quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O poder dos famosos sobre os fãs.

Quem é seu ídolo? Porque você gosta dele? Por qual motivo isso aconteceu com você?...

Bem essas perguntas acima, podem ser fáceis de serem respondida, para quem tem o seu ídolo certo. Mas acho que ninguém parou pra avaliar que poder é este, desta pessoa, que teve para cada um de seus fãs. Que efeito foi usado, capaz de hipnotizar milhões de pessoas?

Bom, como tenho um ídolo, que está mais do quê divulgado aqui no meu blog, eu posso sim, falar sobre outros artistas, porém falarei de um modo geral. Os nome citados, serão meramente exemplar.

Há 13 anos, após adquirir um disco de Netinho, neste mesmo dia, tive uma das sensações mais estranhas da minha vida. Não sabia explicar aquela sensação, que chegou a me cegar no decorrer dos meses que se seguiriam. Simplesmente, enlouqueci por um lado, pois eu não pensava noutra coisa, além de Netinho. E isso durou anos. Não tolerava que falassem mal dele na minha frente e até hoje isso acontece, mas só que com moderação. Era como se estivessem ofendendo à mim mesmo ou alguém próximo de mim. Tomava as dores de alguém que nem sabía da minha existência, naquela época, e muitas pessoas sempre me falaram para parar de sonhar com coisas que remotamente era só uma fantasia da minha cabeça.

Naquele período, sempre dava maior atenção à Netinho, como hoje ainda continua. Sendo que hoje, já não sinto mais aquela sensação de 1995, mesmo Netinho retornando as suas atividades depois de 3 anos afastado.

No período que ele alcançou o auge do seu sucesso, com a música "Milla", do CD Ao Vivo de 1996, no ano de 1997, foi um dos melhores momentos da minha vida, em relação à ele, pois era a sensação da época na TV, nas rádios... era bem mais fácil de vê-lo na mídia em relação à hoje, e com isso, eu achava que ele nunca mais iria deixar de aparecer na TV e nem de tocar nas rádios.

Adorava quando alguém chegava em minha casa e viam que tinha... ou melhor, tenho os CD's de Netinho, e me pediam pra botar no CD-player, pra ouvir. E eu gostava disso, pois estava vendo que Netinho estava fazendo sucesso e pediam para ouvir o cantor que mais gosto de ouvir.

Mas o que eu achava que seria impossível de acontecer, aconteceu: de uma hora pra outra, Netinho sumiu, sem dá vestígios. Isso aconteceu em 2002, mas já tinha percebido uma redução de suas participações na TV e a ausência de suas músicas novas, nas rádios, a partir do CD Corpo Cabeça. Mas eu não enxergava aquilo na época. Ainda estava cego pelo meu fanatismo por Netinho. Achava que Netinho não estava aparecendo na TV, porque talvez ele poderia está realizando algum show em algum outro país. Coloquei isso na cabeça, de turnê internacional, devido ao que estava acontecendo com Sandy & Júnior, na época, com a divulgação de seu CD com canções estrangeiras.

E nesta mesma época, alguns outros artistas começavam a surgir e outros, já conhecidos, iniciavam o auge de sucesso em suas carreiras, como os que já estavam consagrados. E ao mesmo tempo, Netinho não lançava nenhum disco, pois além de não ter ficado sabendo de nada, percebi que os meses que o CD que deveria ter sido lançado em 2002 e que costumadoramente chega nas lojas a partir de outubro, não havia aparecido, muito menos, ter ouvido falado. Ignorei este fato, pois se alguns sempre dão um a intercalada entre os anos, porque Netinho não poderia fazer o mesmo? Até que os meses foram passando e nada mais de Netinho.

Meu pai, naquela época, sempre que percebia que algum cantor andava sumido, ele me perguntava: "Cadê fulano e beltrano, "morreram"? Nunca mais ouvi falar neles". E a mesma pergunta, ele fez pra Netinho. Mas este "morreram", era mais pro sentido de acabar, mas que não gostei de nenhum pingo desta elaboração de pergunta.

Os consagrados de quem me refiro, foi a dupla Sandy & Júnior. Todo mundo corria pra frente da TV, pra vê-los onde quer que eles apareciam. Davam audiências à esses programas - e eu não estou fora - só para vê-los. Tiveram, por 4 anos na Rede Globo, um programa próprio, exibido aos domingos, além deles terem feito uma novela, no ano de 2001. Chegaram a lotar muitas casas de shows, inclusive, o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na gravação do CD/DVD de 2002, que também virou um especial da Rede Globo, exibido no mês de outubro. Neste mesmo ano, a dupla ainda lançou um CD com canções em inglês, para o mercado internacional que também foi comercializado no Brasil. Em 2003, fizeram seu 1° longa-mentragem, chamado "Acquária" - que tenho aqui em DVD e exibido no dia 11 de fevereiro de 2008, na Sessão da Tarde - mas eu achei que o filme poderia ter sido melhor do que minhas expectativas. E em 2007, a dupla oficializou a sua separação, para rumar novos horizontes.

Então, agora quero ver: quem for realmente fã da dupla, irá seguir os dois, por onde quer que eles irão, mas quem levará mais vantagem nisso, será a Sandy, pois já percebi que seu irmão, ficará de lado. Mas, que fâs são esses que um dia, estavam hipnotizados pelos dois e quando eles se separam, acordam em relação à um, mas continuam por outro.

Todos acham que quem levará a melhor nesta separação da dupla, será a Sandy, mas ninguém duvida que Júnior pode superar a irmã, pois já vi muitas críticas no orkut, em relação à ele, e de como ele ficará, sem a irmã do lado.

Na novela "Estrela-Guia", eu percebi que o Júnior se entrega muito bem ao personagem, pois quando ele fez o Zeca na novela, eu não estava vendo o Júnior, como via a Sandy na personagem Crystal.

Olha, eu adoro Sandy e Júnior, mas considerá-los como meus ídolos, isso, já não posso considerar, pois eles nunca chegaram ao nível que tenho por Netinho. Já tive esta tal de hipnose em relação aos filhos de Xororó. Ao todo, só fui à 2 shows deles, na minha vida. A 1ª vez foi no dia 17 de novembro de 2002, realizado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza e anunciado 2 meses antes e o 2° que fui, foi no dia 24 de agosto de 2007, em Recife, no Chevrolet Hall.

E quando a dupla estava no auge, a mídia sempre especulava numa pergunta: "Quando vocês irão fazer carreira solo?". E quando eles anunciaram a separação, a mídia quis saber o porque.

Sandy e Júnior ainda ficaram 2 anos sem gravar um CD, que só voltaria em 2006, com inéditas e em 2007, com o último, em dupla.

Já em 2002, quem começava a subir mais no auge, e pela 2ª vez, foi a Ivete Sangalo, devido a música "Festa", que virou hino da Copa de 2002, onde o Brasil passava ser o único país que vencia uma Copa Mundial pela 5ª vez. E não só ficou nisso, pois em todos os campeonatos de futebol do Brasil, a música "Festa" era cantada em coro pelos torcedores. E isso foi o início da elevação do sucesso de Ivete. A mesma faceta se repetiu em 2003, com a música "Sorte Grande", também cantada em coro nos estádios.

Eu posso considerar 2 período de auge da Ivete Sangalo: o 1°, aconteceu no CD Ao Vivo da Banda Eva, que estourou com as músicas "Arerê" e "Eva" e ficou assim, até o lançamento do seu 1° CD solo, após outros 2 grandes sucessos, como "Carro Velho" e "De Ladinho", do CD Eva, Você e Eu.

Já no 1° CD solo dela, não me empolgou muito. Aliás, o CD só empolgou mesmo, após a inclusão da música "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", na trilha da novela "Uga Uga", em 2000.

Ivete, nos 4 primeiros discos, o único que me empolgou de imediato, foi o "Beat Beleza". Agora, os outros discos de Ivete que viria a ser empolgante, e que tem muito haver com o estilo, nível que ela merece e com a cara dela , foi a partir do CD MTV - Ao Vivo em diante, pois não gostei do "Festa" e nem do "Clube Carnavalesco..."

Ivete cresceu na mídia de uma forma tão arrebatadora, que já deve ter ultrapassado a fama da Xuxa. Também já participou de algumas produções de teledramaturgia, como já tem 2 filmes no currículo e um programa televisivo na Rede Globo, sempre exibido nos finais de ano: o Estação Globo, além de já ter apresentado o Planeta Xuxa, durante a maternidade da apresentadora, por duas vezes.

Atualmente, o sucesso da Ivete Sangalo é tão estrondoso, que chegou a hipnotizar muitas pessoas, como Netinho fez na época de auge dele. É só entrar no blog dela, que verá que nas postagens, sempre há um grande número de fãs escrevendo pra ela, com cerca de mais de 500 mensagens, chegando até 1 mil, por post.

A única coisa que o fã não pode se deixar levar é pela fama do seu ídolo e se cegar por ela, pois fanatismo em excesso, pode ser prejudicial pra saúde mental, pois já passei por isso, não só com cantor, no caso Netinho, como também por ator. Infelizmente, as pessoas acabam endeusando um artista e isso requer muita calma nessas horas.

E este fanatismo hipnótico por um artista, não fica só restrito à cantores: também tens os atores da TV, do cinema, os apresentadores de TV - só pra citar: Xuxa, Angélica e ambas, já tiveram o momento de auge delas - como também há para os jogadores de futebol, outros esportistas, políticos, etc...

Um exemplo de auge de um ator: Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio, na época da novela "Terra Nostra", como Reynaldo Gianecchini e Paulo Zulu, na novela seguinte, "Laços de Família".

O poder dos famosos sobre os fãs, não ficam também só restrito as pessoas. As coisas concretas, também podem influenciar, como: alguma espécie de objeto valioso, ou porque apareceu na novela, como um roupa, uma sandália... As coisas abstratas, desde que sejam famosas, também podem ter sua legião de fãs: religião e política, são umas delas, mas os envolvidos não conseguem enxergá-las melhor sobre, quando elas já estão hipnotizadas.

Não sei se cheguei a ser claro com este meu relato, mas quero dizer é que nada, nem ninguém é melhor que o outro, só porque está no auge da fama. E muitas vezes quem está no nível elevado deste auge, elas morrem. Estou querendo dizer é que os famosos, tem a sua importância na vida de cada um. Só nos resta saber se nós temos realmente alguma importância pra todos eles, sem exceção de ninguém, pelo fato de nós sempre pagarmos pra vê-los num show, ou pra se ter algum produto original deles. Famoso, não é rei, não é Deus de nada e nem de ninguém. Não é melhor que eu, nem de você.

Famoso, é só alguma pessoa de se torna pública e que todo mundo vê e sabe de sua existência, mas o que eles estão fazendo, são os trabalhos que eles escolheram pra sí, como qualquer outro, pois todos tem que se manter na vida. Ganhar o dinheiro que eles ganham, quem não gostaria?

Então, ao invés de ficarem com inveja do sucesso deles, levante-se da cadeira e faça por onde merecer. Vão a luta e deixem de preguiça.

Pra mim, Ivete Sangalo não é melhor que Netinho, que não é melhor que Daniela Mercury, que não é melhor que Carlinhos Brown, que não é melhor que Gilberto Gil, Caetano Veloso, Saia Rodada, Aviões do Forró, Jorge Vercilo, Marisa Monte, Cláudia Leite, Luíz Caldas, Timbalada, e muitos outros nacionais e internacionais. Todos eles tem a sua importância, tanto na cultura popular brasileira ou internacional, como na vida de cada um. Só não pode é se deixarem influenciar pelo fanatismo.

E nos 3 anos de reclusão do meu ídolo Netinho, eu pensei melhor sobre isso, de ser altamente fanático por ele. Se valeria a pena de fazer um drama por aquilo que jamais poderia ter, mas que eu queria logo, pois não sei por quanto tempo eu poderia ter a chance de ficar ao lado dele.

Hoje, eu continuo fã de Netinho, muito mais que antes, só não fico pensando direto nele, como fazia riormente. Netinho tem a vida pessoal dele e eu a minha. Mas o que mais me motivou a crer que fanatismo é pura ilsão? Quando passei a ter contato direto com ele através de seu blog, pois alí, pude conhecer melhor quem é o Ernesto que se esconde por detrás de um "Netinho".

Além de Netinho, também tenho outros ídolos, como alguns nomes já citados acima. mas entre eles, Netinho é o meu preferido. Não adianta vim aqui no meu blog, dizer que Ivete Sangalo é melhor que ele ou entra lá na comunidade do orkut, e falar que Netinho já tá na hora de parar, que não tá lá essas coisas mais. Pode ser que pra você, porque o seu fanatismo por ela ou outro cantor, lhe cegou, como este mesmo fanatismo me cegou anos atrás e que hoje, eu respeito o ídolo de cada um.

Cada artista, tem o seu público cativo, mas aquele público que realmente é fã mesmo, pois sempre tem os fãs interesseiros. Fã que é fã, sabe respeitar o espaço do ídolo, o tempo que o ídolo disponibiliza pra conversar, pois antes dele ser ídolo de alguém, ele é uma pessoa normal e não um ser intocável de outro mundo - realmente, há alguns ídolos que se deixam levar pela fama e só deixam tocar neles, somente pessoas que ele conhece ou nem isso: são intocáveis... grande bobagem da parte deles.

Também acho que o fã não pode ser tão "chiclete", que fica grudado direto em fulano famoso, pois assim, como este fã tem esta liberdade com o ídolo, está dando para outras pessoas entenderem, que ali, acontece algo mais além, como também, dando o incentivo de fazerem o mesmo, além de incentivar também a inveja dos outros. E não é assim que a banda toca, muita calma nesta hora. Depois, quando se há uma interpretação errônia dos fatos, vão querer dá uma desculpa, depois que já deixou todo um clima entre as pessoas. Podem até ser muito amigo, amigos íntimos de contar segredos, mas nem todos irão compreender que aquilo, é só uma simples amizades. Acho que nem quem é parente do artista famoso, não ficaria tão grudado assim, nem os pais dele, quanto certos fãs.

Mas nesses casos, não precisa ter um artista no meio não. Acontece em qualquer grupinho de amigos, quando um fica muito tempo grudado com o outro, e principalmente quem leva a melhr, é quem se destaca mais. E é por aí que se começa a concorrência entre os fãs, surgem as fofocas, um começa a ter inveja do outro, começa as implicâncias, simplesmente por pequenas besteiras fúteis, que poderiam ser evitadas. E não concordo com este tipo de relacionamento. Onde se tem grande concentração de pessoas, o tratamento com todos tem que ser igual.

Um outro assunto que esqueci de comentar é: Se você acha que determinado artista já teve o seu tempo de fama, é melhor calar a boca, pois o seu ídolo, um dia, vai cair tanto que outra pessoa irá chegar à você e comentar que o tempo daquele famoso já está ultrapassado. Pessoas assim, não são fãs-fixo. São simplesmente fãs temporários: só se tornam fã naquele momento, por causa de uma canção que fez sucesso ou até mesmo por conta do sucesso da pessoa. E à essas pessoas, respeitem as comunidades no orkut de determinado artista que você não curti, porque ninguém é obrigado a ouvir / ler asneiras. Se não gosta, porque entrou na comunidade que é direcionada àquele artista?

Simplesmente, o fã deve muito e tem muito que se controlar pelo seu ídolo e principalmente estando perto dele, pois quando você se hipnotiza por alguém, fará com que seu ídolo passe a ser praticamente a sua religião, um Deus pra você. E religião, é uma das coisas que podemos perceber o que é a total falta de controle do fanatismo. Vejo muita, mas muita coisa que discordo em gênero, número e grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário