quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ponte dos Paivas: tenho direito um desconto no pedágio

Há uma praia aqui em Recife, mas precisamente entre Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho, que eu ainda não fui conhecer, mas que por direito, eu já deveria ter ido lá neste tempo todos de 4 anos que estamos morando em Pernambuco. Esta praia, é a Praia dos Paivas.

Já está em fase de finalização, a ponte que reduzirá em 30km, o percurso entre Recife e as praias do litoral sul pernambucanos. Mas certas mordomias requer certos sacrifícios. Para atravessar a ponte, haverá um pedágio, com valores de acima de R$ 3 nos dias utéis e R$ 5, nos sábados, domingos e feriados.

Simulação:

Bom, pelo menos, quem levar o "Paiva" no nome, deveria pelo menos ganhar um desconto, não é mesmo? Ora, é o nosso direito pelo o uso do nome, ora essa. Se eu sou um "Paiva", quero o meu direito, de pelo menos, ter um descontos nos finais de semanas e feriados, rsrsrs...

Brincadeiras à parte, eu já conheço este filme de pontes construídas para reduzir o tempo nas viagens às praias, norte ou sul, da região.

Há anos atrás, foi contruido a ponte sobre o Rio Ceará, no bairro da Barra do Ceará, que interliga as praias do município de Caucaia, começando por Iparana.

Claro que toda a população de Fortaleza, principalmente nós que morávamos naquela região, ficamos felizes, porque teríamos um acesso melhor do quê indo pela AV. Mister Hall, BR-222.

Mas vejo que a ponte é pouco usada, por um motivo: pedágio. Há quem use este acesso, por questões lógicas. Mas creio que a grande maioria do fortalezenses em sã conciência irá pagar pra atravessar um rio só pra reduzir tempo de viagem.

Do tempo que ainda estava por lá, pelo menos só usávamso a ponte em último caso. Nos casos de emergência, sim. Mas por lazer, acho que não compensar. Eu prefiro ir pelo caminho mais longo e aproveitar melhor o passeio. É o mesmo caso que pasarei a usar aqui, na Ponte dos Paivas.

Claro que essas duas pontes que citei, não se compara com a Ponte Rio-Niterói, que tem o mesmo esquema de cobrança de pedágio. Mas naquele caso, a infra-estrutura compensa, por se tratar de um dos símbolos do Rio de Janeiro, com uma extensão de 13km.

Mas outro ponto que observo é que tanto pra ida como pra volta, é sempre cobrado o pedágio. Se vai e volta sempre pelo mesmo trajeto, deveria ser cobrado pelo menos 1 vez por dia. A passagem de volta seria liberada, com uma apresentação de uma espécie de cupom para aquele indivíduo que fará realmente o uso do caminho.

Mas vejo que no começo, muita gente usará a Ponte dos Paivas. Mas vai usando sempre, que o dinheiro que você pagará o pedágio, poderia aumentar a porção no almoço. Foi assim com a gente lá no Ceará. Fomos ver a inauguração da ponte da Barra do Ceará. Mas sempre que vamos à Fortaleza, só em caso de extrema necessidade, pagaremos o pedágio, senão, é melhor fazer o caminho antigo.


Antes que eu esqueça de comentar: Há uma outra ponte, lá em Fortaleza, a ponte do Caça e Pesca, sobre a foz do Rio Cocó com o mar, que se interligará com a praia de Sabiaguaba e as praias sul, e que está em fase de finalização, por enquanto, não há previsão se cobrarão pedágio, como fazem na Ponte da Barra do Ceará.

Há muito fatores que não viabilizam, por hora, isso, como a infra-estrutura das vias do lado de Sabiaguaba. Mas que futuramente, isso pode acontecer.

Outros exemplo dessas pontes, estão também lá em Aracaju/SE e em Natal/RN.

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