sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Twitter: Xuxa, está é a realidade do mundo virtual

Ontem, lendo os anúncios no site da Globo.com, me deparei com uma reportagem onde fala que a apresentadora Xuxa, soltou os verbos no microblog Twitter.

O motivo foi causado por um erro de português, escrito por sua filha, Sacha, em seu Twitter, onde a menina, de 11 anos, comentou que "faria uma 'sena' = cena". Acidentalmente escreveu com "S" no lugar do "C".

Acho super normal a gente errar nos dígitos, principalmente quem é criança.

Tá certo que eu me irrito, quando vejo um texto meu com erro de ortografia, mas agradeço quando me corrigem. Assim, não erro novamente. Não sou um dicionário. Só que não precisa baixar o nível no linguajar.

Só que um twitteiro viu isso e simplesmente soltou críticas, tanto pra Sacha quanto para sua mãe, Xuxa. Lógico que dou razão à Xuxa em soltar certas palavras impronunciáveis, e do repúdio à este tipo de gente sem educação.

Mas é aí que está a coisa:

Com esse aumento de usuários nos sites de relacionamentos, como: Orkut, Facebook, Twitter, atc, além dos blog's pessoais de cada pessoa, todos nós estamos sujeitos à interferências de certos "malas internáuticos".

São pessoas que não se contentam em denegrir a imagem alheia e com um gancho, ou até mesmo numa brincadeira onde não foram chamados, se metem com suas críticas constrangedoras. Sentem prazer em fazer estardalhaços onde aparecem.

Esta é a realidade para quem usa a internet para se relacionar com alguém. Não querem ou não sabem interagir, calem-se ou se retire do recinto.

Sei muito bem o que passar por isso. Me afastei da comunidade Netinho, no Orkut, por conta desses seres imbecis, que ainda usam perfis ocultos. Tive que bloquear todo o acesso de recados, fotos, depoimentos deste meu espaço, para os não-contatos. O mesmo ocorre no Flickr e no Facebook.

As minhas comunidades também são todas moderadas: autorizo quem pede, quando e quem eu quiser, como retiro-as quando achar que for necessário. E se não estão gostando de participar delas: porque entrou ou porque ainda não se retirou? O mesmo será para o Facebook e para o Flickr.

Não costumo excluir ninguém, só porque não tenho muito contato com ela - salvo que há momentos que me arrependo de ter autorizado à entrada de certas pessoas avulsas, que não tenham o perfil que peço lá em meu orkut, que é ser fã de Netinho (Bahia) e as faço - mas não quer dizer que será pra sempre assim. Por enquanto não há conteúdos específicos para conversarmos, mais ao surgir, porque não aumentar mais a participação?!

Neste meu blog, como lá na minha conta do Youtube, comentários são todos moderados, deletando comentários ofensivos.

Se for pra escrever merdas, é bom nem curiar.

Xuxa, em seu Twitter, falou certo, de se negar em falar com este tipo de gente, mas deve entender que nem todos são assim, e que não prejudicasse os seus contatos com seus fãs. Simplesmente, só não respondesse à este rapaz que falou de Sacha. Mais fácil seria que o excluísse-o dos seus contatos e bloqueá-lo. Se já falou o seu recado, continue usurfruindo da ferramenta, porque há momentos da vida que uma crítica a mais ou a menos, não faz nenhuma cócegas.

- Deixa de ser besta, Xuxa, e não se cale mesmo. Fale mesmo, quando tem que falar. Você não é obrigada à agradar todo um planeta. Também és uma pessoa normal, antes de ser a "Rainha dos Baixinhos", uma das maiores apresentadoras de TV, com seus erros e acertos. Você consquistou o seu espaço com garra e muito trabalho. Quem é este ser que teve audácia de criticar um mísero erro de português de sua filha? Deve ser o pobre coitado, despeitado analfabeto, que não conseguiu vencer na vida.

Mas, por causa de um culpado, todos pagam. Ruim para àqueles fãs, que sonhavam em ter algum contato mais próximo com sua "ídola", agora nem isso podem ter.

E poder está tendo este contato mais próximo com o ídolo da gente, ameniza até mais o nosso coração, do sonho em um dia poder está ao seu lado. Mas só que 3 anos depois, fica uma coisa tão rotineira, que já se torna normal.

---

Já houve casos de ter que ser grosso com certos contatos em meu orkut, que a pessoa simplesmente se retirou. Mas como não defender o conteúdo do meu espaço - mesmo sendo público, só para meus contatos - se me senti ofendido com seus comentários? Eu não a excluí, esta pessoa que se retirou por livre e espontânea vontade.

Já escrevi sobre este assunto em maio deste ano. Mas só digo que não tolero é falta de respeito comigo e tudo relacionado à mim.

Há momentos que tenho vontade de faltar com respeito à certas pessoas, mas é melhor só ignorá-la.

Eu vejo cada atitudes, leio cada coisa na internet, que dá vontade de falar, mas pra bom relacionamento com outras pessoas, quando um burro relicha o outro baixa as orelhas e fica calado abanando o rabo. Não vou sair no orkut alheio, dizendo que tal foto ficou o lixo. Só me manifesto quando vejo que realmente está ocorrendo um cometário injusto.

Faço de conta que minhas fotos foram tiradas com máquina de filme, quando a gente só sabia que a imagem ficou horrível, depois de reveladas. E se saiu fazendo caras e bocas, não as façam, pois vai do mesmo jeito, ou então saia do meu foco.

---

Por isso que não entro nesta moda de Twitter - o microblog que virou mania entre os famosos - pois além de não conseguir me contentar em escrever textos de 140 caractéres, não quero me expor mais que já fiz no Orkut, Facebook e em certos blog's.

Meu blog do Spaces Live e o Flickr, estão tão assim, meio de de lado. Flickr é um exemplo de que poderia abrir, mas não usá-lo muito, e é o que está acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário