sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meu 5º carnaval de Pernambuco

Pelo 5º ano consecutivo, passo o período de carnaval em Pernambuco. Mas só no 1º, em 2005, foi quando que sai pra ver a movimentação do carnaval de Recife e região.

Na época, vim fazer companhia à um senhor que veio de SP, só pra que ele não ficasse sozinho, desde que toda sua família é de lá, e esta seria a 1ª vez que ele tambe´m passava um carnaval longe de sua cidade. Mas este é um outro conto.

O carnaval de 2005, foi a minha 2ª viagem à Recife, mas precisamente para Paudalho, que é interior, dentro de um intervalo de pouco mais de 3 meses. Foi uma oportunidade dever o que tinha de diferente do carnaval de Fortaleza. E olhe, nem se comprara, apesar que simpatizo mais com o carnaval de Salvador.

Só que no de Pernambuco, me surpreendeu de ver nas estradas, nas ruas das cidades, gente disfarçada, que eu nem sabía como se chamava: o maracatu, dentre outras coisas que só vindo aqui pra saber.

No domingo de carnaval, dia 5 de fevereiro de 2005, tentamos visitar Olinda, mas foi impossível. O acesso estava fechado e um congestionamento que nos fez tomar outro rumo. Acabamos indo parar na Praia de Maria Farinha. Foi assim que conheci aquele paraíso de Paulista. Mas antes de ir à esta Praia, tentamos outra tentativa frustrada: em ir conhecer a Ilha de Itamaracá, que deixamos pra visitar no dia 8 de fevereiro.

O que me mais chemou atenção a partir daquele carnaval, foi o modo de como os Pernambucanos comemoram o carnaval, muito difernete lá do Ceará, que no máximo, as pessoas correm para a Praia e recentemente fazem desfiles na AV. Domingos Olimpio, mas nada que chame atenção.

No ano seguinte, em 2006, estava no processo de mudança entre o Fortaleza e Carpina. Não deu muito pra ir andar pelas cidades, pois ainda estava muito preocupado com algumas coisas, do tipo, minha adaptação.

Em 2007, 2008 e 2009, fiquei mais recluso em casa, como sempre. Só que este ano, quero dá uma volta, pra ver a movimentação carnavalesca pernambucana. Quero poder sentir o carnaval, mas longe da folia, porque não gosto de multidão.

Estamos há 4 anos morando em Pernambuco, mas em 2010, é o meu 5º carnaval por aqui, o 4º do meu pai e o 3º da minha mãe, pois ano passado, ela foi para Fortaleza.

Eu falei acima que não gosto de multidão, mas num carnaval aí, eu quero ver como é lá em Salvador e enfrentar aquela caminhada. Eu vejo aquele mar de gente acompanhando pela Internet e acho tudo aquilo lá uma loucura de gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário