sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Valem a pena ver de novo?

Há um mês atrás, o "Vale a Pena Ver de Novo", da Rede Globo, está reexibindo a novela das 19h, "Sete Pecados", exibinda entre junho de 2007 à fevereiro de 2008, com uma relatia audiência não tão empolgante, mas satisfatória, como até a própria história.

Além de ser uma produção do autor Walcyr Carrasco, o mesmo dos sucessos "Alma Gêmea", "Chocolate com Pimenta" e "O Cravo e a Rosa", este foi a sua 1ª novela que não foi de época, na Rede Globo. Acho que isso foi um choque para quem é fã de suas novelas, como eu.

Assisti à todas suas novelas, incluindo "A Padroeira", que não foi de muito agrado, e a mesma nunca foi reprisada no vespertino.

Na época normal de "Sete Pecados", eu via a novela meio que à força. Ou seja, sentia que algo estranho tinha nela. e este algo estranho realemnte existia, e na época, em 2007, estava sendo exibida no "Vale a Pena Ver de Novo", a novela "Da Cor do Pecado", que havia um pouco mais de 1 mês que estava no ar.

E o que tinha em comum entre essas duas novelas? O casal de protagonistas: Reynaldo Gianechini e Giovana Antonelli.

Enquanto na trama de João Emanuel Carneiro, Bárbara (Giovana), a ex-noiva que passou a infernizar e supostamente matar o seu amor, por conta dos seus ciúmes do Paco com a Preta (Thaís Araújo) e de ainda se envolver com o mesmo Paco, se disfarçando de Apolo, o seu irmão gêmeo desconhecido e sumido num naufrágio no Maranhão, na outra trama das 19h, a então "Sete Pecados", os mesmos Giane e Giovana, desta vez eram marido e mulher, tiveram a vida dos seus personagens tumultuadas com um amor impossível de Beatriz (Priscila Fantin), vivendo todos os tipos de pecados, entre invejas e a íra dos outros, talvez foi impossível não relacionar as duas produções que estavam no ar, naquele ano de 2007.

"Da Cor do Pecado", mesmo estando em reprise, tinha muito mais força e presença, do quê a inédita das 19h e que não empolgou muito o público.

"Sete Pecados" já veio seguida da já fracassada "Pé na Jaca", de Carlos Lombardi e mesmo sendo uma novela do já bem sucedido Walcyr Carrasco, ela acabou não sendo uma novela cômica, e sim, uma trama de suspense à nível de Sílvio de Abreu. Era assim que via a novela "Sete Pecados": como uma novela do Sílvio de Abreu.

Tanto que houve chiados de pessoas, na internet, quando a Globo oficializou a reprise desta novela, à partir do mês de setembro. Eu também achei que ela nunca seria reprisada, por conta do seu não-sucesso esperado. Já a sua sucessora, "Beleza Pura", tinha mais cara para uma reprise. Só que por sua vez, ela estava muito mais recente que "Sete Pecados", que estava no ar há 3 anos atrás.

E como todos já sabem, as novelas da Rede Globo, classificadas como recomendadas para maiores de 12 anos, não podem ser exibidas antes das 21h, devido à esta censura. Ou seja, o "Vale a Pena Ver de Novo" não empolga mais como antigamente.

Será que as novelas reprisadas nas tarde, pela Rede Globo, ainda valem a pena ver de novo?

Só valem para aquelas que realmente tem presença. Será muito bem vinda, as novelas "Caras e Bocas", 'Ti Ti Ti - 2010", "Beleza Pura", "O Profeta" "Desejo Proibido", "Paraíso", "Cama de Gato", "Escrito Nas Estrelas". foram que se estivessem liberadas, "A Favorita", "Caminho das Índias" e até as arrastadas e sonolentas "Páginas da Vida" e "Viver a Vida".

Infelizmente, o sucesso "Cobras & Lagartos" foi reclassificada para maiores de 12 anos. Portanto, enquanto persistir esta censura, ela não poderá ser reprisada, mesmo passando por um processo de edição, com eliminação de cenas mais fortes.

Mas se no canal aberto, a justiça "pega no pé", como foi no caso de "Senhora do Destino" quando reprisou, porque que no canal fechado, essas novelas de conteúdo mais fortes podem ser reprisadas nesses horários?


Me refiro à novela "Por Amor" e ao horário alternativo de "Vale Tudo", no canal Viva, que exibe o mesmo capítulo, desta novela de Gilberto Braga em dois horários: originalemnte à 00:45 e alternativamente às 12h.

Sabe, por conta dessas reprises, me deu vontade urgente de assinar uma TV por assinatura. Estou perdendo "Quatro por Quatro", que cheguei a acompanhar por um aplicativo no orkut, mas pela internet, o vídeo fica engasgando. Sabe porque? Agora sim, tenho uma esperança de poder rever a novela "Vamp", como outras novelas mais antigas. No caso, se já tivesse uma assinatura, estava acompanhando "Vale Tudo", ao meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário