segunda-feira, 28 de março de 2011

Os 100 fatos mais marcantes

Estava acompanhando, na tarde deste domingo, a amiga Maria João, lá de Portugal, comentando no Twitter, os seus 100 fatos de sua vida, e acabou me inspirando em fazer o mesmo.

Vou tentar me lembrar aqui de 100 fatos mais marcantes da minha vida, de uma forma breve - espero que abaixo de 140 caractéres - pois vou copiá-los para o Twitter depois.

Então, vamos ao resumo...

01. 1ª vez num show de Netinho, como no dia que estive pela 1ª vez olhando nos seus olhos. Sonho de final de infância, realizado, entre 2006 e 2007.

02. Quando voltávamos da casa de um tio meu, depois de ter feito compras, o nosso Fusca pega fogo, na R. Pe. Anchieta. E dentro, tinha uma TV, novinha. Eu tinha 3 anos.

03. Da minha motoca vermelha. Amava pedalá-la e freá-la, no meio da sala na minha 1ª casa, no Bairro Ellery.

04. No parquinho do Colégio Santa Isabel, tinha aquele brinquedo que roda. Eu queria descer, mas os meninos não paravam. E chorava pra descer. Peguei um certo medo, mas curei.

05. Uma vez, avistei balões cruzando os céus do Bairro Ellery. Me lembro que meu primo Juca estava lá em casa, e viu também.

06. Eu me encantava, sempre que entrava na Finobrasa - fábrica onde meu pai trabalhou do começo até se aposentar.

07. No dia que meu pai chegou na casa do tio Eli, com um carro bem estranho e vermelho. Era um Mustang. O carro chamava atenção de todos os transeuntes.

08. Em um dia do ano de 1988, voltava pra casa, com minha mãe que me pegou no colégio. Dentro do ônibus, me deu vontade de fazer xixí grande. (Esta é uma história que conto depois com detalhes).

09. Comercial das Lojas "Esmeralda": Tinha um medo danado do tal gerente maluco. Começava a chorar, quando começava a propaganda.

10. 1ª vez num show da Xuxa, no estádio Presidente Vargas, no ano de 1988. No final, me assustei com o show pirotécnico.

11. Vi a Xuxa, de perto, porém ela já estava dentro do ônibus, e eu com minha mae, de frente. A Xuxa soltou um beijo pra mim. Impossível esquecer.

12. Entre os anos de 1990 e 1991, foram várias viagens à cidade de Assú, no Rio Grande do Norte. Meu pai acabou ficando 1 ano por lá.

13. Um outro susto com carro: O Mustang, desgovernado, desce um ladeira, bate num pé de magueira e quase cai num abismo. Só não foi pior, porque a árvore segurou.

14. 02.01.1992: Depois de comer carne de porco, na casa do meu tio, passei mal. Dores estomacais muito fortes, que sumiam quando deitava, e voltava quando ficava em pé.

15. Minha prima, que morou  alguns meses conosco, e fiquei bem chateado, porque preferiu, depois das férias de julho de 1993, morar com seu irmão. Não aceitei a tal troca.

16. 01.01.1993, Num bar qualquer lá de Mucunã, ouvi a música "Estrela Primeira" e eu cantando o refrão. só que não sabía que aquele cantor faria parte da minha vida. Meu grande ídolo.

17. Ainda em 1993, tive uma professora de nome Sandra, o que inflenciou de gostar da música homônima, daquele mesmo cantor.

18. "Sandra", "Amar Você Não Doi", são músicas que são nosso temas: minha e da minha prima, Eliane.

20. Pela 1ª vez, ouvia uma música em abertura de novela, cantada pela Xuxa. Era em "Sonho Meu".

21. Em 1994, via as ruas e paisagens de Fortaleza, sendo cenário de uma novela da Rede Globo: "Tropicaliente".

22. "Tropicaliente" também foi a culpada por me fazer conhecer o cantor Netinho, que tinha uma música na trilha sonora.

23. A Copa de 1994, também me ajudou a conhecer ainda mais a música baiana. Dentre todos, Netinho foi quem mais se identificou comigo, apesar de gosta de várias outras bandas.

24. Outubro de 1994, em 1 semana, tive dois sustos numa mesma linha de ônibus: na 1ª vez, indo ao colégio, pela manhã, o ônibus, lotado,  pega fogo...

25. ...1 semana depois, no sentido inverso, meu tio e eu fomos assaltados. Foi agonia em ambos os casos.

26. Fevereiro de 1995, comprava pela 1ª vez, um disco de Netinho. Foi o 1º álbum de muitos. Meu sonho de um dia ficar pelo dele, só aumentava.

27. 3ª e última vez em Jericoacoara. Foi um carnaval inesquecível que é muito longo para ser contado. Quando me lembro, meus pés coçam.

28. Mustang inoperante, meu pai comprou um Galaxie, em janeiro de 1995.

29. Começo das férias de julho de 1995, fomos passar o 1º final de semana em Camocim, no Ceará.

30. Em julho, minha mãe comprou 3 bermudões, sob minha escolha, pois lembrava os bermudões de Netinho.

31. Em 1995, me apaixonei pela 1ª vez. Desde então, sabía que meus amores seriam amores difíceis de compartilhar com alguém, principalmente com a pessoa amada.

32. Outubro de 1995, ganhava o meu 2º "Ferrorama". Adoro este brinquedo que a "Estrela" deixou de fabricá-la. Um grande erro que a empresa fez.

33. Conheci e passei a gostar da banda "Mamonas Assassinas". 1 mês depois de comprar o CD, fui ao show deles no Castelão, em dezembro.

34. Março de 1996, o Brasil chorou e parou ao acompanhar o enterro da banda "Mamonas Assassinas", que era transmitido ao vivo, em todos os canais de TV.

35. Março de 1996, 1ª vez em Pernambuco e em Alagoas. Passou-se a ser a viagem mais longa da minha vida, por terra.

36. 1996 mudei pela 2ª vez de colégio. Mas mudei, por um erro do colégio anterior, que me reprovou, estando passado.

37. Novembro de 1996, pela 2ª vez em Pernambuco.

38. Em novembro de 96, reprisava a novela "Mulheres de Areia". Como não asssisti em 1993, queria ver a novela que teve a 1ª canção de Netinho na trilha.

39. Mudei de colégio de novo, em 1997. General Osório não foi de bom agrado. Anos depois, descobri que faliu.

40. Uma semana antes de começar as aulas, quase que desloco meu ombro esquerdo, ao dançar a música "Rapunzel".

41. Em 1997, passo a estudar no Colégio Batista Santos Dummont,. Este que deveria ter sido o último colégio que encerraria meus estudos.

42. Em determinado período de 1997, parava o recreio do CBSD, com minhas performances artísticas. Adorava chamar atenção. (Isso merece um conto mais detalhado).

43. Em 08.06.97, marcava uma cartela de bingo na TV e acreditem: fomos felizardos com um carro.

44. Novembro de 1997: minha turma, a 6ª M3, arruma as carteiras de costas para lousa, como forma de protesto para a prof.ª de geografia. Só 6 alunos se salvaram de uma punição.

45. Durante todo o ano de 1997, notei que alguns alunos da minha sala, me olhavam com antipatia. Nem me queriam no grupo de trabalho deles. Trabalhava melhor sozinho.

46. 1º dia de aula de 1998, cheguei atrasado. Quando abri a porta e adentrei, com meu cabelo quase raspado ao zero, fui ovacionado pela turma.

47. No dia 17.03.98, no capítulo 56 da novela "Corpo Dourado", Netinho participava pela 1ª vez em uma novela, fazendo um show.

48. Agosto de 1998, aguardava anciosamente pela novela "Meu Bem Querer", outra novela gravada em Fortaleza, porém, aquele sotaque nada tinha haver com o cearense.

49. Novembro de 1998, sou surpreendido com uma visita em minha casa, de uma prima que nunca queria vê sob o mesmo teto que eu. 1 ano depois, ela roubou-nos.

50. Novembro de 1998, começo um curso de atores, durante 1 mês. Foi muito bom ter vivido aquela experiência. Sinto falta. Fiz o mesmo em 2001.

51. Como colecionador de trilhas sonoras de novelas, nunca passaria na cabeça que Sandy & Jr. e Netinho, teriam músicas em italiano, na trilha de "Terra Nostra".

52. Fevereiro de 2000, tive uma experiência constrangedora: empurrar um carro, numa subida, que faltou gasolina na frente do posto, e eu estava sem poder fazer uma força sequer.

53. Em 2000, me apaixonei pela 2ª vez. Da mesma forma que a 1ª, porém, um pouco mais longa.

54. Último dia das provas de junho, convidei aquele amor para me visitiar em minha casa. Recusou, pois falou que era longe.

55. Em 2000, como fiz 18 anos, votei pela 1ª vez. Agora, nem lembro pra quem foi.

56. Foi mais um ano em recuperação. Era o 6º ano seguido, sem férias de fim de ano. Estava bem estressado.

57. 2001, foi um ano muito difícil pra mim. Foi de muita reflexão, pois estava estafado com muitas coisas.

58. Apesar do estresse que estava passando, fiz um curso de atores, novamente. Sério, se não fosse este curso, pra destrair, teria surtado legal.

59. Em agosto, rolou um show do Jota Quest. E justo onde me encontrava, me encontrei com o meu "amor", naquela época.

60. Estressado ao extremo, com colégio, as vezes, pedia pra sair, pois não suportava mais. Acabei pedindo pra sair de vez, no final de agosto. (Fui ao meu limite).

61. Apesar da leve depressão, tristeza, continuava firme e forme no meu curso de atores, que me segurou para não "cair" de vez.

62. Fiquei muito assustado com os atentados as torres gêmeas, em Nova Iorque.

63. Em 2002, 1 vez por mês visitava meus ex-colegas. Saudades mesmo era do meu "amor". Foi quando descobrir que morava depois da minha antiga casa.

64. Assim que soube onde morava este "amor platônico" da época, apareci ao lado de sua casa, de surpresa.

65. Fiz auto-escola entre julho e setembro de 2002. Nas aulas de legislação, em virtude ao meu trauma de salas de aulas, adoeci 3 vezes em 1 única semana.

66. Janeiro de 2003, aquelas manchas que me apareceram no meu corpo, eram sintomas de que estava com dengue. Minhas pernas pareciam que iriam quebrar.

67. Julho de 2003, testemunhei um acidente de moto com vítima fatal. Foi de frente à minha casa, e o corpo do cara ficou debaixo da janela do meu quarto.

68. Setembro de 2003, depois de uma viagem do meu avô à Campos Sales/CE, ele nos passa um recado da minha bisavó.

69. Outubro, fomos à Campos Sales. Minha bisavó estava hospitalizada, mas parecia uma despedida. 1 semana depois, ela faleceu.

70. Novembro de 2003, fiz a minha viagem mais longa, em relação à Fortaleza. Passei 15 no Rio de Janeiro. Foi a 1ª vez que viajei de avião.

71. 2004 foi um ano que aconteceram muitas coisas ruins, um atrás do outro, até chegarmos ao ponto de ficar sem carro.

72. Outubro de 2004: Era a 3ª vez que visitava o estado de Pernambuco. Foi naquela semana que um prédio desabou em Jaboatão.

73. Na época do carnaval de 2005, acabei vindo passar 15 dias na então, 4ª visita ao Pernambuco. Desta vez, sozinho. Mal sabia eu que era o meu 1º carnaval no estado.

74. Meu pai viaja para Pernambuco, em junho de 2005. Sabia que ele ficaria um bom tempo longe de casa. 3 semanas depois, foi eu que vim pela 5ª vez.

75. Antes de viajar, presenciei uma covardia: um primo da minha mãe, que prometeu ajudar no restaurante, não cumpriu a promessa, e mostrou sua covardia, que nunca me enganou.

76. Julho à Setembro, mas foram 2 meses, foi a viagem mais longa, em dias, que tinha feito pra fora do Ceará.

75. De volta à Fortaleza, numa chegada emocionante, afinal, foram 2 meses sem ver minha mãe, pela 2ª vez, nada mais valioso que dormir no meu quarto.

76. Dia 15.10.05, batem à porta. Estava sozinho em casa. Putz... Me encantei à 1ª vista. Seria então a minha 3ª paixão, a mais curta.

75. 08.01.06: Na minha 6ª viagem à Pernambuco, era a 1ª etapa da minha mudança. Então, considero esta data como a minha data ofical que cheguei de vez por aqui.

76. Após 3 semanas, de volta ao Ceará pra mudança geral. 1 semana, e no dia 05.02.06, a difícil hora da despedida definitiva. Lágrimas foram inevitáveis.

77. Estado "novo". Novas informações. Novas linguagens. Foi esquisito se sentir estranho e me adaptar. Me sentia estressado.

78. Mais estressado fiquei quando nos fizeram de palhaços. Deixamos parentes de lado para atender um pedido, e eis que o cara desiste de abrir uma filial.

79. Setembro de 2006, 01º dos 42 shows de Netinho que fui. Conheci Porto de Galinhas.

80. Voltei as salas de aulas. Foi num curso básico de informática. Porém, no 1º dia, foi tenso. Mas me acalmei mais quando notei que dava aula no professor, kkk... sério mesmo.

81. Fui com a cara do Alexandre, que dediquei um post. no meu antigo blog, pra ele, agradecendo a sua amizade.

82. Em agosto de 2007, por conta de uma coxinha, fui internado. Tive um mal estar grande, 5 sessões de vômitos. Tomei 3 tubos de soros. Fiquei bem elétrico.

83. Enquanto estava internado, havia uma quebradeira aqui em casa, por conta da reforma do banheiro. Parecia destino.

84. Cheguei para mais um dia de aula, no final de 2007, e sou informado que Netinho faria um show em Carpina. E fez, no dia 18.01.08.

85. Abril de 2008, comecei um novo curso: o de montagem e manutenção de computadores. Durou até janeiro, e tive 100% de presença.

86. Maio de 2008, conheci a cidade de Serra Talhada, tudo por mais um show de Netinho. Este dia foi inesquecível e esta contado em meu blog.

87. Agosto de 2008: fui à um aniversário em Maceió. Só que a partir de então, passaria a ter uma série de viagens pros lados de Alagoas, 1 vez por mês, até dezembro.

88. Outubro 2008: Fui ao show de Netinho, em Maceió, como no mês seguinte, fui mais longe: Aracaju/SE, por causa de mais um show dele.

89. Um show de Netinho, eletrizante, foi em Bonito/PE: 14.02.09. Quem esteve por lá, sabe do que falo.

90. Maio 2009, mesmo doente, viajei para Maceió, como enfrentei uma maratona com vários shows de Netinho, em Pernambuco. Em todos, estava adoentado, sem condições de falar.

91. Infelizmente, acabei alimentando algo que não devia. Com o tempo, aconteceu tudo que temia acontecer: me desencantar.

92. Outro sonho com Netinho realizado: estar presente num DVD/CD ao vivo, seu. "A Caixa Mágica".

93. 2010 achei que seria um ano apaixonante. E foi, até a metade. Porém, grandes decepções vieram a tona e terminei bem desiludido.

94. Tenho todo um relatório escrito aqui, detalhadamente, de uma passagem entre 2009 à 2010, do começo ao fim. Se me tirarem do sério, mais do que estão tentando, divulgo tudo. É muito pior do que pode ser encontrado por aqui.

95. Dediquei um post, no dia dos amigos (20.07.10), como tinha feito para o Alexandre, meu ex-professor de informática, em forma de agradecimento. Passei aquela manhã inteira, deixando de fazer outras coisas, dedicando uma homenagem para alguém que achei que fosse amigo, resultado: "Daria pra retirar do teu blog?..."

* (Mais no Facebook...)

96. 2011: com o ano novo, a prioridade foi não dá atenção as críticas sobre pessoas que me chamam de falso. E não estou dando mesmo. Perder o meu tempo com isso? Cada um tem sua página pra se expressar. Eu leio e simplesmente, ignoro. "Falso, eu?! Já se olhou no espelho?" (É um texto que publiquei no Facebook, que depois postarei por aqui).

97. Podem falar o diabo de mim. Tô nem aí... Não sou nada seu. Se tenho a minha opinião, vou expô-la. Se pra fulano sou um falso, acredita que a recíproca vem ao quadrado (²)?... Só lamento, mais uma vez. Melhor ler a bíblia, e rezar pra sí mesmo. Não preciso de reza de seu ninguém.

98. Caranval de Olinda: depois de 5 anos, consegui ir, ao menos em um dia, ver. Só não fui no 2ª, porque subi aquela ladeirona 3 vezes.

99. E no carnaval, além de um primo meu, recebi seus 2 amigos, que vieram de Fortaleza. Todos ficaram aqui em casa, e não conhecia nenhum dos 2... Enquanto isso, lá em Salvador...' né prima?!'.

100. Vou ser o que sempre fui: verdadeiro, sincero com minhas convicções. Não vou mudar nada em mim. Não vou deixar de falar nomes de fulanos, porque cicranos está com ciúmes e tem medo de perder pra outra pessoa. Que insegurança gritante é essa?

Pronto, os 100 fatos mais marcantes da minha vida...

E uma coisa que ninguém não sabe: pra quem me chama de falso: o que é seu tá guardado.

(FIM: 28.03.2011, 02:30 am)