quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O uso dos termos: "INHO", "ÃO" e "ÍSSIMO".

Estava no chat da Rádio Giga, quando eu comentei sobre o termo "inho", por conta que tinha uma pessoa se referindo, em diminuitivo, há um nome de um outro internauta que estava on-line no chat. Fiz um comentário, mas não quis chamar ninguém de falso. Só comentei que pra mim, tudo que termina em "inho", quando é falado demais, já posso ter certeza que é um apelo falso sim.

Um exemplo: Oi amorzinho, meu amiguinho, meu maridinho, etc, quando é falado demais, é porque aí tem coisa escondida. E sempre é certo, além que a pessoa, mesmo que usado de uma forma carinhosa e até infantil, acaba até sem querer, diminuindo o que aquela pessoa é para a outra.

Sempre quando me vem com um "inho" pro meu lado, me incomoda. Não gosto mesmo, nem quando carinhosamente me chamam de "Bruninho". É uma forma simpática, concordo, mas até um certo limite e momento.

Já quando a história é a mesma, mas terminado em "ão", já acho tudo o inverso. Este termo dá uma sensação de engrandecimento, de presença, mas também quando é citado demais, também já fico incomodado de que também tem algo sendo escondido de mim.

"Inho" e "ão", duas terminações que são pode soar simpaticamente para as pessoas, mas elas podem esconder uma grande falsidade.

Mas o que mais me intriga, é quanto ao uso do termo "íssimo", dando àquela palavra, um ar de poder, de superioridade. Este termo é o que considero o mais falso. Ninguém é boníssimo em nada, e muito menos fraquíssimo em tudo. Nem costumo usar esta terminação em meu nome, nem por brincadeira, porque pode passar a impressão que me acho.

Já me chamaram de "Bruníssimo" nos blogs ou orkut's da vida. Apesar de ter rido da homenagem, achei o termo ficou meio apático. Como não curto muito que me chamem de "Bruninho", diretamente e a toda hora - isso vai depender da situação - no máximo, posso tolerar que me chamem de "Brunão" - mesmo que não mereça. Se eu gostasse, eu usava. Já como "Bruníssimo", nunca me passou na casa de me referir assim, pois dá aquele ar de orgulho com meu nome - apesar que tenho - mas nem por issso me gabarei ao uso da terminação "íssimo". Prefiro que usem o meu nome normal. Jamais colocarei em meu blog ou orkut, a terminação "íssimo", porque não sou melhor, não sou poderoso e não sou muito lá essas coisas que passem um ar de superioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário