sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cama de gato real

Há momentos que comparo o enredo da novela "Cama de Gato", com alguns casos reais.


Um resumo do enredo da novela:

Um rico de famoso empresário de uma rede de perfumaria, um ex-pobre que venceu na vida, esqueceu de sua humildade e se tornou num homem arrogantes, até mesmo com seus familiares e com seu melhor amigo de infância e sócio. Numa brincadeira de mal-gosto deste seu amigo, em lhe dar um susto para ver se ele acordava para a realidade, simula um sequestro com a ajuda do irmão deste empresário, como a de sua noiva.

O irmão, mesmo não aprovando, concede a tal brincadeira. Já a noiva, uma mulher falsa e interesseira aproveita a deixa para acabar com a vida de seu noivo e herdar toda sua grande fortuna. E durante esta reunião, uma faxineira escuta o plano e tenta avisá-lo, em vão. Ele não lhe dá ouvidos e a demite junto com sua amiga.

A "brincadeira" é executada no meio de uma festa, mas foge do controle quando o empresário está em cativeiro. O empresário acha que seu melhor amigo, é o vilão desta história, e numa tentativa de fuga dos supostos comparsas e numa tentativa frustrada de resgate desta amigo, o empresário se acidenta e é dado como morto, mesmo estando vivo.

Quando ele recupera a consciência, após ter sido acudido por um nativo da região, o empresário percebe que está todo maltrapilho e passando fome, tendo que comer resto de comida jogado no lixo. Além de todo este sofrimento, ainda é perseguido pelos bandidos.

Ao chegar numa cidade grande, se oferece como ajudante de carregador, em troca de dinheiro para comer e retornar ao Rio de Janeiro, sem saber que o mesmo está sendo acusando de assassinato pela polícia da sua cidade. Acaba se tornando cortador de cana, em troca de um prato de comida, daquelas mal-feitas. Após recusar de comer, jogando o prato na parede, ele é retirado do quarto que dorme e apanha.

Tempos depois, num anuncio num telejornal, o responsável pelos cortes das canas o reconhece como sendo a sua "galinha dos ovos de ouro", de se tratar de que aquele homem que ele acabara de surrar, é um homem rico. É novamente preso, mas com ajuda de um trabalhador, consegue ajudá-lo a fugir.

No caminho, arruma uma carona com um acaminhoneiro que leva uma carga de madeira contrabandeada e ser novamente numa "cama de gato", pois não portava nenhum documento. Novamente dá o seu jeitinho e entra em outro caminhão, escondido, mas é avistado. Mas consegue fugir.

Numa outra carona, que ia para o Rio de Janeiro, ele é acusado de tentar violentar uma mulher com filho de colo, por um capanga, que passa a viagem toda de olho nele, até chegar na sua cidade.

No Rio de Janeiro, é expulso por mendigos que não querem estranho nos lugares deles e acaba indo para um abrigo de indigentes, tendo que dividir o mesmo tento com um mendigo que ele humilhou diante À porta de sua empresa, tendo que passar pela mesma experiência enquanto ele o ajudava a catar lixo na rua.

À todo custo, este empresário quer se encontrar com a faxinneira que ele demitiu e pedir desculpas e saber melhor o que ela sabía.

Com o tempo, ele voltou a ser uma pessoa humilde, provisóriamente pobre até o dia que ele reapareceu em público, voltando a sua vida normal. Pediu perdão ao seu irmão, mas não quer conversa com seu amigo, que está com uma doença terminal.

No seu retorno, descoberto pela sua ex-noiva, na noite de Natal, retoma à sua casa e leva consigo, a sua nova namorada com seus filhos e alguns agregados.

E com isso, este empresário também volta a retomar o seu comportamento agressivo aos poucos, tudo por conta das maldades de sua ex-noiva, que ele nunca percebe.


O amigo só queria dá um susto no empresário, pra ver se ele voltava a dar valor a humildade. De fato, o amigo conseguiu com que o empresário refletísse que a vida, não é só ganhar dinheiro e ficar mais rico.

E o resto da história, só vendo a novela das 18h, pra quem é noveleiro. Se não for, não precisa ligar a TV.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Bom, vejo que parte com que aconteceu com o personagem principal da novela, aconteceram com pessoas em vida real.

Grandes empresários, no auge de suas carreiras, se esquecem um pouco de sua vida pessoal e só viem para o trabalho, com aquela ganância de ganhar mais. Nem enxergam seus próprios erros, mesmo tendo alguém para alertá-los. Brigam até com esta pessoa e acabam ficando sozinhas.

Aí, quando elas se veem que não estão felizes, param para refletri sobre sua vida, mesmo tendo que abidicar de tudo e sumir de todos. Tentar voltar a ser gente e deixar de ser uma máquina de fazer dinheiro.

Alguns tendem à retornar para seus afazeres, pouco tempo depois de uma parada, outros, alguns anos depois. Há aqueles que nem retornam, porque não há mais condições psicológicas.

Aos que retornam, tem que praticamente recomeçar, algumas vezes de onde parou, noutras à partir do zero. Com o tempo, vão retomando a sua rotina, mas tendo todo o cuidado para não chegar naquele mesmo ponto que um dia, lhe fez parar com tudo, pois numa segunda vez, talvez não tenha volta ou a mesma recepção dos cliente antigos e nunca conseguir a atenção dos novos clientes.

Mas uma coisa é certa: se quiser retomar os clientes antigos ou conquistar novos clientes, este empresário deve ser bem atencioso com todos, dos mais íntimos até aos mais afastados. Há aqueles que se tem mais contatos, há aqueles com menos, mas nem por isso o tratamento tem que ser diferente entre ambos, porque se for, aquele que tem menos contato terá uma impresão de desatenção e aos poucos, se afastará e deixará de comprar naquela empresa.

Hoje mesmo, tive uma experiência real. Agora, o responsável que faz os produtos que vende, terá um prejuízo, por ele ter mudado a fórmula dos seus protos, sem ao menos fazer um teste para ver se o mesmo material alterado não afetará nos materiais de outras empresas que necessitam daqueel produto que ele vende.

Eu conheço este empresário. Apesar de sua aparência calma, as vezes, dá um medo dele, onde qualquer erro ou outra situação acontece fora do comum, desconfia de todos seus empregados e colaboradores, chegando a alterar o tom de sua voz ou no conteúdo nos textos, caso for um recado escrito.

Para este empresário que conheço, soube que caíram, e muito, as vendas dos produtos vendidos. Fato ocasionado pela crise econômica mundial entre 2008 e 2009. Agora estou ciente que a qualidade do seu produto caiu, fazedo com que um cliente tivesse todo um material, avaliado em R$ 4 mil, devolvido, por conta da mudança da matéria-prima na fórmula daquele produto vendido.

Noutra que vale observar é: os brindes, sempre são as mesmas coisas. Fora os calendários, não inova com brindes mais atrativos. Só um tal de "Carteirinha do Bom Marido", uma brincadeira sem graça, onde a esposa deve assinar um tremo de compromisso que libera o marido a fazer o que ele bem entende, como: sair com amigos prum bar. Resumindo, chama a esposa de "corna".

E ainda por cima, sua família - ex-mulher, filhos - só o procura para fins financeiros.

Eu que não quero viver assim, ser um grande empresário, mas tratar as pessoas com indiferença. Só tratar com igualdade as que conheço?!

Se eu, me sinto um cara de bunda, quando falo com alguém e não tenho respostas, mesmo vendo que o mesmo responde à outras pessoas que são meus conhecidos, que são mais chegadas, imagine eu ter este comportamento com outras pessoas. Insisitir que me dê atenção, não faço isso, mas murcha um pouco o nosso sentimento. E por mais que algumas realmente não mereçam atenção, não será assim que eu terei a minha felicidade.

São nas pessoas que eu menos dou atenção, que se escondem as grandes soluções da minha vida.

Um comentário:

  1. Pois é, Bruninho! O pior q assim como na novela, algumas pessoas tem direito a uma segunda chance e se deixam levar d novo pela fama e pelo dinheiro...
    Qdo na verdade o sentimento mais importante, q é o amor desinteressado, é deixado d lado...
    é lamentável!
    bjão,

    ResponderExcluir