quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Polêmica do Exame do ENEM 2009

Esta polêmica causada pelo vazamentos das provas do ENEM deste ano, mostra o quanto o Brasil é despreparado até na segurança de uma avaliação.

Nem os conhecimentos das pessoas, estão respeitando.

Sabe o que posso tirar de lição desses 8 anos que abandonei os meus estudos: Que eles são as coisas de mais útil que levamos pro resto da vida, o conhecimento.

Mesmo assim, acho que o ensino nas escolas precisam mudar. Deixar as aulas mais dinâmicas. Não são só nos livros que está o aprendizado e numa sala de aula. É preciso ir mais a fundo e ter aulas fora das salas. Talvez assim, o interesse possa melhorar.

Bom, falando dos exames do ENEM, foi divulgado no site da Globo.Com, a prova vazada que seria aplicada. Eu fiz o download desses exames, pra imprimir pra mim, e responder as questões. Baixei também o gabarito, mas para não perder a sensação de poder está realizando uma prova, não dei uma curiada nas respostas.

Só que eu não sei como funciona o processo dos estudos. Se a gente recebe os temas ou se cairão tudo o que foi estudado até o 3º ano EM. Como estou desatualizado sobre alguns temas, talvez eu passe em branco nessas questões. O problema será em responder as questões de matemática, mesmo sem saber o assunto tratado. Já outros, é mais questão de lógica.

Dei uma lida na primeira questão, no exame de sábado, e já respondi o ítem correto. Depois, só quando eu imprimir mesmo. Espero que o meu cartucho me ajude, pois não posso abrir o programa PDF no meu PC antigo, por ser um WIN98, e não aceita o programa.

Estou sentido falta do que mais temia em minha épocas de colégio: fazer provas. De ter aquela sensação de tensão, de que você está pronto e que irá obter resultados positivos.

Mas bem nos meus últimos anos, tudo estava uma merda. Não conseguia tirar nota maior que 6,5 e a minha média era sempre de 3,0 à 5,0. Nas matérias que tinha cálculos, principalmente em matemática, que era o pior caso, no melhor das notas, 4,5. Mas era mais fácil receber ZERO redondo.

Bom, só eu sei como me sentia. O estresse que passei em cada final de ano. Minha expectativa frustrada de fazer uma boa prova e sabar que foi mais uma péssima que a outra. Fui ficando desgosto até o dia que chutei o pau da barraca pra valer e mandei todo mundo se fuder, literalmente.

Mas bem que passado este tempo, das minhas férias, vejo que estou precisando me ocupar com isso novamente. Só que não devo fazer por obrigação, porque se for assim, posso ter uma recaída. tenho que fazer um supletivo, simplesmente, por fazer. Como se eu tivesse terminado tudo, e com um tempo livre, resolvi voltar a estudar, fazendo tudo que já tinha feito.

Preciso desses desafios. Há cada ano que passa, sempre me dá vontade de fazer uma inscrição para o ENEM, mas não posso, por não está estudando. E com este vazamento do exame e da divulgação do mesmo no site, me deu vontade de "simular" o meu ENEM.

Será que um mal feito poderá fazer um bem pra alguém? Quem sabe não preciso deste tipo de incentivo, de voltar a me sentir gente e não uma pessoa que só acorda, come e dorme.

Se em 2009, ainda não houve as mudanças que desejava, espero que em 2010, elas venham. Estou precisando de outras mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário