quinta-feira, 25 de junho de 2009

Filho único: Vantagens e Desvantagens

SOU FILHO ÚNICO:
(Bruno Rhavani)

Sou filho único
Animado no mundo
Luto sozinho
Seguindo o meu caminho
Vou construindo o meu cantinho

Mimado?
Você é que acha
Posso até ser
Se quiser saber
Venha me conhecer

Sou filho único
Tenho tudo o que quero
Conservo minhas conquistas
Com as lágrimas da alegria

Lágrimas da solidão
Lágrimas de paixão
Lágrimas de emoção
Lágrimas do coração

Sou filho único
Sem irmão, sem sobrinhos
Só tenha a certeza
Todos terão o meu carinho

Carinho de amor
Carinho de prazer
Carinho de amigo
Carinho com cafunézinho

Sou filho único
Meus desejos se tornam mais secretos
Meus sonhos, mais modernos
E o meu amor...

Por onde anda o meu amor?
No rosto de quem?
Nos olhos de quem?
No coração de quem?
Confiar em quem?

Sou filho único
Único no mundo
Único para tudo
Único para todos

Sou um filho do mundo



---------------------

Ser filho único, posso dizer que não são para muitos: são para os que necessitam de muita atenção neste plano, creio eu. Sem irmão para compartilhar minha vida com meus segredos mais secretos, fico com todos os meus ânceios engasgado dentro de mim.

Porque não se abrir com meus pais? Porque há assuntos que eles mesmos não entendem, e acham que isso é só mais uma questão passageira.

Bom, mas a questão que quero abordar é a vantagem e a desvantagem de ser filho único.

Quando somos criança, ainda há uma esperança de quê possa surgir um irmão. No meu caso, no ano de 1990, nem sabía, mas minha mãe teve que ser internada. Depois, soube que ela teve um aborto. Naquela época, foi-se a minha última chance de poder ter um irmão. Caso tivesse completado o ciclo normal da gravidez, hoje ele ou ela estaria com 19 anos. Mas infelizmente, fui o único filho que a natureza quis que permanecesse para construir minha história.

Creio que não tenho nem nada importante para contar sobre minha vida no futuro. Não tenho muitos assuntos sobre mim que só vive em casa, desocupado da vida, eternamente mimado pelos pais, tendo tudo nas mãos, assim, de lambuja.

Por excesso de zelo dos meus pais, também acabo sendo prejudicado. Eles sempre me seguem por onde quer que eu vá. Não sei se outros pais que tenha algum filho único, também são assim. Meu pai nunca me dá o carro para sair sozinho. Isso nunca fará com que elimine minha timidez, que é outro ponto para alguns dos filhos únicos.

Solidão, sempre está presente em minha vida. E no dia que ficar só no mundo, sem meus pais? Como não tenho irmãos, para confortarmos juntos a dor da perda, tudo irá cair pra cima de mim.

Se não tenho irmão, nunca saberei qual é a sensação de ser tio. Se minha irmã fosse viva, talvez já seria. Talvez eu teria outra personalidade e não seria este "estorvo vegetativo" dentro de casa". Já sinto uma necessidade de "sair de casa", mas quando penso melhor no assunto, me dá um medo.

Não sei se é o certo eu afirmar que os filhos únicos são mais medrosos do quê os que tem irmãos, mas só sei que somos mais sensíveis e vulneráveis às armadilhas da vida. Com um irmão, ficaria mais fácil ter uma companhia para sair de casa, passear no shopping, brincar, ir à uma balda, enfim, pois sempre saberia que junto de mim, estaria alguém que é uma parte de mim, em outro ser.

Sou muito apegado à bens materiais, até como uma forma de substituir a ausência de alguém. Mas porque não procurar uma namorada? Namorada(o), noiva(o), esposa(o), não quer dizer que irá substituir um irmão. Sinceramente, este quesito, para os dias de hoje, já nem confio em um parceiro matrimonial, quizá, até do próprio irmão.

Vejo muitos irmãos que, por ciúmes de ser o mais querido do pai ou de outro alguém da família, acaba se revoltando para seu próprio irmão. Tem também aquela história de ter que dividir uma coisa para todos, caso só um seje o responsável por aquilo. Como filho único, tenho tudo que quero, só pra mim, sem dividir com ninguém. Imagine se eu visse um irmão meu ou virse versa, recebendo um prêmio e o outro ficar só olhando? Aí pode se iniciar uma intriga, inveja: se ele recebeu, eu também quero, um igual ou melhor que o dele.

Confesso: sou individualista sim. Fico incomodado em ter que dividir algo. O que eu faço, é pra mim, não para entregar satisfazer há terceiros. Eu deixo que as vejam, mas não que se aposem. Emprestar algo, já vou logo falando: "Não empresto nada. Posso até copiar, mas emprestar... não sei como irá cuidar aquilo que é meu como eu cuido". Eu tenho muitas coisas antigas, que todos ficam abismado pela conservação por conta do tempo que eu tenho aquilo.

Por mais que reclame que não tenho ninguém para compartilhar meus segredos, há momentos que penso: "Não será que é melhor assim? Pra que o meu irmã ou minha irmã tem que saber se o assunto é meu?". Não sei se seria assim, caso eles tivessem seus segredos, mas se o assunto não é meu, para quê me meter nos seus problemas? Se eu não quero nem que pessoas que tem contato comigo se interfiram sobre aquilo que faço, fiz ou irei fazer, se vai sair bonito ou feio, cheiroso ou podre, ridículo ou não, porque que o meu irmão teria se interferir também. E o mesmo caso que cito, também serve pra mim.

Se meus irmãos quisessem fazer uma tatuagem no seu corpo, lógico que tenhamos que prepará-los eles para futuros arrependimentos, mesmo que a imagem seje um arco-íris ou o nome de sua família. Uma coisa é interferir na vida de alguém moderadamente outra é interferir sempre, ou seja, palpitar muito do que é certo ou errado, feio ou bonito, cheiroso ou podre, ridículo ou não, grosso ou delicado.

Portanto, ser filho único há suas vantagens e desvantagens, como também para quem tem irmãos. Mas pelo menos, quem tem irmão, tem um outro alguém que você sabe que te acompanhou por uma vida ao seu lado, diferente de um meio-irmão, primo, amigo, namorada, esposa.

Já imaginou os pais que tem mais de um filho, todos eles tendo que estudar em colégios particulares, dos mais sofisticados? Onde os pais, mesmo trabalhando nos melhores empregos, com bons cargos, ótimos salários, irão tirar a grana para mensalidades? Se forem dois filhos, até se salva, mas se o número de filhos for o dobro ou mais? Só se os pais deles forem artistas da música ou de TV, políticos, ou herdeiros da família real.



DESVANTAGEM:

1. Solidão.
2. Timidez*, *mas nem todos os casos.
3. Excesso de mimo pelos pais.
4. Ausência de amigos*, mas depende de cada caso.
5. Individualista*.
6. Ao ficarmos órfãos, é só entre nós e mundo.
7. Jamais terá sobrinhos.

VANTAGEM:

1. Tem tudo o que quer pra sí.
2. Ninguém perturba.
3. Não há estresse com ciumeira de irmão.
4. Não divide nada com ninguém, nem mesmo os pais, rsrsrs...
5. Pode estudar nos melhores colégios particulares da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário