segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Isto é o meu Brasil (crítica)

Fiquei chocado com a reportagem no Jornal Nacional, onde mostraram pessoas que estavam desviando os donativos doados para as vítimas do desastre ocorrido mês passado na região de Blumenau e Itajaí, em Santa Catarina. Pareciam que estavam fazendo uma feira comum. Até policiais do exército estavam desviando calçados e levando para sí...

Gente, podem ter certeza, que após o país e o mundo verem aquelas imagens no noticiário, o povo não vai mais doar nada. Agora que se lixem as campanhas beneficientes.

Não doei nada, assumo. Infelizmente não o fiz, por não confiar. Não doei dinheiro, não doei cobertor, calçado, alimentos não-perecíveis, entre outros. Não doei, não porque já tem gente doando demais, pois eu poderia ter sido uma daquelas vítimas, e não estou iisento de um dia sofrer com isso e talvez precisar de doações. Que o destino não me faça ter esta experiência. Não doei, porque não confio se realmente iriam usar minhas doações adequadamente.

Agora aí está,. mais uma amostra que o Brasil é falso, e que o povo aprendeu a ser corrupto com os políticos. O brasileiro só quer as coisas de mão beijada, não lutam, não suam, por mais que reclamem que trabalham feito burros de cargas, mas o povo é realmente interesseiro. Querem luxo sem ter pisado no lixo.

Desde criança, escuto que eu seria o futuro deste país: Que eu posso mudar, que posso isso, aquilo e tal. Mas também, desde criança, vejo muita coisa ruim e isso acaba fazendo parte da minha vida, mesmo me acompanhando sem querer. Como as crianças de hoje podem melhorar o Brasil de amanhã, se vêem seus pais tendo certas atitudes, que ao invés de ajudar ao próximo, de dividir, de ceder um lugar e muitas outras ações que não me atreverei a citar, se irão repetir tudo que seus pais fazem. E assim, sucessivamente.

O povo brasileiro mostrou que é solidário, mas ao mesmo tempo, ele também é falso e oportunista. Fazem tudo por dinheiro ou fama.

Não acredito que o Brasil mudará. Vão mudando os governantes. Vão mudando as gerações, as nações, o diabo aqüato... mas dificilmente, mudará esta cultura de sermos corruptos. Gastem o que for com campanhas publicitárias, contra a corrupção, a robalheira, com pedidos solidários... Gastem. Quero queimar a língua, travar os dedos, depois que escrito este texto, mas não creio que o brasileiro, não mudará de forma alguma.

Se até quem é ou se dizem evangélicos, são golpistas, imaginem um ateu.

Também não sou um santo. Também tenho os meus interesses, minhas ambições. Mas se aproveitar em possuir algo, como estavam fazendo com as doações para as vítimas lá em Santa Catarina, aí meu filho, a história complica.

Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário