segunda-feira, 22 de junho de 2009

A minha visão de: "Caminho das Índias"

Como noveleiro global que sou, falarei aqui da novela "Caminho das Índias".

Logo antes dela estrear, eu já a via como um clone da novela "O Clone", ambas da mesma autora.

O que nas duas tem em comum: além da autora Glória Perez, seu enredo também se passa num país do oriente. Ao invés do Marrocos, a trama atual se passa na Índia. Há personagens indianos que vivem na ponte-aérea Índia/Brasil, como em "O Clone", como se ambos os países fossem vizinhas a cidade do Rio de Janeiro. Só em novela mesmo que pessoas viajam assim, com facilidade para o estrangeiro.

Mas o que vejo é que, pra mim, a novela não emplacou como "O Clone", mas é melhor que "América", também de Glória Perez.

Um indiano, que deveria ser protagonista, está confuso se ele ainda é mocinho ou vilão. Nos tempos que era fanático por Márcio Garcia, sempre o queria vê-lo protagonizando uma novela, ou fazendo vilânias. Só que achei frustrante este personagem Bahuan para ele. Márcio tem uma personalidade forte, e Bahuan acabou sendo prejudicado com isso e acho que se perdeu, até para a própria autora. Acho que o personagem desta novela das 21h, não combinou com o porte de Márcio Garcia, mas pelo menos é um personagem diferente que que eu já o vi fazendo.

Uma das cenas que já está cansando de se ver, é o da Norminha descendo as escadarias da Lapa, sendo sempre observada pelo Indra, sempre escondido, controlando o seu tesão pela mulher do guarda. Outras são as cenas do Zeca: Duda Nagle, é esforçado, mas desde "América", acho sua atuação enfraqueceu. Ele fez tão bem a novela "Agora é Que São Elas" e um vilãozinho em "Malhação", que hoje em dia, sua atuação não me convence, mesmo faznedo um personagem que dá chances de atuação. Mas quem sabe na hora que o badboy se dê mal com a justiça?

Já no núcleo indiano, só o que vejo é um monte de gente dizendo: tik, are baba, baghuan keliê, narrin, e muitas cenas de indianas dançando o bhangra, da música indiana.

Portanto, há momento em que estou vendo esta novela que desisto de ver o resto do capítulo do dia, porque está ficando cansativa de acompanhar até o dia 18 de setembro. Mas mesmo assim, estou assistindo-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário