terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Reporter desinformado, comete gafe em sua matéria publicada no site G1, em Sergipe.

Favor, alguém avisar ao repórter, Fredson Navarro, do G1/SE, que há alguns erros no seguinte trecho da matéria:

"Entre os hits mais tocados de Netinho pelos artistas foram ‘Milla’, ‘Pra te ter aqui’, ‘Você é linda’, ‘Clareou’, 'Menina', 'Dona Varanda' e ‘Fim de semana’".

Por mais que Netinho tenha gravado oficialmente em seus discos, os mega sucessos "Milla" e "Pra Te Ter Aqui", elas sempre serão canções do Jammil, aceitem ou não. Antes de Netinho gravá-las, já escutava-as nas rádios com o antigo "Jheremias Não Bate Corner", que teve que adotar ao novo nome, parte de um verso de "Milla": mil e uma noites. Porém, ambas fizeram mais sucesso na voz de Netinho.



O mesmo vale para "Você é Linda" (Caetano Veloso), que nem sequer faz parte do repertório de sua discografia. Ela, além de ter sido gravada num CD especial, com canções de Caetano Veloso: o CD é, "Alguém cantando Caetano", além de ter entrado na trilha de "Malhação" - volume 4, em 1997, ela só aparece em alguns CD's de coletânea de Netinho.



"Menina" (Paulinho Nogueira) e "Fim de Semana" (Tenison Del Rey / Paulo Vascon), esta segunda que antes já tinha sido gravada pela banda"Os Faróis Acesos", também são regravações, já são mais consagradas na voz de Netinho do quê com seus intérpretes anteriores.

Muito surpreso fiquei ao saber que algum cantor, durante o Pré-caju, tenha cantado "Clareou". Surpreso, porque? "Clareou" fiquei numa dúvida: Ou ele se refere a música homônima do CD lançado em 1999 ou refere-se a "Crença" (Clareia minha mãe, clareia...).

E outra: a música "Clareou" nem sequer chegou a tocar nas rádios. Só mesmo quem possui o CD é quem conhece a música. Já o grande público, não.

O que na verdade me chamou mais atenção nesta matéria, foi a desinformação de um dos grandes sucessos de Netinho, desde os tempos de Banda Beijo.

Como é que, um jornalista, na dúvida de uma das canções, não ir procurar fontes para se certificar que não irá publicar informação errada? "Dona Varanda"? De onde foi que o repórter tirou isso?

Para quem conhece a discografia de Netinho, lógico que entendeu que se trata de "Estrela Primeira (Amor, Eu Fico)". Mas quem não conhece, acha que existe sim, uma canção chamada de "Dona Varanda".

... Mas cá pra nós, desde quando comecei a ouvir "Estrela Primeira", lá entre 1992 e 1993 até quando li a letra dela pela 1ª vez, no CD ao vivo, que comprei em novembro de 1996, eu realmente entendia no refrão:

"Dona varanda
Amor...

Foi a partir de então que fiz as devidas correções. E o correto é: "Tô na varanda / Amor...".


Estrela Primeira (Amor Eu Fico)
(Jauperi | Pierre Onassis)

Reluz do meu ser
A fonte mais pura do viver
Será que é ilusão
As batidas do meu coração
Pairando no ar
Toda sapiência de um ser
Oh, meu bem não vá
Pois no meu eu está você

Amor eu fico
Nesse balanço você baila comigo
Amor, eu fico

Custei te encontrar
Estrela primeira do meu céu
Princesa tu és
Revela o teu rosto, tira o véu

Custei te encontrar
Num despertar puro e encantador
Te espero amanhã
Te encontro lá em São Salvador

Amor, eu fico
Nesse balanço você baila comigo

Tô na varanda, amor
Me pega nos braços
Me leva pra cama que eu vou


*Música presente nos CD's:
"Banda Beijo - Axé Music" - 1992, e no ao vivo de 1998, com Gilmelândia.
"Netinho - ao vivo" - 1996.
"Netinho: Por Inteiro - ao vivo", CD e DVD - 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário