terça-feira, 17 de março de 2009

Novelas

No último dia 16 de março, estreou mais uma novela na Rede Globo, na faixa do horário das 18h. A novela "Paraíso", como sempre vejo nos jornais e sites relacionados às novelas, sempre veem com os dizeres: "Com a missão de tentar alavancar a audiência do horário". Isto é, o telespectador está interessado em quer, saber do história ou quanto números no ibope ela atinge? Quer dizer que o povo só vai ver uma novela "x", só porque ela está fazendo um arrebatador sucesso? Pode até ser, pois o povo é meio 'maria-vai-com-as-outras'.

Mas o propósito deste post não é este. Quer dizer, é mais não é.

Como noveleiro que sou - assisto mais as novelas da Globo, mesmo - vejo que nos últimos meses, parece-me que falta algo nas novelas. Acredito que não há aquela inspiração de tanto esperávamos nelas. Mas creio que isso são fases. Há anos que as histórias estão mais criativas, mais dinâminas. Há outras que faltam insipiração.

Cada autor tem o seu estilo próprio de mostrar suas histórias. Mas como eles podem fazer novas, sem repetir a anterior?

Bom, atualmente, acho que as baixas audiências nas novelas da Globo, não está relacionadas as histórias. Algumas novelas são boas, mas mesmo assim, com índices insatisfatórios. "Desejo Proibido - 2007/2008", foi uma bela novela, mas com índices baixos. Nem as novelas das 21h conseguiram repetir a façanha de "O Clone - 2002". Achava que a atual "Caminho das Índias" poderia repetir o feito, mas, tirnado a música de abertura, não me empolguei com ela. Aliás, atualemtne com nenhuma. Está muito cedo ainda para avaliar o remake de "Paraíso".

Outra: o horário das 18h, está praticamente recheado de remakes, isto é, novelas que ganham uma nova roupagem, uma espécie de "Vale a Pena Ver de Novo" atualizado, mesmo sendo produções de épocas.

Acho que os autores, não tem culpa. Talvez eles e a emissora agora tenham que se adaptarem com a modernidade. Acho que as novelas poderiam ficar com o capítulo liberado para que possamos vê-las em seus determinados sites, na hora que quisermos. Falo do capítulo inteiro, não somente cenas soltas.

Hoje em dia, as pessoas estão mais no MSN. Se elas podem conversar com seus amigos, via internet, porque elas vão se distrair vendo novelas, que pra falar a verdade, só muda nome dos personagens, autores, sendo que a história sempre é a mesma.

A novela "Três Irmãs", foi visível as mudanças. Devo admitir que ela não estava tendo ação, que começou a ter agora nesses seus capítulos finais. Mas creio que depois de 3 fracassos, Antonio Calmom, em sua próxima produção, será de sucesso, pois nem sempre, o sucesso esperado é obtido. As suas últimas novelas, não foram ruins, mas só faltou um pouco mais de ação.

Miguel Falabella, teve uma novela ótima, mas teve desfalque no seu elenco e mudanças no rumo na história dos protagonistas. A ação com o pen-drive, poderia ter sido mais exploradas, pois eu gostava deste núcleo, e eu queria que o pen-dirve tivesse caído mais no núcleo da personagem Júlia. Já Grazi, neste novela conseguiu apagar aquela imagem de ex-BBB. Acho que o pedido de Miguel, lá no início da novela, para que ela refizesse suas cenas, foi favorável, até para suprir a ausência de Fábio Assunção, que deixou a novela no meio do caminho.

"Caminho das Índias", não me empolgou, como a novela "O Clone". Mas estou acompanhando-as todas, independente de números de audiência. Mas devo admitir que as novelas atuais não estão numa boa fase. A audiência de cada horário, é como uma maré: uma hora está alta outra está baixa. E se o autor e emissora se preocuparem se elas estão ou não fazendo sucesso, isso acaba por interferir até no andamento das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário