segunda-feira, 16 de março de 2009

Fora de Catálogo

Quem já não teve vontade de comprar aquele disco antigo do seu ídolo, nos dias atuais; Aquela trilha sonora de novela, da década de 70, 80, 90 ou do início dos anos 2000, mas que está difícil; Aquele filme que marcou a nossa infância, mas que só devemos esperar por uma boa oportunidade para que ela seje exibida na TV?

Você procura, vai na loja especializada nessas mídias, mas você só ver lançamentos e afins. Mas para entristecer, ainda tem que escutar do vendedor que aquele CD, filme (Já nem exite mais VHS), ao invés de já ter sido lançado em DVD, está fora de catálogo, isso não te irrita? Isso me irrita!!! Apesar que para filmes, é até mais fácil, do que um DVD de shows.

Eu mesmo já tive vontade de comprar várias trilhas sonoras de algumas novelas, mas na época, eu falava: "Depois eu compro". O depois veio, só não veio a aquisição, porque o CD já estava fora de catálogo, tanto nas lojas como pela gravadora. Isto é: ela não tem mais interesse em por nas lojas para venda e deixar por lá, encalhada. O único jeito, nos dias de hoje, é procurar por sites especializados, quero dizer, se não posso ter por bem, o jeito é ir por mal. Entende-se por: pirataria.

Cara, no orkut havia duas comunidades em que era membro: a TELEDRAMATURGIA e a DISCOGRAFIA - sendo que a 2ª entrei somente no mês passado - que era uma verdadeira "loja virtual de discos e trilhas sonoras de novelas gratuitas". Baixei o que pude baixar de trilhas sonoras de novelas e minisséries que já não se encontram mais nas lojas - há não ser em lojas das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo - mas não pelas bandas de cá.

Pelo menos uso o E-Mule - que ainda tenho que ter paciência para recebê-la - e posso procurar por algumas outras fontes, como no 4shared.

Sabe o que aconteceu com ambas as comunidades: elas estão sendo desativadas pelos seus respectivos donos, por estarem sendo coíbidos pela defesa dos direitos autorais.

Realmente, não sou a favor da pirataria, mas como vencê-las, se o disco ou vídeo que a gente quer um dia possuir, não existem mais, porque estão "fora de catálogo". Tanto que até posso colocar um repertório de algum CD, como forma de propaganda, mas aqui em blog, jamais encontrarão link's para download algum dos mesmos, salvo se o download seje autorizado no site oficial do cantor. Quem quiser, entrem no site de Netinho e baixem o MP3 de 19 músicas do show Cara a Cara - ao vivo.

Quem já tem, tem. Quem não tem, fique na vontade de ter. Quem mandou bancar o "retardado"?

E outra: ao fazer tais downloads, até correndo o risco de adquirir um vírus de computador, a gente primeiro até analisava se valía a pena comprar tal álbum posteriormente. O cantor que a gente curte, que gosta mesmo, compra o original. Mas e aquele que a gente só gosta de uma música perdida? Será que compensa comprar o CD daquele artista, só por causa de uma canção, e deixar aquele disco encostado num canto?

Eu, como gosto de comprar CD - possuo mais de 500, todos originais - tenho o direito, hoje em dia, de fazer esses downloads gratuitos, pelo menos pra ver se o CD do cantor vale a pena desembolsar uma fortuna. Acima de R$: 25,00, eu podería está comprando alguma coisa de útil. Já das trilhas sonoras (novelas e minisséries), eu gosto de comprar, independente se baixe primeiramente pela internet ou não. E pelo os que já baixei, encontrei cada pérolas, que me remete ao passado. Lembraças da minha infância... Como poder relembrar o meu passado, sem me arriscar nesses downloads? Acabei e deixei de ser besta e me aproveitei naquelas trilhas que já não se vendem mais, ou pelo menos nunca mais foram encontradas nas lojas que frequento.

Um bom exemplo aqui, está nos discos da Banda Beijo, com Netinho. Graças à esses sites, pude conhecer todo o repertório, pois jamais eu as encontrei nas lojas. O motivo: FORA DE CATÁLOGO. E hoje em dia, nem os antigos CD's de Netinho estão nas lojas.

Xuxa, já pela 3ª vez, vejo que a Som Livre relança os antigos CD's dela. Além dos lançamentos originais, cada disco lançados em seus respectivos anos, voltaram as lojas em: 1995, 2000 e agora, em 2008. Porque as outras gravadoras não fazem os mesmos, independente se o artista já não faz parte daquela gravadora?

Porque a Universal Music jamais relançaou em DVD, os vídeos de Netinho: "Ao Vivo no Olympia" e no "Coliseu, em Portugal"? Por falta de interesse no artista? Se ele dentro, ninguém fez isso, agora com ele fora, aí é que a gravadora não fará mesmo. Medo de que o produto encalhe nas prateleiras? Eles fizeram isso com os vídeos antigos de Sandy & Júnior, só porque a dupla estava em grande auge. Apoio os relançamentos antigos da Xuxa, pelo menos, os "baixinhos" de hoje, podem conhecer todo o repertório dela.

Que as gravadoras relancem os antigos discos, com um número de tiragem em cópias, de 5 em 5 anos. Como é que eles querem combater a pirataria, e ainda por cima, de produtos que nem existem mais para venda? Assim não é pirataria. Pirataria é quando há produtos em duas zonas de venda: a legítima e a pirata. E revender discos originais, não é pirataria, pois alguém o comprou oficialmente na 1ª vez.

A Som Livre, pela 2ª vez, em 2007, relançou um 2º bloco de trilhas sonoras de novelas antigas. Gostaria que como os CD's da Xuxa, relançassem todas as trilhas sonoras, por autor.

Um exemplo: Novelas e minisséries de Sílvio de Abreu, Gilbeto Braga, Walcyr Carrasco - nacional/volume 1, internacional/volume 2 e mais as trlhas complementares, caso as novelas tenham, em estojo duplo, dividido por exibição nas décadas em que elas foram exibidas.

Não concordo com as ameaças feitas nas duas comunidades do orkut que citei acima, mas ao mesmo tempo, não sou a favor da pirataria, desde que o disco original esteje sendo vendido normalmente das lojas. A maioria dos MP3/WMA que lá estavam postados, uma grande maioria já não era possível vê-los nas lojas.

A apresentadora Angélica, gravou 13 CD's. Desses, tenho os CD's desde 1995 até o último gravado dela, em 2001. Tinha um K7 do álbum de 1993, e estava doido para comprar em CD, só que nunca mais vi o CD, por já está FORA DE CATÁLOGO. Consegui porque encontrei-a para download.

As gravadoras perdem dinheiro com isso: se não por causa da pirataria, ao menos por não produzir mais aqueles discos. É por isso que quando mais surgem novos cantores, os já consagrados acabam caíndo no esquecimento, por que, em minha interpretação, acho que as gravadoras preferem que as lojas disponibilizem mais espaço em suas prateleiras para o novo. E os velhos, acabam se perdendo com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário