segunda-feira, 5 de julho de 2010

Trânsito caótico nas principais cidades

Haverá um dia, que o trânsito nas principais cidades do mundo, facará tão caótico, mas tão caótico, que nem será preciso sair pra rua: terá engarrafamento até dentro da garagem das nossas casas.

Depois que vim morar em PE, nunca mais usei transporte público. Acho que desaprendi andar de ônibus, rsrsrs... É não,!! É porque eu ainda não tive a chance de pegar um dia pra fazer uma espéice de "tour": andar de terminal em terminal, pra poder saber ao certo, que linha vai pra determinado ponto.

Sempre vejo aqui pelo site do jornal DN, lá de Fortaleza, como anda o transito de lá. E na 2ª vez que fui, ano passado, à Fortaleza, nunca tinha pego um engarrafamento como peguei, lá no centro.

Na minha época, havia sim, os congestionamentos, mas não da forma que vi. E pra piorar, ainda entramos no buraco errado, e ficamos mais enganchados ainda.

Se as pessoas hoje em dia, preferem comprar seus próprios veículos, é porque sabem da má qualidade dos transportes públicos, principalmente no Brasil. Além dos veículos estarem mal conservados, podem ficar no prego no pior momento. Tem o risco de certos trechos do percurso, o carro ser vítima de assalto. Ainda tem o mal humro dos funcionários, como motorista, cobradores e nos terminais. Tudo isso, desestimula o uso dos coletivos, além da superlotação e de um monte de gente se esfregando na gente, peidando na nossa cara, cochilando no nosso ombro e muitas outras coisas.

E em Fortaleza, a malha ferroviária atualmente, devido as obras do Metrofor, estão fazendo falta, porque os trens, não solucionavam, mas amenizava um pouco. Só que acho que mesmo assim, ainda é muito pouco os serviços de trem, mesmo que depois de funcionando o metrô. Fortaleza teria que demolir um monte de prédios para se readaptar. Agora, imaginem obras do metrofor na AV. Santos Dummont, como há projetos para isso?

Em Recife, as principais avenidas, tem 3 faixas, pra cada lado. Em Fortaleza, são duas. Tanto que já soube das mudanças que acontecerão na Santos Dummont, Dom Luís e Desembargador Moreira, onde elas se tornarão mão única. Aqui também é caótico. Em dias de chuvas, então. Mas observem a proporção de Recife para Fortaleza.

Quem sabe um dia, não inventam um veículo aero-aquático-terrestre, que além de andar em terra, ele pode ser navegável em qualquer ambiente com água como também ser usado como um avião. Mas pra isso, o condutor teria que tirar 3 permissões: o de dirigir, o de navegar e o de voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário