quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ceará: mais uma vez, nas novelas da Rede Globo.



A partir dos próximos dias, a novela "Malhação" terá alguns de seus capítulos onde a história se passará no estado do Ceará. Portanto, esta é a 4ª vez que meu Estado natal, será cenário de novelas da Rede Globo. E pela 1ª vez que uma novela é gravada por lá, depois que meu estado de origem deixou de ser um lugar onde residia.

A cidade onde foram gravadas as novas cenas de "Malhação", foi Canoa Quebrada. Nunca fui lá, nos 23 anos de vida que estive vivendo no Ceará. Mas na próxima vez que eu for para Fortaleza, quero aproveitar que passo no trevo ao acesso à praia, lá em Aracati, e ir conhecê-la, poder dá um mergulho nas águas dos mares cearenses, pois estou precisando como um bom e legítimo cearense. Não sei se dará para caminhar nas falésias, como costumo fazer na Praia das Fontes, mas pelo menos, quero poder voltar a ser cearense.

Como falei, esta será a 4ª vez que o Ceará - pelo menos que eu saiba - estará sendo cenário de alguma novela da Rede Globo. Em 1982, "Final Feliz", de Ivani Ribeiro, exibida no horário das 19h, foi a pioneira. 12 anos depois, Walther Negrão coube a escrever uma história que que se chamou 'Tropicaliente", exibida no horário das 18h. Em 1998, um espaço de 4 anos, a vez foi de Ricardo linhares, com "Meu Bem Querer", e pela 2ª vez, Fortaleza teria suas ruas e prédios exibidos, no horário das 19h. Desta vez, será as 17h, mas precisamente, as 17:45 da tarde. Agnaldo Silva, escreveu uma minissérie sobre Padre Cícero, para a Rede Globo, em 1984, onde a cidade que se passa a história, é Juazeiro do Norte, onde teve suas cenas foram gravadas.

Poder ver o meu Ceará nas telenovelas, é uma satisfação. Só vemos sempre o Rio de Janeiro ou São Paulo, mas até que poderiam, mudar esses cenários, pois essas duas cidades, já estão um pouco saturadas. A gente já conhece as ruas, só por vermos tantos nas novelas.

Pra quem não sabe, a novela "A Favorita", seria gravada em Brasília/DF, mas os custos com esta produção, fora das "dependências" e longe dos estúdios da Rede Globo, sairia muito caro, pois teria muitas viagens, hospedagens, e tudo isso foi sentido na época de "Tropicaliente". Novelas gravadas no Rio de Janeiro, ficam mais cômodo, tanto para os atores, como para as pessoas da produção, por estarem próximos de suas residências.

As cenas iniciais da temporada 2009 de "Malhação", no Ceará, serão em alguns poucos capítulos, mas o suficiente de trazer minhas saudades a tona, ao ver as praias da minha terra.

Não sei que foram gravadas cenas em Fortaleza, mas já sendo no Ceará, pra mim, é o que importa.

Sim... Não posso me esquecer da minissérie realizada por Renato Aragão, exibida em fevereiro de 2008, com 5 capítulos, que ia ao ar antes da "Malhação", que teve cenas gravadas no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário