sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Observação:

Durante o intervalo do Jornal Nacional, uma campanha comercial do Bradesco, referente aos jogos olímpicos, conquistado à cidade brasileira do Rio de Janeiro, tem me chamado atenção em sua locução.

Qual é o certo a afirmar: "Comemora Brasil..."

1. As olimpíadas são nossas?
2. A olimpiada é nossa?


... O melhor seria é:

1. Os jogos olímpicos de 2016, são nossos?
2. A olimpiada de 2016 é nossa?


Levaremos em consideração que antes das olimpiadas no Rio de Janeiro, teremos em 2012, uma em Londres. Ao afirmar, como está sendo anunciado nesta campanha televisiva que "as olimpiadas são nossas", dá a impressão que os próximos jogos olimpicos serão realizadas no Brasil ou que há mais de uma olimpíada em 2016.

Sabemos que nos jogos olimpicos são várias as modalidades de esportes sendo realizadas em 1 mês - 2 semanas para os esportistas saudáveis e mais 2 semanas para os esportistas especiais. Portanto, o termo "Olimpíada" já dá pra entender que é um misto de esportes, num mesmo período.

Gostaria que revessem o texto da locução desta campanha televisiva, parabenizando o Brasil por ter sido sede para as olimpíadas de 2016, que acho que tem algo de estranho.

Se o termo no plural inclue a para-olimpíadas, pra mim, tanto faz como tanto fez, por ela já fazer parte do projeto, dstinado aos esportistas com necessidades especiais. Tudo está englobado no conjunto da obra.

Agora, enquanto estamos felizes de saber que o Rio de Janeiro levou a melhor de sediar as olimpíadas de 2016, parece que as comemorações da Copa de 2014, no Brasil, foram esquecidas. Aliás, ninguém mais tocou no assunto.

Um comentário:

  1. Bruno,
    Acho q o correto é no singular! As Olimpiadas parece q todas as olimpiadas são nossas, e no caso só a de 2016 é q vai ser no Brasil!
    Mas, q ninguém nos ouça, acho q a olimpíada, independente do lugar q seja, é d quem ganha mais medalhas, e infelizmente o Brasil nesse quesito é uma ...negação! Ganha umas medalhinhas q aff! Claro q não quero tirar o mérito dos q conseguem, afinal é um esforço q merece o nosso reconhecimento, mas digo isso baseada na ginástica olímpica q é a modalidade q eu mais gosto e dá raiva qdo eu vejo as meninas perdendo, escorregando, aff! parece q colocam sabão na vez delas...

    ResponderExcluir