sábado, 1 de outubro de 2011

Rock In Rio 2011

Não estou frequentnado a cidade do rock, lá na cidade do Rio de Janeiro. Porém, tenho acompanhado alguns shows pela transmissão do Canal Multishow (42) - pela Sky.

Mas ontem, no 5º dia de show, vi um parte do show de Marcelo D2 e acompanhei os shows do Jota Quest e Ivete Sangalo, na íntegra. Até estava pensando em ver o show da Shakira, mas o sono falou mais alto e desisti de ver.

Me chamou muita atenção, o show da Ivete Sangalo, por um motivo: ela não é cantora de rock, assim como Cláudia Leitte. Mas a acietação do público entre elas foram opostas.

Enquanto sobraram vaias para Cláudia Leitte, como está noticiado aí pela internet e em vídeos publicados no Yutube, sobraram aplausos e saudações para a Ivete, e merecidamente.

Não acompanhei o show de Cláudia Leitte, por vacilo meu mesmo. Mas vi o da Iete. Deixei de ver a novela "Fina Estampa" - sabia que nem me fez falta - pra ver o show de Ivete Sangalo , no Rock In Rio.

Durante a apresentação da baian, surge no topo dos temas mais comentados do Twitter, a expresão "Senta lá, Cláudia", uma provação dos fãs de uma - ou não somente eles, até que provem ao contrário - para a outra.

De qualquer forma, Cláudia Leitte, uma das principais atrações do Rock In Rio, foi hostilizada, por ela querer imitar Ivete Sangalo, segundo os comentários dos quem não gostam da cantora. É uma guerrinha tão sem pé nem cabeça. As pessoas não tem capacidade mesmo de respeitar os gostos alheios, até porque, não existem cantor ruim: existem são gostos diferentes.

Cláudia Leitte tem a sua forma de se expressar no palco. Ivete tem o dela. Ambas tem o público que elas merecem ter e ninguém é obrigado à gostar de uma por que o povo gosta mais da outra. Nenhuma delas tem obrigação de fazer alguém um de seus "súditos". Acho o fanatismo uma babaquice, e tiro por isso através da religião.

Tanto Cláudia Leitte quanto Ivete Sangalo, são cantoras de axé que se apresentaram num evento de rock. Mas porque uma teve certa rejeitção e a outra não? Sim, se o evento é de rock, axé, MPB não deveira ter sido incluído de maneira alguma. É o mesmo de colocar forró num evento que predomina mais o axé, como as micaretas e o carnaval de Salvador. Não sou de acordo com essas "misturadas" de ritmos, quando o evento é destinado à um só.

Ivete Sangalo, no Rock In Rio, levantou literalmente a galera, como ela sabe muito bem fazer. Não é a toa da grandeza de artista que ela se tornou. Mas Cláudia Leitte não merecia toda esta hostilização, no Rock In Rio.

Há anos atrás, quando Ivete Sangalo estava na Banda Eva, havia certos rumores que que ela seria a nova "Daniela Mercury". Diferentemente dos dias de hoje, naquela época a internet ainda era pra poucos, e a agrassividade do público era mais contida. Hoje não: o povo fala mesmo, e falam se expressam até demais, pros limites do tolerável.

O problema não é se expressar, é ficar repetindo a mesma expressão sempre.

Há um cara no Twitter, responsável por um site destinado as novelas, expressou a sua rejeição contra Ivete Sangalo e ao axé em geral. Um dos comentários foi ao som da música "EVA", que ao ouvir a música, golfava. Pô, se não gosta, porque não ficou vendo a novela, não desligou a TV ou procura um programa do seu agrado. Mas sempre tem que aparecer um pra criar polêmica e aparecer mais do que se deve.

Mas desde o princípio, até mesmo nas edições em Lisboa, ao saber de axé num evento destinado ao rock, achei fora do comum.

Cláudia Leitte, é Cláudia Leitte como Ivete Sangalo, é Ivete Sangalo. cada uma delas tem o seu jeito, o seu talento de fazer shows, como elas tem o seu público conquistado. Público à quem me refiro, não é aquela meia-dúzia de gatos-pingados. Me refiro àqueles fãs de verdade, como sou ao cantor Netinho. Até mesmo, se ele estivesse no Rock In Rio, também não teria minha aprovação, num evento para rock.

Tenho que admitir e concordar com as pessoas que o nome do evneto já diz tudo: "Rock In Rio". Se fosse pra incluir o axé, o nome deveria ser outro, pois até orquestra houve, e orquestra lembra muito música clássica. Se era pra misturar ritmos, então deveria se chamar: "Eclético In Rio".

No mais, a apresentação da Ivete Sangalo, se tivesse sido transmitida ao vivo pela Rede Globo, a emissora teria tido mais de 60% de audiência, porque no Twitter e Facebook, não se falou noutra coisa, durante o show dela.

Mas o que será na Cidade do Rock, ao término do Rock In Rio? Poderiam usar o local para outros eventos distintos, como lá em Fortaleza, que poderiam usar a Cidade Fortal, não só para o Fortal, e sim para vários outros eventos, pois espaço, ambos os terrenos tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário