sábado, 9 de janeiro de 2010

Porque a gente se frustra, quando se empolga?

Sabe porque a gente se frustra demais? Porque a gente se empolga.

Não tem jeito. Eu sei que não adianta se empolgar demais com as coisas, pois tudo pode desandar e acabar não acontecendo nem 100% do que foi projetado, programado, planejado, mas ainda assim, acabo caindo mais uma vez nisso.

Não faço planejamento para viagem, numa empolgação para conhecer um lugar, se na última hora, na hora de arrumar as malas e pegar a estrada, mesmo com as passagens compradas, bate aquela sensação de desÂnimo e uma vontade de desistir ou acontece alguma coisa que faz realmente cancelar tudo, e com isso, perder dinheiro.

Aprendi que quando a gente fica ciente de uma temporada, não é bom se empolgar, mesmo se tivermos certeza de que foi agendado, o mesmo será executado, pois tudo pode acontecer durante este período. O que acontece, por exemplo: de uns 13 episódios, acabou acontecendo somente 1, e o resto, da empolgação, ficou aquele vazío ou se tornando uma dúvida.

Até numa novela, programada para ter uns 200 capítulos, onde toda a produção, elenco e até a emissora estão empolgadas com a história, acabam não empolgando o telespectador, frustanto quem está envolvido com aquela produção que se empolgou com uma história que o público não curtiu. Nesses casos, a emissora manda que a novela seje encurtada, terminando antes do previsto, isso quando não se morrer algum ator - principalmente o protagonista - ou o próprio autor durante a exibição.

Já o efeito contrário acontece quando certas produções tem problemas logo no começo ou quando a história não tem cara de empolgante. Elas fazem sucesso estrondoso e até são espichadas, para poder ter uns ajustes e modificar algo durante sua exibição.

A minissérie "Cinquentinha", pra mim, com tantas mudanças no elenco, tinha tudo para ser um fiasco, mas não. Achei-a bem interessante e gostei do que assisti. Ruim foram praqueles atores que deixaram de atuar nela.

Eu sempre me empolgava no colégio, com cada ano letivo. Entrava com auto estima de que àquele ano, iria passar. Só vinha nota baixa, nota baixa, e mais notas vermelhas. Recuperação no final de ano e muito estresse, até que o desgaste chegou. No final, só tive frustração.

Portanto, sempre que sei de algo, tento agora não me empolgar muito. Se vai ter, massa, legal, ótimo. Vamos sim. Mas chegar à soltar rojões, estoura balão, sair gritanto, vibrar como se fosse uma vitória, até mesmo se ganhar na loteria, não sinto mais esta sensação. Tenho que me controlar, para não me frustrar, com esses alarmes falsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário