

OBS: Não estou relacionando com temperaturas climáticas de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário