terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma luz na escuridão.

Na noite que houve aquele "apagão", no mês passado, eu estava no meio do banho, quando minha vista escureceu de repente. Apesar daquele susto, saí do banheiro sob à luz de vela.

É muito ruim ficar no escuro, mas naquela noite, eu gostei. Sem energia, tudo que temos em casa não serve pra nada. Parece naqueles tempos que o interior era só na base de lamparina e o fogão à lenha. Se tivesse alguma casa com geladeira, esta sería à gás.

Nos dias de hoje, em que não vivemos sem um computador, poder ter ficado com ele desligado, à força naquela noite, e sem TV, me fez pensar como as pessoas de antigamente conseguiam viver sem isso.

Com certeza, naquela época, era certeza as pessoas irem dormir as 18h, 19h. É como se hoje fossem as 23h, 00h. Mas dormindo cedo, com certeza lá pelas 4h da manhã já estvam todos em pé, talvez no batente. Como não tinha, naquela época, o luxo de luz que todos tem o direito hoje, quaisquer aparelho eletrônico ou domestico existente na época, não tinham serventia.

Naquela noite do "apagão", meus pais e eu nos sentamos à mesa na cozinha. Parecia aquelas casas de interior que ainda não tem energia.

Tem horas que eu acho bom quando falta energia por alguns minutos, pra gente 'se desligar de mundo externo.


Hoje, recebi da companhia elétrica de Pernambuco, um comunicado de suspensão de energia para a manhã do próximo domingo, dia 13, para serviços de manutenção. Agora, não sei o que fazer durante essas horas. Bom, mas como mesmo com energia, não se há nada mesmo para assistir na TV, vou ler é um trecho de um livro que estou lendo que já deveria ter acabado há tempos, hehehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário