segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Utilizando o MetrôRec

Nas últimas semanas, tenho andado, pelo menos, duas vezes de metrô: ida e volta.

Se, que o que é que há?

Como não tenho costume de utilizar este tipo de transporte público, é o melhor meio para ir ao centro de Recife. Como é coisa rápida, optamos por deixar o nosso carro num estacionamento seguro, e seguir o resto do percurso, de metrô.

Só em casos expecíficos, vamos de carro ao centro. Mas estacionar num local que cobram mais de R$: 6, por 2 horas, só para começar, é algo que incomoda.

Onde deixamos, custa R$: 2,50. Mais R$: 1,60, no metrô, por pessoa, fica mais cômodo, por não termos que enfrentar os engarrafamentos nos acessos ao Centro, e gastos desperdiçantes com o carro.

Mas hoje, acho que peguei um horário mais lotado.

Lógico que toda lotação, incomoda, inclusive, de trem/metrô. Mas sabe de uma coisa: antes uma lotação no metrô, desde quê não me subtraia nada dos meus bolsos ou me machuque, até encaro, do quê de um ônibus. No trem/metro, pelo menos, se anda. Mas no ônibus, vai depender muito da situação do trânsito, além de uma grande maioria não disponibilzar de climatizadores de ar, como nos trens do metrô.

Há quase 1 mês atrás, caímos numa pegadinha: a linha que utilizamos, até um certo trecho, serve para dois destinos. Deste ponto, há uma bifurcação, onde uma linha vai para a esquerda e a outra, para a direita. E nosso destino, é sempre a linha da direita.

Em cada metrô, há o nome dos destinos... lógico. E até então, não sabia que, em cada volta, cada trem faz o percurso diferente, entre dois destinos. E houve um, na estação central, após realizar sua manobra, não alterou o seu destino, para aquela viagem. Neste caso, este trem já tinha vindo da linha, que segue à direita, ou seja, o nosso destino.

Se não houvesse a audição interna, com as informações de destino, a gente seguiria destino errado, caso não descessemos até a última estação incomum para este ramal. Então, ao constatarmos de que, aquele trem que vinha daquele destino, naquela nova viagem, rota era o outro.

Agora ficamos mais em alerta. Apesar desses pequenos detalhes, parece que já estou pegando o costume, até mesmo, com a mudança do acesso, com a substituição do bilhete eletrônico pelo cartão magnético.

Só confesso que, se deixar, eu percorro todos os percursos do MetroRec, e isso, nem mencionei o trecho de trem à diesel, entre Cajueiro Seco para Cabo ou Curado. Só que os trilhos para o trem à diesel, não são compatíveis com os do metrô. Suas bitolas tem metragem diferentes.

E por falar em trens, faz um tempo que não vejo trens de cargas passando pela cidade onde moro. Antes também ainda tivesse em atividade, os trens de passageiros, até o Terminal Rodoviário de Pernambuco. Isso evitaria de utilizar o carro em muitos momentos. Isto de irmos ao centro, só para comprar embalagens, seria um exemplo.

Não só para Pernambuco, mas que sejam reativadas muitas linhas ferroviárias que já não existem mais, em todo o Brasil, e que os trens mais os veículos rodoviários, se tornem aliados.

Sabe, um dia desses estive pensamdo: porque não fizeram um ramal de metrô, partindo da estação Central e bifurcando em Joana Bezerra, no ramal para Cajueiro Seco? Sim, Construiam-se viadutos, como existem em Coqueiral e assim, seguia-se para Av. Agamenon Magalhães, por túnel, até o terminal de ônibus, em Paulista e daí, em elevado até Igarassú, bifurcando-se também com um suposto ramal pela BR-101 com PE-15, até Cajueiro Seco, também em trecho em elevado.

E haja dinheiro para investir em tudo isso.

Mas esta é uma das salvações para o caótico transito, nas grandes cidades. Lá em São Paulo, o metrô está sempre em ampliação. Um exemplo: no Rio de Janeiro, estão expandindo o metrô, do Leblon para a Barra da Tijuca.

Já em Fortaleza, vão começar as obras para a linha leste, do metrofor, do Centro até o bairro do Edson Queiróz, por túnel, além do ramal de Parangaba para o Mucuripe.

Se já existissem transporte ferroviário de qualidade, com esta configuração que descrevi, em Fortaleza, há 20 anos atrás, teria poupado-me de muitos aborrecimentos de ônibus.

Que os carros parem para o trem passar.

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