domingo, 25 de julho de 2010

O que aconteceu no show de Netinho, no Fortal 2010?

Amigos, li um depoimento no Facebook de Luana Lima, que me chamou atenção sobre a organização do Arena Vip, para o Fortal 2010, com Netinho.

-------------------------------------------------------------------------------------

(Por Luana Lima, no Facebook).
Fortal 2010!

 25 de julho de 2010, às 14:42
Primeiro, gostaria de parabenizar o Fortal pela nova estrutura da avenida, sem cordeiros e com mais espaço para os foliões...muito bom! Deu para notar muuito a diferença na hora de pular... mas em compensação, a sexta de Arena foi uma vergonha e uma total falta de respeito com os fãs e com o próprio artista Netinho!


Muita gente estava ali, às 4h da matina, que era para ter sido às 3h
, esperando pelo show DELE e de + ninguém! Até Netinho estava ali desde as 3h esperando para poder subir e tocar... ele queria o show, nós queríamos o show e ninguém o teve por completo! Pagou-se para ver apenas o show dele e mesmo assim a organização falhou com todos!

A maior demonstração de respeito veio de Netinho, que subiu ao palco e mesmo fazendo um show de apenas 3 músicas mostrou a todos o que é ter profissionalismo e respeito aos fãs! Acabou por assumir uma parte da culpa que não era sua, e se mostrando superior a tudo o que estava acontecendo, "livrando um pouco a cara" da organização do Fortal, que pecou feio com todos! Sequer subindo ao palco para explicar o que realmente tinha acontecido e deixando para que o artista o fizesse...

Bom, não costumo me manifestar tanto ou protestar quando acontece algo, prefiro guardar para mim, mas desta vez acho que precisei disto. Foi mais um desabafo em relação ao que aconteceu, e agora é esperar o próximo show de Netinho por aqui, pra curtir, extrapolar e fazer Fortaleza virar uma CIDADE ELÉTRICA de novo!

Sexta foi o suficiente para admirar mais e mais Netinho!! Ele foi o culpado por ter me feito acordar cantando no dia seguinte, apesar de tudo! rs.

Parabéns pelo seu profissionalismo e o de toda a sua equipe, e até a volta!


-------------------------------------------------------------------------------------


Não sei, mas parece que eu estava advinhando. Estava querendo muito em ir, mas alguma coisa dizía: "Não vá este ano".

Tanto que realemnte, descogitei minha presença no Fortal 2010 quando houve uma série de shows de Netinho em Pernambuco. Isso me fez relevar minha decisão, pois se o tinha visto umas 5 vezes antes do Fortal, e ainda fico sabendo que haverá 2 shows no mês de agosto, porque teria que enfrentar 800km de estrada, 10h de viagem, comprar um ingresso Arena Vip - camarote, ficar esperando por Netinho - pois a minha viagem só seria por causa e exclusivamente para o show dele - e ter que ficar esperando, feito um abestado-otário até 3h da madrugada, pra ver um show começar às 4h da manhã e ainda por cima, só ouví-lo cantar 3 músicas somente?

Isto é, 3 músicas não é show. É uma participação especial.

Gente, nem não sei o que teria feito se eu tivesse ido para o Fortal. Mas se houve desorganização, se nos deixaram lezados, esperando por algo numa grande expectativa, que acabou não acontecendo, a culpa não é para o artista no palco. Não sei se caberia um PROCON neste caso. Não só à favor de Netinho como para os fãs que se sentiram lezados. Que prejuízo!!!

Minha mãe foi à Fortaleza, mas por outro assunto. Eu tinha pedido à ela para ir ver o show de Netinho no Fortal, e comprar o Arena Vip - camarote. Mas quando soube que o show de Netinho só iria ser às 3h da madrugada, avisei pra ela não ir mais. Não iria deixar minha mãe - sozinha - no meio de um cambada de bêbados, sendo pisoteada, esmagada, já que ela não tem mais capacidade física pra isso, após consequência do seu acidente em maio de 1993.

Agora, imagina se ela tivesse ido ou se eu tivesse ido? Seria uma viagem perdida, pois ela já sabe que um show dura 2h, não me calaria por um espetáculo de 15 minutos.

Eu também colocaria a minha no fogo, se a produção de Netinho teve alguma culpa nisso.

Minha mãe ligou pra um assistente de Netinho, que lhe informara que já estava de saída para a Arena Fortal, montar o palco. Isso era umas 15h. E é sempre neste horário mesmo, que em alguns desses 39 shows de Netinho que fui, que eles montam o palco.

Alguns exemplos disto, pois sou testemunha ocular, foram nas cidades de: São José da Coroa Grande, em duas ocasiões, nos dias 12.01.2008 e no dia 24.01.2009, como também em São Lourenço da Mata, no dia 25 de junho de 2010, ambas cidades pernambucancas.

Só em alguns casos, que a banda tem que ser montada as pressas, minutos antes do show, pois o palco ou trio, estão ocupados com outras bandas.

As meninas de Fortaleza, com certeza ficaram estarrecidas com o ocorrido e estou tentando aqui, imaginar a cena.

É por isso que falo: o artista sempre acaba pagando pelos erros que não é dele, porque o público acha que quem tá errado, é o cantor. Ninguém procura por culpa na produção do evento - neste caso, Fortal; Ninguém culpa a produção do artista anterior, que possa ter dado uma esticadinha no show.

Se Netinho quis se culpar, pra tentar evitar amenizar um pouco da frustação ocasionada ao público, não devia.

Queria saber se tivesse acontecido num show da Ivete Sangalo, pra ver o que bafafá sairía deste angú. Em tudo que fosse de revistas, sites e jornais. A repercursão seria grande. Mas com Netinho? Saiu alguma nota, mesmo pequena que fosse sobre o caso em algum lugar? Nem no blog do Fortal. Só soube das chuvas de críticas à Netinho no seu Twitter, e com certeza, lá na comunidade do Orkut, deve está precisando de uma bela faxina.

Muito me admira, o Fortal, que mudou de local, agora numa área mais cômoda e com espaço de sobra, só usar um palco no Arena Vip. Em muitos dos shows deste porte, aqui em Pernambuco, vemos dois palcos, como também foi lá no Odonto Fantasy, em Aracaju/SE.

Espero que isso não aconteça no show de Netinho, no dia 27 de agosto, no Cabanga Iate Clube, aqui em Recife, pois como Lulu Santos não gosta que nenhuma outra banda se apresente antes dele, então faça o seu show, sem demora.

Depois deste ocorrido, creio muito que Netinho volte à se apresentar na Arena Vip. Mas se fosse comigo, exigiria duas noites, pra compensar o fiasco e a vergonha que todos passaram. Por que isso sim, foi uma vergonha. São coisas que acontecem, mas que poderiam ter sido evitadas.

Ainda bem que não estive presente. Se só sabendo, por alto, do ocorrido, acabei escrevendo este manifesto, imagina se eu tivesse testemunhado a situação.

Desrespeito ao folião que viajou longas distâncias para ir ver Netinho - falo dos fãs mesmo, que seguem. Desrespeito aos foliões que pagaram. Desrespeito à toda equipe de Netinho, que foram à Fortaleza, levar a alegria, a ireverência, a magia para aquele público - pelo horário de 3h, 4h da manhã, já tudo bêbado mesmo - e se frustraram, tanto quanto o próprio público.

Apesar que eles foram lá, levar diversão, a equipe Netinho não estava alí para brincadeiras. Estavam todos alí, trabalhando. A produção do Fortal merece realizar um show de desculpas, à este público, de graça. Se eu fui contratado para realizar um show, tenho que mostrar o meu show, e não só cantar 3 músicas. A produção do Fortal, com certeza, estava ciente da agenda de Netinho, que precisaria terminar o show num determinado horário, pois o mesmo já tinha show marcado. A produção da banda anterior também deveria ter estado ciente da agenda de Netinho. E o que fez a banda anterior ao de Netinho? Não sei, não estava lá pra ver.

Portanto amigos, neste caso vocês deveriam ter levado o caso às ordens públicas, porque vocês foram ver um show que não tiveram. Como falei acima: 3 músicas não é show. E só uma participação especial. Vocês foram lezadas.

E pra toda à equipe Netinho, todo o meu apoio, pois eu confio, acredito no trabalho de vocês e sempre observo o trabalho de vocês. Se não fosse assim, não teria estado presente em 39 shows.

Um comentário:

  1. Eu li uma manifestação sobre isso no Facebook e já tinha lido algo, por alto, sobre o caso no Twitter.

    Acho que quem se sentiu lezado, teria que processar o Evento Fortal. Até a própria produção de Netinho poderia fazer isso, porque o próprio, e principalmente Netinho, foi o mais lezado nisso tudo.

    1º. Quem o acompanha diáriamente Netinho no seu blog, Twitter, Facebook, percerbia-se a tamanha emplogação dele em levar o Projeto "A Caixa Mágica" aos meus conterrâneos.

    2º. É de costume que a Produção do Netinho monte os equipamentos nos shows em palco, sempre por volta das 15, 16h, pra evitar certos atrasos. E sempre que há show de Netinho, só ele e mais ninguém, os atrasos são os mínimos possíveis. Algo similar aconteceu no "Festival de Verão do Recife", em 2007, mas ele fez um show em 75 minutos, tendo que reduzir as músicas.

    3º. Se Netinho cantou 3 músicas, não foi um show: foi uma participação especial. A Produção do Fortal fica devendo isto à ele. Apesar de ter sido o 5 ano consecutivo dele no Arena Vip, os organizadores, por obrigação e respeito aos foliões e fãs, deveria fazer um show gratuito de Netinho.

    É fácil botar a culpa no artista. A culpa sempre cai pra cima do artista, mas ninguém procura o real motivo, o principal culpado.

    Acho que deveria haver multa, para o bloco e ao show que não começar na hora marcada e terminar fora do tempo estipulado, não só no Fortal, como pra qualquer evento deste porte, como e principalmente no carnaval de Salvador.

    Concordo com os cometários deixados na comunidade Netinho, no Orkut, no tópico "Fortaleza - Decepção". E só de pensar que eu quase ia pro Fortal, porque se eu tivesse ido, iria fazer uma dissertação bem mais mal criada que esta.

    "Tomate", só porque tá no topo do sucesso, se acha no direito de atrasar um show? Tá "estrela" assim? Cadê o seu profissionalismo? E onde estava a Produção do Fortal, "cumendo água"?

    PROCON NELES, ao Fortal, neste caso. Façam valer os seus direitos quem se sentiu lezado. Vocês compraram, esperaram uma coisa e tiveram outra.

    ResponderExcluir