quarta-feira, 1 de agosto de 2012

1º de agosto: Volta as aulas e dos congestionamentos

Em muitas cidades do Brasil, hoje é o 1º dia de aula, para o segundo semestre, em boa parte das escolas. Qual o adulto de hoje, que nunca passou por isso?

Mas com a volta as aulas, também volta um grande problema nas ruas: o congestionamentos.

Não tem outra: sempre em períodos de aulas, as ruas ficam mais complicadas que já são, e só desafogam, em preíodos de férias escolares.

Foi o que percebi, ao andar por Fortaleza, este ano, nas duas viagens que fiz.

Em março, notava pela janela do apartamento da minha tia, um grande engarrafamento na rua, durante aquele horário matinal de pico. Mas em julho, o mesmo problema continuava, porém, o congestionamento começava mais tarde e encerrava mais cedo, muito contrário em março.

Acontece o seguinte: uma grande quantidade de alunos, estudam no horário da manhã, até porque, fica mais viável dos pais levá-los ao colégio e de lá, seguir para o trabalho.

Como será que foi hoje, nas grandes cidades? É reclamação para todos os lados.

Antigamente, tudo era mais organizado, pois carros, eram melhores distribuídos. Hoje, as pessoas conseguem comprar um carro, e deixam o transporte coletivo de lado. E um dos motivos, são a falta de segurança, os atrasos, e principalmente, nos pe´riodos de greves.

As cidades de hoje, já não suportam mais esta saturação que se tornou as nossas ruas. As pessoas agora, tem que sair umas 2h antes do início das aulas.

Com certeza, se ainda fosse um estudante, de um colégio normal, e morasse do outro lado da cidade, eu teria pedido transferência, por já está estafado de longas distâncias.

Hoje em dia, não recomendo morar no Antônio Bezerra e estudar próximo ao Parque do Cocó ou lá pela Washington Soares. Se eu, há mais de 10 anos atrás, vivia assim, hoje já não toleraria, nem colocaria meus filhos. É muita pressão, que até pode afetar pscologicamente a pessoa. É muito esgotante, todos os dias, realizar os mesmos percursos.

Enquanto notava aquela mudança, entre o trânsito nas férias e em períodos escolares, ficava imaginando se as escolas fossem retiradas de onde estão e transferidas para um local mais afastados dos principais bairros, porém num bairro progetado específicamente para receber escolas, poderia amenizar o trânsito em algumas regiões.

É como no caso das indústrias. Hoje em dia, as grandes, são construidas em locais mais afastados, e algumas, já começam a mudar de endereço.

Um exemplo: a antiga Finobrasa, lá em Fortaleza, que depois pertenceu a Vincunha, era uma grande indústria, que ficava bem afastada do centro e de algumas residências. Com o passar dos anos, muitas construções surgiram ao redor dela. E atualmente, a fábrica já não existe mais. Não porque faliu, mas o local já não dava mais para ficar alí, e o ponto foi "fechado". O terreno é bastante grande e até pode se construir um bairro novo, dentro. Mas parece que será um shopping center.

Voltando ao assunto, quando se falam em Faculdades ou Universidades, em algumas cidades, possuem campus universitários, instalados em lugares bem específicos, e que nada atrapalham o trânsito das cidades, como as escolas espalhadas.

Um exemplo: o Colégio Batista Santos Dummont, já não tem condições de ficar onde sempre esteve. É praticamente, um ponto isolado de outras escolas. E há muitas escolas assim, que ficam em pontos críticos, como é também o caso do Christus, próximo ao Via Expressa, aquele mesmo, o da polêmica do ENEM 2011.

Gente, instalaram um Arí de Sá, na AV. Duque de Caxias, não sei porque. Nada contra, mas deveria ter, antes de autorizado tudo, avaliado as condições de trânsito, no local.

Na minha opinião, essas escolas deveriam sair de onde estão e irem para mais próximo de um campus universitário.

Já no Colégio 7 de Setembro, do Centro, por conter outros colégios nas proximidades, ao redor, aí sim, as residências que por lá existem, deveriam dar lugar à certos colégios e hoje, como falei, se situam em pontos críticos, que podem travar o trânsito nos desembarques e embarques de alunos.

Aqui em Recife, existem Colégios, que ficam nestas situações críticas. É inevitável não cair num congestionamento.

Em resumo, colégios deveriam ganhar um bairro planejando ou progetado, em pontos específicos nas grandes capitais, para recebê-los, longe do centro dos bairros mais populosos. Na Aldeota, seriam todos concentrados próximo ao Colégio Geo Dunas ou nas proximidades da Unifor..

Acho que fazendo isso, poderiam amenizar um pouco, o caos no trânsito, nas principais vias mais movimentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário