sexta-feira, 13 de maio de 2011

Amor e Revolução: O 1º beijo gay numa telenovela brasileira.

#Amor e Revolução:

Não vi, mas soube pelos comentários no Twitter que rolou o 1º beijo gay numa telenovela brasileira, depois de tantas promessas de mostrar e nunca acontecia. Foi um beijo lésbico.

Não foi um simples e rápido selinho, como o que já foi mostrado. Ao que comentaram, foi beijão desentupidor de pia, com direito a troca de pernas e tudo.

Quem protagonizaram este 1º beijo gay, foram as atrizes Gisele Tigre e Luciana Vendramini (a Jade de "Vamp").

Desde quando começaram a explorar o tema homossexualidade, com mais atenção nas novelas, sempre rolavam rumores de um possível beijo gay entre pessoas do mesmo sexo.

Na novela "América - 2005", de Glória Perez, até gravaram a cena, mas cortaram na exibição, e o tal beijo esperado, não foi mostrado, sob o intuito de quê poderiam chocar os telespectadores.

Não rolou na Globo, mas nem precisaria. Mesmo quando as novelas da "toda poderosa" são ruins, são as que possuem mais audiência. Só mesmo uma emissora como o SBT, teria mais ousadia disso, e ainda mais numa novela polêmica sobre a ditadura militar nos anos 60.

Mas se rola toda esta polêmica sobre um beijo gay nas telenovelas, há 60 anos atrás, o beijo hétero nas telenovelas daquela época, que eram ao vivo, com 3 capítulos por semana, também teve muito bafafá, ao ponto de um fotógrafo se recusar a fotografar o ensaio da cena, por achar aquilo uma pouca vergonha. Isso mesmo: um beijo hétero, uma pouca vergonha, numa telenovela da década de 50. Aliás, acho que até nesta época pra trás, um beijo hétero, na boca, sendo dado publicamente, era motivos de escândalos.

Muito diferente nos dias de hoje, onde os fotógrafos estão doido por um flagra de beijo gay entre os artstas. Não por conta de uma cena de novela, mas na vida real.

Com o tempo, toda esta polêmica sobre relacionamento gay, será reduzida. As pessoas, nós que estamos vivos, iremos morrer para dar lugar aos novos seres vivos. E quando eles nascerem, estarão vendo pessoas do mesmo sexo se beijando, e elas acharão tudo normal. Lógico que as pessoas de hoje, repudiam isso. Só que esta, é a realidade cotidiana.

Um comentário: