segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estilo musical: Repente

Taí, um estilo musical que realmente não me desce, é o repente.

Me lembra todas as vezes que eu passava lá na Praça José de Alencar, no centro de Fortaleza. Sempre ao longe, era avistado várias rodas de repentistas, arrodeados de admiradores e curiosos.

Pode até que o que direi, possa soar como preconceito, mas de fato, assemelho este tipo de música com o sertão nordestino. Pessoas largam seus lugares, castigados pela seca e partem para as grandes cidades, em busca de sonhos e de uma vida melhor.

Alguns vencem, mas nem pra todos, o espaço está à favor. Muitos deles, até se aventuram no repente, pra ver se ganham alguns trocados.

Olha, eu não gosto mesmo. Me dá uma agonia quando escuto este estilo de música. Parece canção de morto de fome que vem do interior desesperado por comida na capital.

Antes ouvir um forró pornográfico do que um repente.

Eu tenho uma música assim. Está no CD da "Timbalada - Cada Cabeça é um Mundo", na faixa 14. Eu corto esta música, quando escuto este CD. Aliás, faz anos que não rodo este disco.

Quando estou andando no Alto da Sé, lá em Olinda, assim que avisto uns repentistas, eu passo pelas costas ou mudo de calçada, para não ser abordados por alguns deles e me fazerem uns versos como já me aconteceu uma vez.

Um comentário:

  1. O Repente é uma manifestação cultural de reconhecimento nacional, dia 25/11/2009, o repentista foi reconhecido pelo Senado Federal como Profissão.
    Hoje somos repentistas evangélicos que levam a mensagem através da poesia.

    www.repentistasevangelicos.com.br

    http://repentistasevangelicos.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2010-01-01T00:00:00-08:00&max-results=43

    ResponderExcluir