quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tens fobia de quê?

Quem nunca repudiou algo em sua vida? Não importa os diversos motivos que tenha te ocorrido à fazer isso, mas sempre há algo que a gente passa a ter uma certa fobia na vida.

Há quem tenha fobia de lugares fechados, de altura, à certos tipos de pessoas, lugares, objetos, comida, religião, fama, pobreza e muitas outras coisas.

Mas se tens fobia à algo, você não pode fazer com que uma pessoa que não tenha, passe a ter. Fobia por pressão psicológica, é destruitiva demais.

Um homofóbico, por exemplo, tem fobia à homossexuais. Mas não tem respeito por essas pessoas e não se contentam em ver um pessoa se relacionar com pessoas do mesmo sexo. A sexualidade das pessoas são assuntos particulares delas. Mas é preciso que cada um, respeite a fobia alheia, se não quiser sobre um fobia também.

Há quem tenha fobia de colégio. O indivíduo, por conta do que ver dentro de uma sala de aula e de sua vivência neste meio, pode sim, elaborar uma certa fobia.

Eu mesmo, por conta dos trabalhos em grupo, acabei pegando fobia de fazer esses tipos de trabalho. Sempre ganhei fama de encostado daqueles que se achavam inteligentes do grupo. Reclamavam que eu não fazia nada, mas como, se só queria fazer tudo por si só?! Sempre via, todos já formando os seus "grupinhos" e eu, só me encaixando, por piedade dos outros. Aquilo me sufocava, e me dava vontade de mandar todos irem à merda... Aliás, mandei algumas pessoas sim.

Aquela energia de gente metida, nos colégios que estudei na Aldeota, algumas vezes me destimulava. Não era nem preciso fazer nada comigo. Aliás, passei a falar só o essencial com as pessoas. Tento ser comunicativo, mas quando surge algum pequeno deslize, elas te botam pra baixo.

Acho que hoje, sinto que diminuiu minha fobia com colégios. Foi tão grande que chegava a mudar de calçada. Me dava uma agonia ao passar diante de uma escola, e não conseguia entrar em algumas instituições de ensinos, pra pedir informações.

Há quem tenha fobia de religião. Eu assumo que tenho, mas está é por repúdio mesmo. Não é trauma.

Aí ontem, eu estava analisando: "Se há quem tenha fobia à homossexuais, com certeza há quem tenha fobia à religião".

Bom, eu digo que tenho fobia sim, de religião. Mas a forma como as pessoas agem. Tudo, elas acham que "Deus slava". Mas Deus não pagará suas contas atrasadas. Não é ele exatamente quem coloca a comida na mesa. Deus está mais para um lado espiritual, pra quem acredita, e não para o lado material. Sabe, eu até evito citar o nome Deus, só falo quando realmente é em casos específicos, e bem específicos.

Tem gente que se "entrega", sem saber o porque está exatamente fazendo isso. Eu não sou obrigado a seguir tradições, só porque vem desde os tempos dos ancestrais.

Outra fobia que tenho, é de gente metida a líder. Quer fazer tudo e se esquecem que no grupo, há ajudantes para se compartilhar as tarefas. Citei que não gosto que trabahar em grupo, e sou um desses tipos de pessoas.



No final do ano passado, tínhamos que fazer um trabalho em grupo. Como na priemria fase do curso, nós usamos as mesmas pessoas. Mas no meu grupo, que já estava em desfalque, ficou ainda mais, só ficando duas pessoas. Como tivemos um recesso de um mês, devido as festividades de final de ano, não pensei duas vezes e eu mesmo, elaborei o trabalho para ser apresentado, sozinho, sem chamar o outro cara para discutirmos o assunto.

Quando ele me procurou, já foi na semana de voltarmos as duas últimas aulas do curso. Eu só passei um e-mail pra ele do que escrevi, ele aprovou e fez um slide com este texto, nos apresentamos - em dupla - e nos saímos melhor que os outros dois grupos da turma.

O que vi nos outros grupos, foram que, na volta do recesso, ninguém tinha começado a fazer o trabalho final. E fizeram uma apresentação meio que atrapalhada. Pra mim, foi falta de comunicação entre eles, durante todo o período de recesso, que muito bem, dava para ter elaborado um bom trabalho. No caso do meu grupo, como não tinha outra coisa pra fazer, eu mesmo comecei a elaborar o texto, sozinho, pois tinha que aproveitar o tempo livre para se dedicar. Só pecou foi no orçamento final qe deu uma conta "X", só que simulei que o serviço seria este preço para toda montagem de uma rede de computadores, e não para um único micro. Foi uma dica dada pelo professor.

Nos cursos que tenho feito, tem me reduzido minha fobia as salas de aulas.



No mundo animal, tinha fobia à baratas. Só acabei com esta frescura, no dia que uma veio em direção da minha boca.

Gente, parece que naquela noite foi combinado. Estava dormindo, e não sei porque que de repente, abri os olhos levemente e vi um ponto escuro sobre o lençol branco correndo em direção da minha boca. Putz!!! Morava em apartamento, mas que tinha uma barata, lá tinha.

Por falar em barata, na gravação do DVD de Netinho, enquanto rolava a música "Himalaia", surgiu um inseto voando, só pra roubar a cena. Quando ele - o inseto - parou na parede preta do palco, não deu pra perceber se realmente era uma barata, mas parecia ser. Eu só queria era que a tal tivesse voado pra cima da platéia, porque sei que, lá dentro do buraco do "N", havia pessoas que tem pavor ao inseto, como seria a reação dela alí dentro. Eu imaginei isso.

Eu tenho fobia de alturas. Não me convidem para ir numa varanda de um andar mais alto de um prédio. No 3º andar pra mim, já me dá uma vontade de pular. Só por conta disso, é melhor nem subir. Mas já andei de avião, do lado da janela. Mas quando me bate uma coisa, baixo a janelinha e pego foco no teto, imaginando está num ônibus. Só que a curiosidade de ver como é tudo lá de cima aqui pra baixo é muito grande, como de ficar vendo o funcionamento da asa.

Enfim, são muitas as fobias que cada pessoa tem na vida. Mas se você deparar com uma pessoa que não faz isso, aquilo e tal, não diga que seje frescura, até que se provem o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário