sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mídias de armazenamento

Quando mudei de canal, para assistir a novela "Top Model", no Canal Viva, me deparei com um episódio do seriado Sandy e Jr., em que contou com a participação da atriz Danielle Winits, como uma vilã, que procurava um disquete com uma fórmula secreta.

Não posso resumir o epísódio, pois só peguei a última parte. Quem quiser saber o episódio "Inrtiga Internacional" completa, recomendo a reprise do mesmo, na manhã desta 2ª-feira, no mesmo canal.

Por ser um episódio originalmente gravado e exibido no ano de 1999, várias observações não pode passar despercebidas.

A vilã loira, estava atrás de um disquete. Era, por enquanto, a única mídia de armazenamento de dados, entre os computadores, antes da explosão de gravar tudo em CD.

3 modelos de disquetes. O maior, é o mais antigo.


Como não tinha computador naquele tempo, não posso informar se já havia a prática de gravar em CD, além de ouvir. DVD então, nem existia ainda, só vindo a surgir em 2000.

É porque, fiquei aqui, imaginando se este mesmo episódio de Sandy e Jr. que me refiro, ganhasse um remake nos dias de hoje. Disquete então, nem dava suas caras, se já extiste inúmeras mídias de armazenamento: CD, DVD, Blu-ray de dados, Pen Drives com várias capacidades em gigabytes, Chips e Micro-chips, além de poder armazenar naqueles sites de compartilhamento, quando o mesmo arquivo pode conter uma senha de segurança.

CD-R: a capacidade é de 700 MB de arquivo ou aproximadamente 80 minutos de música.
EX: você pode gravar em média, 200 músicas, entre 3 à 4 minutos. Já gravei algumas discografias de cantores e alguns dele, deu no máximo, 13 CD's em 1 só.

DVD-R: até 4.7 de GB ou 2h de vídeo. Pode-se estender até 10h de vídeo, dependendo do modo de gravação.
EX: O modo de gravação: SP, EP, LP ou SLP, pode variar a quantidade de horas gravadas de vídeo, desde quê este ou esses vídeos não sejam gravados como arquivos.

BD-RE: a capacidade de arquivos gravados, é de 25GB.


Cartões SD e micro-SD, também podem ser utilizados para armazenar vídeos, fotos e músicas.





Bastante utilizados nas máquinas fotograáficas digitais e nos aparelhos celulares.
Pen Drives, são hoje, o nosso xodó. Tem até os estilizados, os temáticos.


Como a tecnologia evoluiu. E hoje, não temos mais desculpas de falta de um disquete para levar um trabalho à outro computador, pois até a internet também já nos facilita, até com o aumento do tamanho do envio de um arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário