segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Descordância gera atritos

Descordância gera atritos. De alguma forma sim, porque a pessoa que não concorda com tal depoimento de outra, por mais que seje verdade mas ela não quer enxergar, ela leva tudo no geral, sem antes analisar os fatos.

Estava num chat, quando veio a tona sobre o que um juíz de futebol fez no jogo de ontem, anulando o gol legal do 'Palmeiras' - meu primo Levi deve ter se jogado da janela. E o assunto rendeu, porque o caso aconteceu logo no Rio de Janeiro. Daí, o apresentador falou o seguinte: "Palmeiras é roubado no Rio". Mas o roubo foi do arbitro.

Daí, fiz um comentário mais ou menos assim: "Imagina se a capital do Brasil, ainda fosse no Rio de Janeiro? A única coisa dque "roubaram" do Rio, foi o status de capital federal, para Brasília, onde foi transferido.

Ah, pode falar mal de Carpina à vontade. Isso não me insulta, pois não sou daqui e não me interesso em saber do que se passa pela cidade. Por mim, estaria longe, mas foi o local onde Deus fez onde a gente viesse ficar por tempo indeterminado. Eu não saio mais em defesa de nada, nem de ninguém que me não me dê atenção.

Infelizmente, acabou ganhando fama e até motivo de piada para quem é de fora.

Rio é a referência do turismo no Brasil. Então, é noticiada diariamente. Mas antigamente, era muito mais. Só que o principal assunto é: a violência.

Só que neste chat, apareceu um carioca e soltou cobras & lagartos, porque doeu nele. Mas só que estávamos falando sobre um roubo ocorrido num jogo de futebol, no Rio, o que me fez fazer um certo comentário.

Mas a violência acabou se tornando até algo cultural da cidade, de tanto que se noticiam. Só uma briga, num certo ponto de uma praia, as pessoas já interpretam como um arrastão.

Sim, violência, hoje em dia, tem em todos os lugares, até nas cidades que antes eram pacatas, agora vivem num pé de guerra. São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, e outras cidades, quais delas não tem o seu ponto mais violento?

Pelo que eu me lembre, esta onda de "arrastão" começou aonde? Não me lembro de outra cidade. Acabou que se alastrou pelo país.

Infelizmente, o tempo acabou deixando esta marca horrível para a cidade. Mas quem vive fora, acaba tendo uma visão diferente de quem vive dentro.

Rio de Janeiro é linda, mas é a violência das pessoas ajudam à enfeiá-la. E isso não fica restrito ao Rio, não. São em todas as cidades do mundo.

Agora, se o tal carioca gostou ou não da minha opinião, é o direito dele de defender a cidade dele. Mas eu também tenho o livre arbítrio de falar o que eu quiser, aonde eu quiser e o que me dé na cabeça. Cadê a democracia? E eu não falei mal do Rio de Janeiro.

Quer dizer que eu dizer que Brasília é a capital de ladrão, eles vão querer me processar, sabendo que é esta impressão que eles deixam para toda uma nação? Vão querer fazer uma manifestação que nem a garota de mini-saia da universidade?

Por isso que falo, e todos até podem concordar: Se Rio de Janeiro, ainda fosse a capital do Brasil, tava explicado um monte de coisa.

Mas sabemos os reais motivos para a cidade ser assim, tão violenta: as drogas. Somente as drogas. Se não fossem elas nas grandes cidades brasileiras, eu duvido que a violência chegasse na proporção que está, derrubando helicópteros, quiemando ônibus, matando inocentes, etc...

Não posso dizer que teríamos violência zero, até porque, na vida, há de ocorrer certos atritos, de alguma forma.

Fico na torcida que tudo isso diminua no Rio de Janeiro, até porque, a cidade será sede de dois grandes eventos esportivos nesta nova década, e não pode ficar eternamente marcada de uma forma negativa.

E quanto mais se critica, mais fama vai ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário