quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sonho com o Ferrorama

Recebi um e-mail de remetente desconhecido, me informando sobre a volta do Ferrorama clássico em 2011. No caso, seria o primeiro exemplar da 1ª coleção, que vai dos modelos XP-100 ao 500.

Bom, há 16 anos atrás, ganhava o meu 2º Ferrorama, o SL-5000, aquele com dois trens, na edição original - porque houve uma edição especial Beto Carreiro - e naquela época, queria fehcar aquela coleção dos SL, achando que o Ferrorama nunca iria deixar de ser fabricado. Fui confiar nisso e não aproveitei os outros exemplares que ainda estavam sendo vendidos nas lojas, nem que eu repetisse um mesmo modelo.

De uma hora pra outra, o Ferrorama sumiu das lojas e nunca mais se falaram neles. Apareceram foram esses trenzinhos muito dos michurucas, que nem chegam aos pés do Ferrorama. O único brinquedo que concorre com o Ferrorama no mesmo nível, são os trens-elétricos da Frateshi, por exemplo, porém, nunca tive nenhum deles e nem sequer comecei a minha coleção.

Há dois dias atrás, tive um sonho com Ferrorama. Mais um dos mesmos. Chego numa loja e me deparo com várias caixas de Ferroramas, como antigamente. As vezes acho tão real, e sempre nas Lojas Americanas. Afinal, era numa dessas sedes que fantasiava com eles. Mesmo tendo um, o XP-1400, sempre pedia para meus pais comprarem.

Se não me engano, houve 3 coleções de Ferrorama, sendo que cada um tivessem 5 edições por coleção. Com excessão do SL, a última coleção lançada na década de 1990, que contou com somente 4. Começou na década de 1970 e acabou na década de 1990.

E depois de ter ganho o meu SL-5000, em outubro de 1995, quis partir para comprar o SL-4000, mas não cheguei à tempo.

Sabe o que achei: que no ano 2000, viria numa nova coleção do Ferrorama, com novos trens, mas seguindo o mesmo estilo clásssico dos trilhos, porém, com algumas novidades, como, redutores de velocidade para elétricos, novos trilhos, inclução de estações, passarelas, como na versão japonesa. Só que infelizmente, o Ferrorama saiu de ciruculção e se tornou peça para colecionador. Fora o Ferrorama, só os trens da Frateshi é que agradaria.

Porém, neste caso, uma só caixa na versão completa, seria muito pouco, mas dava pra quebrar um galho. O problema seria onde montar, caso chegasse num número grande de coleções, pois não tenho espaço para montar - reproduzir - um percurso real. O Ferrorama também poderia dá certo, mas teria que fazer algumas adaptações.

Espero sim, que a "Estrela" relancem o Ferrorama clássico. Ou em forma comemorativa ou em forma definitiva. Mas 5 mil exemplares é muito pouco para um país como o Brasil.

Agora, clicar no link do e-mail que recebi.... Me perdoe, mas não clico nem nos links de e-mails conhecidos, por segurança.

Preciso é trocar o motor do meu elétrico, que pifou. Só acende as luzes, e trocar as peças das duas Maria-fumaças. Sim, tenho 2 Ferroramas, e três trens. Só o carvoeiro do XP-1400 que quebrou o engate com a Maria-Fumaça. Bom, neste caso, complementava com o vagão de pasageiros num outro trem, como deixava a Maria-Fumaça como reserva, kkk.... um reboque de socorro.

Mas enfim. O mês de outubro passou, e o dia das crianças também, e nada de exemplar comemorativo do Ferrorama, em 2011. Espero que não fique restrito somente ao sudeste, e que não fique só com esta edição. Eu sonho é com a volta total do Ferrorama, com todas as edições.

Meu primeiro Ferrorama foi em agosto de 1985. Porém, a embalagem já era.


O segundo, em outubro de 1995.



Será que antes do natal, o clássico Ferrorama voltará, ou será mais uma promessa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário