quinta-feira, 31 de março de 2011

"Insensato Coração": A novela que não me "desce".

Desde 1993, comecei a acompanhar as novelas da Rede Globo com certa frequência. Então, de lá pra cá, já as vejo com outros olhos. Sou assumidamente noveleiro e vejo até as teleproduções globais que ficam à desejar.



É o caso de "Insensato Coração". A novela, desde sua 1ª semana, já me chamava atenção que tinha algo de estranho. Ela não me "desce". Então, de alguns capítulos pra cá, tenho acompanhado-a por umas 2 ou 3 vezes por semana, alguns capítulos inteiros. Alguns outros, assisto pela metade, quando percebo que aquele capítulo está apelando demais para o mal gosto da baixaria dos personagens.

Tinha tudo para ser uma novela boa, vindo das mãos de um autor consagradíssimo. Mas acho que o excesso de personagens, como já venho percebendo de outras novelas que também exageraram com uma grande quantidades de atores, acaba perdendo na qualidade da história, pois cada ator, tem que ser usado com algum drama particular para o seu personagem.

O que vejo na atual novela das 21h, é um monte de personagens demonstrando inveja, maldade, rancorismo, preconceito, soberba, e o romance entre os protagonistas acaba não fluíndo.

Ao menos, ela será dividida em duas fases. Terá uma passagem de tempo de 6 anos. espero que na 2ª fase, manerem mais um pouco nas maldades de outros personagem e só foque na vingança da Norma contra o Léo.

Se eu, que sou noveleiro, não consigo engolir o enredo desta novela, imagina quem ainda não assistiu à novela? É bom nem começar assistir, pois se não começou a ver desde o começo, não vou ficar fazendo resumos para retardatários.

Ainda tem como consertar todo este exagero, pois o elenco, como a própria emissora rotula, só tem feras. Mas do que adianta os nomes "de peso", se a história não rende?

De traições, falsidades, ruindades, assassinatos, ciumeiras já nos bastam o que temos que viver nas nossas vidas. Novelas são produtos feitas para sonhar, fantasiar, descansar, entreter e não pra se ver o que a vida como ela é já nos mostra. Não é porque "Insensato Coração" foi assumidamente reconhecida como a novela das 21h, que se deve "pegar mais pesado". Nem a atual, nem as que virão.

Quem vê a novela e gosta, legal. Mas já tenho 18 anos que vejo as novelas da Rede Globo, initerruptamente. Ou seja: nunca uma novela passou 100%, do 1º ao último capítulo, que eu não tenha assistido, ao menos, 90% dos seus capítulos. E tiro muitos pensamentos comparando a ficção com a vida real. Então, já tenho uma certa experiência com o enredo delas.

Que na 2ª fase, ela seja "mais leve".

Nenhum comentário:

Postar um comentário