domingo, 23 de maio de 2010

Novelas: Será que o públicou enjoou?

Novelas, são teleproduções que contam uma trajetória de um determinado personagem que tem que enfrentar todos os seus problemas, sempre ao lado de sua turma, até chegar no seu final feliz, ou não.

Mas depois de mais de 45 anos, as telenovelas nos dias de hoje parecem que não instigam tanta atenção como até 10 anos atrás.

Hoje, uma audiência den ovelas da Rede Globo, no horário das 21h, que eram mde mais de 50 pontos no ibope, está abaixo dos 40, sendo este, a audiência média de uma novela das 18h no passado, que agora, tem que amargar índices abaixo de 25 pontos.

Mas nem sempre as baixas audiências são dadas as teleproduções com histórias insossas. Há novelas com belos enredos, mas não mais fazem bonitos perante as emissoras, principalmente as da Rede Globo.

Sou um noveleiro maníaco. Mas até isso uma coisa me chamou atenção: fico aqui com a TV ligada, mas de costas. As cenas vão se seguindo, e eu, vou fazendo outras coisas no computador.

Também há uma seguinte observação: o público. vamos comparar o público da década de 1970 com o público de 2000.

1. Naquela época, qual era a maior distração que alguém poderia ter em relação aos dias de hoje?

2. Quem naquela época poderia sair de casa à noite, se havia a tal ditadura militar se comparado aos dias de hoje, onde há cidades que funcionam 24h.

3. Quem nos dias de hoje quer ficar de 6 à 8 meses acompanhando uma novela, que no meio do caminho, pode tomar rumos completamentes diferentes ao que se foi planejado originalmente pelo autor, agradando ou não o público com certas adaptações no decorrer da trama?

Nesses tempos modernos em que as pessoas, homens e mulheres, jovens e adultos, correm para se ter uma vida digna, com seus estudos, seus trabalhos, com suas ocupações diárias, quem é que vai ficar perdendo seu tempo vendo novelas, se podem substituir este tempo fazendo outros afazeres, como; adiantar um trabalho; estudar ou ajudar seus filhos nas tarefas escolares; ir à uma academia; se encontrar com seus amigos, fisicamente ou virtualmente. Quem?

São infinidades de fatores que as emissoras televisivas devem observar, não só para as novelas, como para outras especialidades de programas. Hoje em dia, está cansativo de se ver TV como antes: sem atrativo, mesmo em suas novelas.

E quando alguma novela faz sucesso nos dias de hoje, deve-se ao fato de, uma vez por outra, o enredo da mesma está com total inspiração, como foi no caso de "Caras e Bocas", 2009.

Outra observação que deve ser notada, é que antigamente as novelas brasileiras eram mais dramáticas, eram mais ousadas, até pelo motivo da ditadura. Os atores com mais experiências tem muito mais competências comparando-se com os novatos. E muitos desses atores experientes estão em novelas de outras emissoras, pois a Globo sempre prefere rostinhos novos, mas com fraco desempenho de atuação. Por isso que existe, ainda, a novela "Malhação".

E alguns desses atores novatos, realmente tem sim, interesse pela profissão de ator, percebe-se pelo postura de trabalhar. Já há outros, parecem que só querem mesmo é ficar famoso e ganhar dinheiro e viver de escândalos nas revistas.

Hoje mesmo, estava aqui me lembrando como a Rede Globo nunca mais fez novelas regionais com tempo atual, no estilo de "A Indomada", "Tieta", "Renascer", "Irmãos Coragem", etc. Bom, o remake de Paraíso", 2009, foi o último exemplo de uma novela deste estilo, mas ainda está muito recente.

Acho que é preciso renovação. Só que encontrar esta renovação, este reciclagem, fica um pouco difícil, pra poder chamar atenção do público, que possívelmente, só sentem interesse em acompanhar as novelas a partrir da metade, onde começa a cair a máscara do vilão para o mocinho.

Acho que é isso. Novelas já mostraram o que tinha que mostrar. Cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, então. Já abordaram os temas que tinha que abordar. E apelar para o erotismo é o grande erro ou o maior acerto, depende do público e do momento. Aí vem a censura e trocam o nível de liberação.

Já a audiência das novelas, é como uma maré: numa hora, tá alta, noutra tá baixa. Mas está mais pra baixa que pra alta, porque o público de hoje é diferente dos telespectadores de outrora. Hoje já temos outros meios de distração que podem substituir melhor que perder de 45 minutos à 1h por dia vendo novelas.

Eu não vejo novelas de outras emissoras. Meu vício só são para os 3 horários de novelas da Rede Globo. "Malhação", por mim, já nem existia mais, e as minisséries, que por serem exibidas tardes demais, fica inviável acompanhá-las, mesmo que sejam tramas curtas. Mesmo assim, dou meu jeito de assistí-las, até onde dá.

Não vai demorar muito para iniciar uma crise televisiva, se tudo continuar do jeito de está. E muitas empresas fecharam as portas por falta de público. Se não tem cliente para aquele departamento, para quê mantê-lo ativo?

O povo quer é "carta de alforria" das novelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário