quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Vida de canhoto

Se você é destro, faça um teste: tente abrir uma lata ou trocar a marcha do carro com a mão esquerda. A conclusão é simples: a maioria dos produtos não é planejada para canhotos. Aos poucos, a indústria começa a se preocupar com eles.

Esta reportagem foi sugerida por um telespectador.


Se você nunca teve problemas para manusear uma tesoura, provavelmente você é destro – faz quase tudo com a mão direita, como 90% da população.

Já há uma variedade grande de produtos para os 10% de canhotos, como tesouras com encaixe invertido e até faca de sushiman com o fio do lado esquerdo. Mas ainda falta muita coisa; um coronel da Polícia Militar do Paraná diz que sente falta de mouse especial pra canhotos.

A ferramenta de trabalho mais associada a policiais também só existe para destros: as armas – pelo menos as fabricadas no Brasil – têm sempre teclas e botões para o lado de dentro, presumindo que quem vai utilizá-la é alguém que usa a mão direita. “O canhoto tem mais dificuldade”, admite o instrutor de tiro Antônio Custódio dos Santos.

Há uma lista enorme de improvisos também no mundo artístico: Paul McCartney, Jimi Hendrix e o nosso Edgar Scandurra, do Ira!, são todos canhotos que tocam guitarra de destro de ponta-cabeça. Eles aprenderam assim e preferiram seguir com a técnica mesmo depois que a indústria começou a fabricar alguns instrumentos especialmente para canhotos.

O baixista curitibano Dom Piccoly explica o porquê da preferência. "Você chega numa loja e escolhe o melhor instrumento; mas quando você pede um para canhoto, não existe. Essa é uma dificuldade: ter produtos diversificados pra poder escolher. Normalmente, você tem que levar o que está na loja”, conta.

Dom Piccoly acabou mandando fazer um baixo sob encomenda, e junto com outros músicos canhotos formou a banda “Esquerda Volver".

O baterista Ale Cirino também passou aperto. "É difícil começar, porque você não consegue encontrar professor pra ensinar. No conservatório, era uma sala com vários alunos e eu ficava de frente para os outros, pra fazer como se fosse um espelho; se eu ficasse do lado, atrapalhava quem estava tocando", lembra.

Ter que passar a vida se adaptando ao mundo dos destros tem suas vantagens, segundo pesquisas médicas recentes. "O destro usa predominantemente o lado esquerdo do cérebro – que é o lado responsável pela leitura, escrita, matemática, raciocínio lógico – e menos o lado direito, que é o responsável pelas artes, pela imagem e pelos sentimentos musicais. Os estudos provaram que o canhoto usa ambos os hemisférios”, explica o neuropediatra Sérgio Antoniuk.

Para os canhotos amantes da bola, há outra vantagem conhecida desde a infância: “É jogar no time de futebol, porque não tinha muito canhoto pra jogar na ponta esquerda! Sendo bom ou sendo ruim, você estava sempre escalado", conta Dom Piccoly. O baixista – e jogador nas horas vagas – está em boa companhia; é longa a lista de grandes craques canhotos: Maradona, Rivelino, Tostão, Gérson e o canhoteiro Pepe.



(Fonte: http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080207-315918,00.html)

-------------------------------

E como bom canhoto que sou, realmente, é muito difícil de encontrar algum material para nós.

Quantas vezes eu tive que me sentar em carteiras escolares para destros, pois raramente, os institutos educacionais se preocupam com isso. Existe essas carteiras, mas são muito poucas. Cada colégio, por exemplo, na hora de fazer a matrícula do aluno, deveria saber com que mão a pessoa costuma escrever e elas, deveria sempre observarem e ajudarem o aluno a encontrar a sua cadeira correta, até por causa da posturas dos canhotos, em ter que ficar cruzando o braço praticamente de um lado para outro, tanto que me acostumei com isso e quando eu sentava num acento confortável pra mim, eu me sentia estranho. Eu raramente, passei por esta preocupação de colégios, nas quais, meu pai pagava. Eu sempre tive que me virar para arrumar algum acento adaptável pra mim.

Antigamente, tinha uma certa preocupação para quando eu viesse a ser motorista: "como é que vou passar a marcha do carro, se sou canhoto e ela fica do meu lado direito?" Este dilema foi simplesmente abolido, pois não tive problemas com isso e dirijo normal, sem neuras com isto.

No computador, eu resolvi este problema: é só mudar o mouse de posição e até mantendo o seus sistema operacional normal em destro ou se quiser, pode adaptá-lo no Painel de Controles do computador, ir em mouse e selecionar a função "canhoto", resolvido o problema. Mas o meu mouse, está operando como destro, como citei acima, por motivo que outras pessoas destras, possam ter que usar o meu computador, só que ele fica no meu lado esquerdo. E o mesmo estou fazendo no meu curso de informática. Se eu usá-lo no lado direito, eu sinto que meu corpo tende para o lado, dando uma sensação de que usando o mouse no lado destro, a minha coluna cervical venha a ter alguns danos, além de não conseguir teclar direito.

Agora, uma coisa que chateia um canhoto, é quando vem um indivíduo e comenta admirado ou assustado: "Nossa, tu é canhoto? Eu acho lindo ver um canhoto escrevendo". Putz, nessas horas, eu penso que o canhoto parece um ser de outro mundo, uma pessoa anormal ou até um monstro.

Ainda tem aquela história de quê o canhoto, é filho do Demônio - já escutei muito isso - e ainda dizem que tem na Bíblia e que essas pessoas, teriam que ter suas vidas eliminadas do convívio humano. Se isso está ou não está escrito no livro sagrado... (?), eu realmente ignoro assuntos bíblicos.

Enfim, eu tenho orgulho de ser canhoto. Pelo menos, estou entre os 10% das pessoas que escrevem com a mão esquerda e que eu uso os dois lados do meu cérebro pra funcionar.

A única coisa que não sei fazer com a mão esquerda, é passar a marcha. Isso, fica com a mão direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário