sábado, 28 de julho de 2012

A Van Besta

Para um bom entendedor, sabem muito bem o que é uma Van: um veículo utilitário, que parece um pequeno micro-ônibus de no máximo 16 lugares, que é muito utilizado em transportes turístico, escolar, alternativo ou em grandes eventos musicais e em set's de gravações de cinemas e novelas.

O termo Van, teve origem da palavra em inglês "Caravan" - que é também um nome de um modelo de carro da rede Chevrolet - que originalmente designava-se às carruagens cobertas de tecidos no período do Velho Oeste [Fonte Wikpédia], mas que atualmente é designado aos veículos como Topics, Towners, Sprints, Kombis, Bestas, dentre outros veículos similares de muitas marcas espalhadas pelo planeta.

Resolvi comentar sobre este tema, pois li no Facebook de um conhecido, que ele não aceita o termo Besta para uma Van. Ou seja, inverteu as coisas.

Existem sim, uma van de nome "Besta", da marca Kia, e algum tempo atrás, pelo menos, lá no Ceará, nós utilizávamos o termo, como referência à este tipo de veículo. Era muito raro utilizarmos a denominação "van". E por muito tempo, nós chamávamos as vans de "besta", indepednente do modelo.

Depois, com o surgimento dos transportes alternativos, já chamávamos de "topics", independente do modelo que se era usado. Até mesmo, um simples micro-ônibus, era "topic", numa forma geral, como referência. Até "Kombis", que é a van pioneira no Brasil, acabou sendo apelidada com o nome do concorrente da Wolkswagen.

Portanto, se chamarem uma "van" de: Besta, Topic, Sprinter, Kombi, etc., será tudo a mesma coisa, mesmo lhes dando o nome errado para um veículo errado. "Van", é como esses modelos de veículos são conhecidos no país.

Kia Besta
Uma "Besta" será sempre uma van. Porém "van", não é o nome correto do veículo. E não está errado se alguém falar: "Vou pegar uma "besta"".

Errado é alguém ignorar que exista um veículo, "VAN", realmente chamado "Besta", e depois que alguém o alerta que a forma que ele tenha criticado, não está errada, ao invés de aprender, se faz de desentendido. Se você não conhece bem carros, o melhor é não comentar o assunto que não tenha conhecimento, e chamar "Chevete" de "Fusca".

Alguns vários modelos de vans:

Wolkswagen Kombi.

Renault Kangoo.

Mercedes-Benz Sprinter.

Conheçam mais sobre os vários modelos de vans. Na internet existe como pesquisá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário