domingo, 11 de outubro de 2009

Excluíndo as presenças não-gratas.

Eu não gosto quando me bate esta sensação de que estão me excluíndo. Sempre tenho isso, e é horrível você está no grupo de pessoas e ninguém te dá atenção. Quando você fala, a pessoa faz que não está ouvindo: "Como é?" "O que é que tu tá falando?", por várias vezes.

Você fala, escreve pra alguém e a pessoa não te responde? Também tenho este comportamento com pessoas que não me agradam. Sim, isso é um comportamento feio, você falar com um grupo de pessoas X, e não dá atenção ou deixar de responder para o grupo Y. Então, ela sabe muito bem como é chato ser tratado com indiferença.

Há meses venho percebendo muitas coisas. Por isso minha ausência no MSN. São raras os meus envios de mensagens no orkut, e-mail's. Agora, só quando for necessário. E outra, mais grossamente falando: "Só falo com quem fala comigo".



Será que me excluem, só porque há algo que não faço: BEBER?! Sim, posso interpretar isso também. E não é a primeira vez.

E isso é verdade. A pessoa que não bebe, ela é praticamente não aceita no grupo. Tem horas que tenho vontade de encher a cara, pra ver se recebo "as chaves da porta".

Mas tomo um exemplo quem tenho em casa: Meu pai não bebe, não fuma, não faz extravagâncias. Portanto, ele mal sai de casa. E quando sai, sai forçado. Reclama, mas nega. Ele não se diverti, não se entrosa, e isso me incomoda. Não participa daquilo que participo, mas ele quer que eu participe no que ele participa.

Não se enturma, e quando está no meio da roda, percebo que ele está com aquela cara de: "Estou sobrando aqui". Não me dá o carro pra sair, e acabo sendo motivo de piadinha dos outros, que tenho que depender de pai pra ir aos shows, aquilo, pra isso e tal. Não estou desmerecendo isso dele. Pelo menos, tem quem trazer o carro, quando estiver cansado dos shows. Mas há outros que eu mesmo poderia fazer isso tranquilamente. Ele não divide comigo, o carro nas viagens, e tenho aquela sensação de inútil.



As pessoas acham que sou fechado. Mas digo-lhes é porque vocês não me conhecem direito, e só me veem daquele jeito, calminho, quieto no meu canto. As aparências enganam.

Não estou me lamentando. Só estou desabafando.

Sabe, até tem horas que é bom ficar só. Mas no meu caso, isso está em excesso e não tenho amigos onde moro.

Estou farto de está num grupo de pessoas onde todos falam com todos e fico só vendo, sobrando. E parece que quando vem falar comigo, é só pra tirar onda da minha cara.

E com os certos acontecimentos já ditos, reforçam ainda mais que o que sempre temo, aconteceu. Quando percebo que estão me tratando com certa indiferença, eu percebo pelas conversas, tom de voz, olhares meio de lado, principalmente quando me deixam sem comunicação quando se é mais preciso. Depois, não sabem o porque que deixo todos pra trás, quando se sabe que estão com o mesmo objetivo.

Não sou o único. Quantas pessoas nesta situação há espalhadas pelo mundo. Sabe, tem horas que tenho que me afastar mesmo de tudo e de todos. Me fechar de vez pro mundo, pra vida, e viver no meu mundo, da minha forma.

Mas também, eu tenho um certo medo de qualquer hora dessas, de tanto sentir essas sensações de exclusão, em tomar alguma atitudes nada amigáveis, nada saudáveis. Não contra elas, mas contra mim mesmo: "Poxa, se minha presença não agrada mais alguém, o que estou fazendo aqui?"

Por isso que antes de me envolver com alguém, já fico um pouco com pé atrás. Deixo de dá notícias, mas se não sentirem minha falta, é porque me descartaram.

Mas quem vive na solidão, mas não daquelas solidões depressivas, angustiantes, rancorosas, doentias, etc, de forma negativa, sabem do que digo.

Não querem falar comigo, não falem. Tem quem goste de mim. Mas não se lembrem de mim, só quando estiver precisando de uma ajuda, de alguma informação importante, de alguma divulgação pra algo.

Não me custa nada, em divulga algo pra quem tenho admiração, carinho, amizade. Faço até sem precisa pedir favor. Faço com coração. Mas não ter nem ao menos, um obrigado, aí desânima.

Como num recado que deixaram: "As palavras doem...". Mas as atitudes, o comportamento, nem precisa de escrever ou falar nada, só nos gestos, já são o bastante para se perceber que as pessoas estão te excluindo.

Hoje em dia, há inúmeras formas de você se manter em contato com outras pessoas, além do telefone, quando se não pode está naquele momento perto de quem você quer, são os sites de relacionamento, MSN - neste caso, ou você trabalha ou bate papo, por isso que fico em off - os e-mails, os torpedos, os blog's, enfim.

Quando você fala com alguém, gostaria que ela te responda, não é verdade? Até porque, você está trocando idéias com outra pessoa, via computador, e não simplesmente com um computador ou um telefone celular.

Se for assim de ficar escrevendo pra alguém e mais de 1 ano sem obter respostas, venho no meu blog e escrevo tudo que estava querendo falar com alguém, autorizo os comentários de terceiros, quando tiver vontade, e fica só nisso.

O que não dá, é ficar com esta sensação de "presença não-grata".

Nenhum comentário:

Postar um comentário