domingo, 6 de setembro de 2009

Falta de educação

Uma coisa que não tolero mesmo, é falta de educação. Quando incomoda, então, é melhor sair de cena do que baixar o nível da compostura.

Sempre nos dias 5 ou 6 de cada mês, vem um homem pegar o dinheiro, referente a limpeza e manutenção da chácara de um amigo nosso de São Paulo, que por sinal, está à venda, sempre nas horas mais oportunas. Sempre fica por volta das 6h da manhã ou até antes disso. Isso inclui os dias de domingo.

Bom, sobre o horário de vir pegar o dinheiro neste horário, durante a semana, já nem posso reclamar, até porque todos já estamos acordados. Mas quando é nos sábados, domingos e feriados, aí a coisa já muda de figura.

Só que este homem parece que nunca tomou um chá de semancol.

Uma vez, estava eu, sozinho em casa, quando ele veio pegar o seu dinheiro. Pedi-lhe pra vir outra hora, porque não dispunha da quantia no momento. Aliás, eu tinha o meu guardado que dava pra ter adiantado e depois resolvia com meu pai.

Antes de mais nada, este homem não está fazendo favores ao meu pai, e sim à outra pessoa que envia o dinheiro para a conta da minha mãe. Como ficamos 4 meses sem a presença dela, este dinheiro veio para a conta dele e ele ficou responsável de realizar o pagamento.

Bom, como falei, eu pedi à ele voltar noutra hora. Nisso, ele foi fazer outros assuntos por Carpina, até pra ver se dava tempo do meu pai cehgar. O homem voltou e pedi pra ele passar no da seguinte, porque meu pai não veio. Mas percebi em sua face, uma pergunta: "E você não tem o dinheiro guardado aí não?". Não precisou falar uma palavra, seu rosto já fazia. Só que eu tinha, mas não quis me desfazer do "meu" dinheiro. E ele veio no dia seguinte, sempre pela manhã.

Mas outra coisa que me chamou atenção foi, que ele não respeita os dias que queremos descansar por mais tempo, como num sábado, domingo ou dia de feriado, isto é, desde que seje dia 5 ou 6 de cada mês.

Já ocorreu de chegarmos em casa, de um show, com o sol raiando. Era coisa de 5:30 da manhã de domingo. Meu pai e eu, lógico, exaustos, eu mais ainda, porque estava na multidão, enquanto ele fica no carro, me esperando, já começãvamos a dormir quando a campainha toca. Nisso, já havia reclamado que era mais uma outra vez que acontecia e que, àquele horário, nos dias de finais de semana e feriado, é uma tremenda de falta de educação ou de semancol.

E sabe que aquele dia que a gente quer dormir por mais tempo, é quando a campainha toca mais pela manhã. Me lembro do dia que chegamos em casa após o show do Festival de Verão do Recife (2007). Meia-hora depois que nos deitamos, começou uma sinfônia na campaínha num intervalo de 30 minutos. E entre os que tocaram, ou era um bêbado ou um pedinte filho de uma puta.

Não sei o que vai acontecer daqui em diante, porque hoje, isso se repetiu. Mas a gente já está vacinado enquanto à isso.

Depois de uma viagem longa e cansativa, dois dias dormindo fora e mal, nada melhor que uma boa noite de sono. Tava tão cansado, que nem ao jogo entre Brasil x Argentina não vi. Apaguei legal. Mas minha mãe já havia avisado que seria o dia do incomodo, porque este homem viria pegar os seus R$ 70,00.

Nem precisaria de apostas, a gente já está acostumado.

Hoje meu pai pediu pra ele, pra não mais vir pegar o dinheiro antes das 8h da manhã, nos domingos, até porque, é um dia que a gente quer dormir até mais tarde e incomoda. A sorte que as visitas que estariam no feriadão, aqui me minha casa, não poderam vir. Depois que se é acordado, não tem mais graça pra voltar à cama e dormir novamente. O jeito é, já que me acordaram, agora fazer as coisas.

Eu deixaria tocar até se cansar. Ele sabe que o que é seu está guardado, de direito. Mas ficar incomodando numa hora dessas, antes das 7h, no melhor do sono, do descanso da gente, num dia de sábado, domingo e feriado, é uma tremenda falta de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário