segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fanatismo dos fanáticos

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:

    1. Agressividade excessiva ;
    2. Preconceitos váriados;
    3. Estreiteza mental;
    4. Extrema credulidade quanto há um determinado "sistema"
    5. Ódio;
    6. Sistema subjetivo de valores;
    7. Intenso individualismo;
    8. Demóra excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.

De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol e ídolos da música.

[FONTE: Wikpédia]


Um dia, exerci o fanatismo, e por ser tão fanático por um ídolo da música, não aceitava ouvir críticas para ele, e não criticáva-o, pois para mim, tudo dele era perfeito.

Este blog tem todas as pistas. Alguns ítens, já até deletados, pois não divulgo mais sua agenda nem seus produtos.

É bom ser fã. Mas que seja com uma certa moderação e uma certa distância. Fanatismo, é doença. E só percebe, quem se cura.

2 comentários:

  1. Fanátismo é horrivel, seja por artista ou por qualquer outra pessoa, namorado, marido, amigo, futebol, religião...a pessoa fica numa prisão onde só enxerga a vítima do fanatismo! Não vê defeitos e odeia qualquer pessoa que não pense igual a ela! E fica tão cega a ponto d distorcer até o que lê e o q ouve...
    Fui vítima disso, no seu post onde apenas comentei q não gostei do programa, pq ele falou pouco e tal, e recebi um mte d críticas, ironizando o q eu tinha falado. Imagina se eu tivesse falado mal do cantor em questão! Q absurdo! O povo fica levantando tanto a bandeira d aceitar o q é diferente do tradicional(tatuados, gays, etc) e não aceita nem uma opinião contrária a deles! Não comento mais nada sobre qualquer cantor q seja, meu face é do bem, e não pra ficar sendo criticada por postar uma simples opinião onde não ofendi ninguém! bjão pra vc,

    ResponderExcluir
  2. Jane, não se sinta culpada. Acho que as pessoas tem que aprender a saber interpretar o que é um comentário, o que é uma crítica.

    Não vi seu comentário como uma crítica, e mesmo que fosse, você tem o direito de fazer, mesmo que haja quem não goste. Você não deve se auto-censurar, porque haverá sempre um contraditor as suas palavras.

    O fanatismo doentio, faz com que as pessas fiquem cegas e não aceitam nem sequer, um comentário que vá contra a interpretação dela. Acaba se tornando, um ignorante. Aquele, não tem jeito. Portanto, deixe-o que defendam os ídolos dele, até chegar o dia que a verdade o despertará.

    Aquela página no Facebook, é de minha administração. Portanto, se achar que devo fazer uma crítica ou um elogio, não vou me privar de fazer.

    As críticas, terá quem chiará ao contrário dos elogios. Pensam que não sabem que não entendo: lógico que entendo, pois estava daquele lado. Depois que me desencantei pra valer, passei a ter outra visão. Acordei, como há num post no blog do referente artista. E mesmo enquanto estava do outro lado, notava coisas que me intrigava e não aceitava. Hoje não.

    O fanático que não gostar de ouvir comentários contraditórios contra qualquer ídolo, não entre na conversa. Quem gosta de criar uma polêmica, pra mim, sai perdendo.

    Só quero que fique tranquila e não deixe de também fazer seus comentários, de críticas ou elogios, quando for preciso. Não dê satisfação aos que não gostarem.

    "Deixem o que diga, o que pense, o que falem..."

    ResponderExcluir