domingo, 4 de outubro de 2009

A diferença da sinceridade da criança x adulto

Criança saudável, é criança esperta. E se é esperta, é sincera e fala tudo na cara: o que gosta e o que não gosta.

E todos nós achamos graça quando vemos uma criança criticando aquele brinquedo que não gostou. Aquela roupa que achou feia. Aquela pessoa que os santos não se bateram.

Criança não esconde o que sente. Diferentemente acontece com um adulto, já a partir da adolescência.

Enquanto a criança é sincera por inocência, o adulto já tem que ficar com um pé atrás, mesmo quando a crítica ou elogio é verdadeira, mas porém podem ser falsas.

A gente cresce, aprendemos a controlar um pouco o que dizemos. Mas há casos que pessoas, que por serem sincera demais, acaba pagando com a própria língua. Ela é tachada de tudo quando é de adjetivos: fofoqueira, antipática, invejosa, falsa, etc., mesmo tendo em vista o que ela está criticando, faz sentido. Quem faz, não enxerga com os mesmos olhos de quem ver, e muitas vezes as intrigas começam por não querer aceitar os seus erros.

Quando a criança é sincera, sempre tem alguém que aparece para repreendê-la. Mas dependendo do emocional da criança, este repreendimento, pode mudar e muito o seu comportamento no futuro. Foi o meu caso. Quando tem que falar, se cala. Fica tímida e se isola de tudo, além de repudiar as pessoas que as repreenderam.

Tomo por experiência própria, pois nunca mais falei na cara de alguém, o que estava sentindo nos momentos de situações constrangedoras. Não falo, mas demonstro. Numa situação que não está me agradando, eu me retiro.

Quando eu era criança, eu falava mesmo. Eu ia pra cima, enfrentava. Até hoje eu me pergunto, porque não sou mais daquele jeito?

Outra forma que me faz desabafar tudo que está acumulado dentro do meu coração, o que não me agradou, escrevo aqui. E isso me alivia.

Eu não demonstro logo no primeiro momento, a minha insatisfação com alguém. Eu deixo passar algumas outras vezes, observando tudo, para ver se o mesmo se repetirá ou se terá coisas piores. Agora, quando está tudo acumulado, me afasto. Não perco o tempo discutindo com aquela pessoa. Mas deveria.

Há quem goste do que ler ou não. E não estou aqui pra ter agradar toda hora. Mas se não gostou do que leu, é porque fez alguma coisa que eu não gostei.

Já houve muitas situações em colégios que falava e outras que me calei. Se eu fosse defender alguém, iriam dizer que não tinha pedido ajuda de advogado e poderia sobrar pro meu lado também. Só me basta um repreendimento, pra eu mudar completamente com aquela pessoa. Isso quando tomo outras atitudes.

Mas você ter que ser sincero na fase adulta, tem que ter muita delicadeza nas palavras. E mesmo sendo o mais delicado possível, acaba magoando o coração da outra pessoa.

E quem se sentir de coração magoado partindo de mim, é porque o meu com vossa pessoa, já foi marcado. Mas de vez em quando, a sinceridade não estão só nas palavras, está nos gestos, que podem machucar muito mais do que as palavras.

Teve um caso agora lá em Aracaju, que vou levar pra sempre no meu coração, de um cumprimento sincero. Um gesto simples, mas grandioso e não tem preço.

Quando você gosta de alguém pra valer, você se cala diante desta pessoa. Você segura ao máximo os sentimentos que sente por alguém, por anos, quando o seu sentimento é verdadeiro. Se já falar assim, na lata ou insistentemente, pode ter certeza que com um tempo breve, os relacionamentos esfriam. E se eu sumir, é porque esses relacionamentos estão frios.

Bom, este assunto de ser sincero na fase adulta ou na fase infantil, é muito complexo e delicado para poder escrever até chegar num objetivo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário