segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Transmissão do carnaval pela TV

TRANSMISSÃO DO CARNAVAL PELA TV

Minha gente, por favor, parem de reclamar aqui no meu blog em relação à transmissão do Carnaval de Salvador para todo o Brasil e para o mundo.
Toda a mídia presente está fazendo um trabalho muito competente e profissional.
O que acontece é que não está havendo rigidez no horário de saída dos blocos.
Esta sim é uma outra questão que envolve ética, respeito, democracia e o equivocado uso do espaço público.

Como falei na avenida, ninguém é dono do carnaval, ele pertence a TODOS. O espaço público onde ele econtece pertence a nós todos, ao povo. O que for para um tem que ser para todos.
A partir do momento em que a democracia for desrespeitada, o poder daqueles que coordenam o carnaval perde todo o alecerce. Precisamos rever esta situação e organizar verdadeiramente o Carnaval da Bahia que só vem perdendo.
Alguns blocos e/ou artistas atrasam da saída.
Outros demoram em frente aos camarotes fazendo um show particular pois têm ligação com alguns deles.
Por causa disso o carnaval não flui, os trios ficam tocando parados descaracterizando esta beleza do carnaval.
Tudo se torna imprevisível em relação aos horários.
Por outro lado, as TV's têm os seus horários de transmissão pré-definidos. Chega um momento que eles têm que ceder a transmissão à rede e não mais transmitem o carnaval voltando mais tarde.
De tudo há um pouco.
O que não pode ser feito é desrespeitar o trabalho de todos esses profissionais que vêm prá cá para cobrir o nosso carnaval e mostrá-lo ao mundo.
Isso não pode!

(Extraído do blog de Netinho.)
-------------------------------------------------------------------------------------------------


Quando o carnaval começou, na 5ª-feira, eu comecei a vasculhar na internet, alguma outra opção de transmissão ao vivo do carnaval de Salvador, pra não só ficar vendo pela BAND e evitar ter surpresas com a programação da emissora, como tive no ano passado.

No BAND FOLIA, em 2007, fiquei aguardando a chegada de Netinho aos estúdios da BAND. Pelo menos, no ano passado, pude ver um pouco a mais na TV, do que este ano. E quando NETINHO já estava na frente dos estúdios, fazendo um dueto com Beth Carvalho, eles simplesmente cortaram a transmissão para a exibição do telejornal. Por conta disso, este ano procurei por outros meios que também transmitam ao vivo, o carnaval de Salvador e a solução encontrada, foi o Portal TERRA, onde fiquei toda a 5ª-feira, esquentando os tamborins, verificando em um outro site, as tabelas de saída dos blocos da concentração e calculando o tempo exato de chegada dos mesmo, aos dois estúdios: TERRA e BAND. No caso daquele dia, 31 de janeiro - 5ª-feira, realmente a BAND não mostrou nada de ninguém, por ter que cumprir sua programação, pois ela já está com toda a sua programação alterada durante o carnaval e pouparam pelo menos na 5ª-feira.

Enquanto isso, ainda na 5ª-feira, eu estava aqui, acompanhando os blocos daquele dia, até que minha transmissão começa a falhar, dando várias pausas. Desconfiei que seria a minha IE do meu PC, pois ela está - ou estava - travando muito, o que me fez levar na 6ª-feira, à procurar por outra alternativa de servidor de internet, pois eu já tenho, além do Internet Explore, o Mozila Firefox, mas o 2°, não aceita as imagens do TERRA, fazendo assim que ter que baixar no meu PC, uma 3ª opção de internet, que neste caso, instalei o AVANT, que por sinal, as imagens do Portal TERRA ficaram até mais nítidas do que pelo Internet Explore. Só fiz isso pra não ter surpresas na transmissão da internet com as falhas ocorridas com o Internet Explore. Instalei o AVANT, pa poder eu conseguir vê NETINHO mais tranqüilamente naquela noite e sem interrupções.

Na 6ª-feira, liguei na TV BAND, na hora que ela começou a transmissão oficial, mas eu já vinha vendo as atrações do carnaval de Salvador através do Portal TERRA.

Até nesta hora, ainda estava tanqüilo em relação as trasmissões, pois todos os artistas que iam passando, ficavam pelo menos uns 30 minutos, tanto pelo TERRA, quando pela BAND, a partir que começaram a transmitir pela TV. No TERRA, eu estava on-line desde umas 18h, e fiquei conectado até o encerramento da transmissão, na 6ª-feira e nisso, esperando por NETINHO. O mesmo foi em relação a TV BAND: fiquei com a TV ligada, esperando por NETINHO.

Por fim, chega a vez da Banda RAPAZOLLA a passar na avenida e eu aqui, comecei a ficar eufórico, pois já sabia que NETINHO vinha logo após e fiquei aqui na expectativa. O TERRA ficou mostrando as peripécias do cantor "Tomate", que não sei como ele não pulou do trio e mergulou naquele mar de gente, pois ele já estava subindo na balastrada do trio, e sseus produtores e seguranças, o segurando pela perna, para que não viesse acontecer um acidente, até porque o "Tomate" estava visivelmente empolgado. E os apresentadores do TERRA, ainda conversaram com "Tomate" e tal. Ficou um bom pedaço na tela do TERRA, até que chega o momento em que eu estava vendo a Banda RAPAZOLLA, tanto pelo site como pela BAND. E nisso, eu já estava em pé, empolgadíssimo com a aproximação de NETINHO aos estúdios do TERRA.

Isso já era umas 23:40, e pra minha surpresa, quando eu penso que eles vão mostrar NETINHO, eles simplesmente se despediram e encerraram a transmissão, assim, bem na cara mesmo. Foi uma coisa que fiquei meio em estado de choque, de que não estava acreditando no que estava acontecendo.

Então, só me restava a BAND, mas pelo horário, alguma coisa me dizia que eles iriam ter que encerrar a 1ª parte da transmissão e fazer um intervalo para o telejornal. Dito e feito, enquanto a Banda RAPAZOLLA começava a se distânciar dos estúdios.

Eu já estava irritado com que o TERRA tinha acabado de fazer, quando NETINHO já estava se aproximando pelo camarote DANIELA MERCURY e Revista Contigo.

Enfim, a BAND corta a transmissão do BAND FOLIA e passa a exibir o seu telejorrnal. Mas eu continuei ainda com a TV ligada, pra ver se ainda dava tempo de ver NETINHO passando pelos estúdios da BAND.

Passado uns 45 minutos do telejornal, o BAND FOLIA retorna logo em REcife, pra mostrar não sei o quê, pois na minha cabeça, queria era que eles tivessem voltado direto pra SAlvador, pois nesta hora, já estava sem noção no que estava acontecendo em Salvador, até que eles voltam pra capital baiana, mostrando já NETINHO conversando com Daniela Mercury no camarote e de lá, mostraram eles fazendo um belo dueto com a música "Sandra" e com a irmã de Daniela, Vânia Abreu, NETINHO fez um dueto com a música "Amantes Cinzas", na qual, ela nem mais se lembrava da letra.

Pera aí, agora não me lembro se isto foi antes ou depois do telejornal da BAND...

Só sei também que vi na TV foi: NETINHO estava se aproximando dos estúdios e já até dava pra deixarem fixo nele, mas a emissora cortou pra Recife e de lá, entraram no intervalo comercial. Quando voltaram, ainda mostraram NETINHO já bem próximo, numa espécie de link e cortaram para os apresentadores, em Salvador, que no lugar de mostrarem NETINHO, mostraram foi uma reportagem ridícula, no momento em que NETINHO passou em frente aos estúdios.

Não estou inventando. Aconteceu isso mesmo. Enquanto NETINHO passava pelos estúdios, a BAND mostrou uma reportagem neste exato momento e quando terminou a reportagem, eles voltaram transmitindo o carnaval de Recife. E sabe qual era o trio-elétrico que a BAND veio mostrar, já passando em frente a BAND? O trio da Banda DOBLE YOU / SIMONE SAMPAIO.

Simplesmente, os fãs de NETINHO, não tiveram direito de vê-lo, como vimos os outros artistas e como os fas destes artistas tiveram os seus direitos. E sobre isso que aconteceu, não há como ficarmos calados, sem reclamar, só olhando, até porque, nós, os fãs de NETINHO, nos sentimos excluídos na 6ª-feira.

Me senti péssimo com isso. Me senti até ofendido com que fizeram, de não mostrarem a atração que eu passei horas esperando pra ver e tendo que dormir tarde. Isso me chateou num ponto que não me contive e chorei. Chorei de raiva de não ter tido o direito, como os outros fãs tiveram, de ver a minha atração preferida, passando pela avenida.

E o mesmo caso aconteceu no sábado. Eu vi vários artistas passarem, cada um, teve seu bloco mostrados por 30 minutos ou mais. Mas neste dia, eu tinha percebido que os blocos, estavam todos atrasados, pois a chegadas nos dois estúdios que andei citando acima, não batia com a hora da saída.

Um exemplo: NETINHO, no sábado, estava marcado pra sair no Bloco TRIMIX, as 20:30, fazendo com que sua passagem nos estúdios fosse por volta das 22:30. Se não tivesse tido aquele atraso, eu não teria postado, tanto aqui no meu blog como repostado a mesma reclamação no blog de NETINHO, mas que eu, como fã, não poderia deixar isso passar em branco e como venho acompanhado tudo desde 5ª-feira, através do TERRA e 6ª-feria pela BAND, eu posso dizer que como telespectador, não tive os mesmos direitos de vê meu ídolo como os outros tiveram os seus de verem seus ídolos. Como disse na minha reclamação, até poderia relevar aquela crítica, em relação à BAND, pois pela tarde, eu entrei no site, para ver a programação de sábado e vi que eles iriam transmitir até as 2h:30 (1h:30) pra quem não está no horário de verão, porque a emissora tinha que dá continuidade a sua programação. Mas pelo site TERRA, eu não vi motivo nenhum de encerrarem a transmissão, até 1h depois, em relação ao dia anterior, só porque, quem estava na avenida, era Daniela Mercury. E esta, passou um tempão, parada em frente ao seu camarote.

Daniela Mercury grudou naquele trecho e o site TERRA ficou mostrando tudo e em relação ao dia anterior, eles encerraram a transmissão as 23:40, após a passagem do RAPAZOLLA, e no sábado, já ia entrar em 1h da manhã, quando assim, Daniela já se distanciava com seu trio e já sendo transmitida pela BAND.

Enquanto Thierry Figueira e Sabrina Parlatore, anunciavam o encerramento da transmissão pelo Portal TERRA, o trio do NETINHO já vinha piscando ao fundo da imagem. Já era a 2ª vez que o TERRA cortava a transmissão na cara de NETINHO. E como não reclamar das transmissões, se nós, os fãs de NETINHO, não tivemos os mesmos direitos de ver o nosso ídolo como os outros fãs tiveram de verem os seus pela internet.

Mais uma vez só me restou a BAND, mas neste caso, minhas esperanças de conseguir ver NETINHO, em seu 2° dia de Trimix, já estava ameaçado, pois Daniela Mercury ficou com seu trio parado, em frente ao camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil, cantando tanto pra Gil quanto pra Caetano Veloso.

Vi Daniela Mercury por 1h ou mais: 30 minutos ou mais, pra cada emissora, até que ela comenta que NETINHO já vinha atrás, empurrando o trio dela. E quando NETINHO já está chegando em frente à BAND, o tempo da emissora chega ao fim e eles encerram a transmissão definitiva logo em NETINHO, assim, entregando o horário da BAND à sua Sessão Cine Privê.

Neste caso, não posso reclamar muito da BAND, por conta do horário proposto para a exibição do programa BAND FOLIA. Mas em relação ao TERRA, a minha reclamação no post abaixo, ainda está de pé, pois eles terminaram a exibição, na 6ª-feira, antes da meia-noite e no sábado, foram até quase 1h da manhã, e por 2 vezes, não deram o direito dos fãs de NETINHO de verem passar na avenida

No sábado, dia 02 de fevereiro, o que aconteceu foi o atraso na saída dos blocos. Isso foi a maior causa da nossa 2ª frustração, em relação as transmissões.

Já no domingo, dia 3, como NETINHO já saiu mais cedo, por volta das 16:00, pela 1ª vez no Bloco Tô Bacana, como já pela 3ª vez na avenida, desta vez, consegui vê-lo. Mas só que o TERRA mostrou muito pouco o cantor, em relação aos outros. No tempo que Netinho ficou no ar, ele foi mostrado muito pouco, no máximo, filmaram mais o trio, as pessoas dançando, se beijando e bebendo e as escunas no mar. Não mostraram nenhuma vez Alvinho cantando, enquanto NETINHO foi trocar de figurino.

Apesar disso, pude matar um pouco, as saudades que estou sentido dos shows de NETINHO, principalmente as que ocorreram em janeiro. Caramba, quando NETINHO estava pelo TERRA, pense que me senti em casa. E poderia ter sentido isso, nos outros dois primeiros dias que não mostraram. Das 4 chances que eu teria para vê-lo em ação no carnaval de Salvador, só pude curtir 2 chances, os 2 últimos dias pelo Bloco Tô Bacana.

Acho que vou fazer que nem uma menina que vi, dando uma entrevista: Se mudou, de Recife e foi morar em Salvador, por causa de Cláudia Leite, só pra ficar mais perto de sua ídola... Eu vocês não acham que não já tenho esta idéia na cabeça, não?

Pois é, a questão de nossas reclamações, em relação as transmissões pela TV ou site, é pelo fato de nós, fãs de NETINHO, não ter tido o mesmo direito de ver o nosso ídolo, como os fãs dos outros cantores. Nós nos sentimos excluídos. Se todos nós temos os mesmo direitos, então que respeitem. É fácil pedir pra parar de reclamar, mas invertam a situação. Se coloquem em nosso lugar de fã, que ficam até tarde da noite, esperando seu ídolo passar e ficamos em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário