quinta-feira, 4 de junho de 2009

Corinthians x Vasco: violência vergonhosa

... É por isso que não torço para time algum, de nenhum estado brasileiro, nem tampouco de outros países. Assumo: não curto futebol. Só acompanho em épocas de Copas Mundiais.

Acompanhando os noticiários nos telejornais e lendo notícias na internet, ontem (03 de junho), foi realizado no estádio do Pacaembu, um jogo pela Copa do Brasil: Corinthians x Vasco. O primeiro time segue na disputa. Ao final do jogo, houve uma sessão de violência entre torcedores de ambos os times, sendo que um acabou caindo numa emboscada do outro. Resultado: um morto, um ônibus incendiado e vários automóveis danificados, e mais uma vez, o Brasil, sede da Copa de 2014, se depara com tamanha vergonha.

Quem ganhou ou quem perdeu, não é motivo para brigas. Se um ganhou, é porque se preparou melhor que o outro, mas nem sempre quem está mais despreparado, perde a partida.

Um exemplo: a seleção brasileira na Copa de 2002. Os jogadores demosntraram que não estaam jogando, e sim mostrando belos passes - enfeitando mesmo - para mostrar ao público, como é o futebol do Brasil. Só um jogo que jogaram como deveriam. Mesmo assim, o Brasil levou o Pentacameonato. Mas em 2006, o mesmos desfiles futibolísticos não deu certo, e a seleção "dançou" para a França, no território dela.

Brasil, Copa de 2014: temos que mudar este comportamento ultrapassado e imediatamente. Violência, são para ogros-animais-irracionais. De fato, ao saber que o Brasil seria - agora de fato é - sede para uma copa, fiquei preocupado. E isso ainda me preocupa.

Já imaginou o que pode acontecer, em 2014, caso a seleção brasileira seje eliminada da Copa pela França, por exemplo? Se em duas copas, fomos vencidos por eles, uma 3ª vez, e logo no Brasil, o povo daqui não irá deixar barato, e pode ser que aconteça o que acontece sempre quando se há derrota de um time. Em tudo quando é uma disputa de grande porte, como a Copa do Brasil e o campeonato Brasileiro, sempre tem que surgir brigas, dentro ou fora das dependências dos estádios, antes, durante ou após o jogo. Isso quando não se há violência entre os próprios jogadores, dentro de campo.

O que aconteceu na noite de ontem, é uma ocorrência que deve ser extinta. Um país que começou a se preparar para Copa de 2014, não deve se comportar como torcedores de futebol de pelada de campo de subúrbio que fica ao lado de cemitério clandestino, com um matagal ao fundo. Ou muda isso ou é melhor a Fifa procurar outro país mais educado para sediar a Copa de 2014.

Por mais que não goste de futebol, estou super ansioso de que chegue logo este momento. Por conta disso, vou dedicar muitos posts sobre este tema (Copa de 2014) aqui no meu blog, relacionada as obras dos estádios e das cidades que receberão os jogos.

4 comentários:

  1. Por mim, acabaria com essa frescura d futebol! não sei pra q tantos campeonatos, isso apenas gera violência! mas os clubes não querem perder a mina d dinheiro q isso gera pra eles...! fazer o q! só nos resta ficar bem longe dessas "criaturas" q se acham torcedores! pra mim não passam d um mte d monstros e ainda por cima burros, pq enqto eles estão se matando em nome do time, os jogadores acabam o jogo e vão direto pra o hotel ficar na maior mordomia! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tiro tudo isso relacionando Netinho como se fosse um time de futebol.

    Eu gosto de Netinho, isso é fato. Mas só porque não gosto de outro artista, não vou sair por aí, esculhambando por aí, as outras banda de não gosto (apesar que há algumas que merecem mesmo, mas ninguém enxerga). Criticar os outros sem conhecer o trabalho dela, é no mínimo uma perca de tempo para quem critica.

    É do mesmo jeito no futebol: o time "X", é ídolo de um monte de torcedores. E enquanto eles se matam uns aos outros, os jogadores só ficam sbendo dos fatos, mas ninguém estende a mão, muito menos para as vítimas inocentes. Enquanto os torcedores quebram tudo na rua, os jogadores se masturbam no quarto de hotel, e ainda com uma grana alta na conta.

    E o mesmo acontece se relacionar os fãs de certos cantores/bandas em relação às outras. Os outros querem, por que querem que nós sigamos aqueles que ele segue.

    Agora, só quero ver mesmo é como será o comportamento do brasileiro na Copa de 2014. Vamos aguardar. Quem tiver vivo até lá, verá.

    ResponderExcluir
  3. e recife e natal ainda se metem a querer sediar a copa né?
    aqui falta seringa e esparadrapo nos postos d saúde, como uma matéria q passou na tv, e a governadora e a prefeita com sorriso d orelha a orelha, pq a copa vem pra cá tb! Mas é admissível, se numa construção boba já tem um desvio d dinheiro absurdo, vc imagina numa arena q vão fazer no valor d R$ 300 milhões, fora o resto q vão construir tb...
    é pra ficar feliz mesmo, não é?

    ResponderExcluir
  4. Em Recife, será construido um bairro inteiro, não só uma simples Arena. E é 30 minutos da minha casa.

    Poxa, tem tanto tempo para se construir um bairro, independente de Copa, só porque o caso é específico, o país agora vai se mexer com alguma coisa: será trem bala, metrô, novas ruas, alargamentos de avenidas, rodovias, etc... E tiveram tanto tempo pra fazerem um monte de coisa e só desviam o dinheiro público.

    Quero só ver como será os hospitais neste período. O mundo terá outros olhos do Brasil, na Copa de 2014. Pode esperar, este será o momento de se descobrir como é o Brasil.

    O Brasil tem 5 anos pra criar vergonha.

    ResponderExcluir