terça-feira, 7 de agosto de 2012

Reciclagem de carros

Quem viaja muito, já deve ter notado nos postos rodoviários federais, uma pilha de veículos sucateados por batidas ou abandonos, nos pátios.

Mas a quantidade impressiona. São desde carros mais antigos, até os mais novos e de luxo. Incluem-se os caminhões e motocicletas.

De onde moro até Fortaleza, quando viajo, passo por 11 cancelas - 1 delas, já desativada - e vejo, na maioria, uma pilha de carros apreendidos. Alguns aguardando pelos resgates dos seus proprietários por algum tipo de infração, outros que por alguma razão, há processos judiciais, ou acidentados. E este entulho de latas-velhas, enferrujadas e retorcidas, que ficam expostas ao relento, podem reter águas das chuvas, sendo um possível colaborador para o mosquito da dengue.

Mas assistindo ao "Jornal Nacional", vi uma reportagem que um estado da região sul, começou a reciclar aqueles veículos que jamais voltarão a ser reutilizados, simplesmente, reciclando-os. Não é enviado-os para o programa do Luciano Huck, para que ele reforme os carros. É literalmente transformando-os em pó, para virarem matérias primas para várias espécies de materiais, como parafusos, pregos ou até mesmo, para um futuro automóvel.

Vejam só, como é simples. Espero que esta ideia vingue para todo o Brasil, e acabe de vez, com o lixo visual de carros destroçados que temos que ver, entulhados nos pátios das cancelas de polícia rodoviária federal.

Agora, não é bom que o nosso carro, esteja no meio deles. Então, meus caros colegas de direção, porque a grande maioria, não tomam juízo, e façam o é esperado por todo cundutor: respeito e atenção ao volante. Mas parecem que muitos, tiram a carteira, para se exibirem ou sair pelas grandes avenidas, fazendo pegas.

Eu se paguei para me habilitar como motorista, o fiz para me conduzir. Apesar de ser coisa bem rara, dirigir. Mas fico sempre em prontidão, caso surja uma emergência, estarei pronto. Não dirijo igual alguém que já tem um certo costume. Dirijo na minha maneira, com tranquilidade, sem pressa, como iniciante, apesar de já fazer 10 anos de habilitado. Concentração ao volante, em 1º lugar.

Agora, já imaginou, um motorista, que teve um carro, acidentado, apreendido sem volta, ver o seu carro que comprara com tanto suor, com tanto trabalho, virando pó literalmente, indo para uma reciclagem, porque, o condutor não soube respeitar ou cumprir com seus deveres de motorista, caso não tenha sido vítima, perdeu seu veículo, e de repente, compra um conjunto de pregos, derivado da matéria-prima do seu próprio carro? Fica até cômico.

Dei o maior valor para esta iniciativa de reciclar veículos, que estão inutilizados, para reciclagem. Além de limpar os terrenos que viraram depósitos de sucatas, os mesmo serão reaproveitaos para fabricação de muitos outros produtos destintos, sem agredir o meio ambiente, para a extração de minerais, para que esses produtos ganhem formas e cheguem em nossas mãos.

Quantos parafusos, uma lataria de um ônibus bi-articulado, poderia ser transformado.

Vamos ver se os nossos políticos observarão neste assunto.

Meu pai já teve um Fusca, que acabou indo para um ferro-velho. Foi perda total, por causa de um incêndio. E se existisse o interesse da reciclagem, naquela época, como já há hoje, o mesmo, ao invés de ter virado "casa de gato", sua lataria poderia ser qualquer material, em aço. Ao menos, não ficaríamos por longos anos, tendo que, casualmente, ter que passar de frente ao carro, e visualizar a carcaça queimada, na frente daquele ferro-velho.

Reciclar, também é uma questão de saúde. Mas aí, dizer que produtos reciclados, também podem ser 100% de boa qualidade, já não posso afirmar positivamente. Alguns sacos plásticos, bem como cadernos que usam papéis reciclados, deixam à desejar, pela sua fragilidade.

Saibam mais sobre a reciclagem de carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário