terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Malhação" e o excesso de "suburbanos".

Quando estreou a nova temporada de "Malhação", eu achava que ela conseguiria trazer novidades, até pra suprir o desgaste natural que ela vem sofrendo ao longo de 15 anos de exibição e temas já desgastamente repetitivos.

Parece que ela só existe para dar emprego à atores que estão sem trabalho, como oferecer "o 1º emprego" aos novatos.

O único personagem que está se destacando, pra mim, é o "goleiro": e eu detesto futebol.

Mas do resto, todos os núcleos já foram mostrado em outras temporadas: alguém pobre, do subúrbio do Rio de Janeiro - ou do interior de outros estados do Brasil - que conseguem uma bolsa de estudos num colégio de mauricinhos e patricinhas; os mesmo tem que enfrentar as diferenças sociais entre os ricos e de quebra, nascem um romance entre um pobre e um rico, fazendo com que alguém tenha um ciúme mortal do rival.

Logo no começo desta temporada, eu achei que a coisa iria fluir, mas só bastou começar os preconceitos entre os personagens ricos com os pobres para começar os insultos. É suburbano pra lá, pra cá pra todos os lados.

E por acaso, as pessoas que moram em subúrbio são seres de outro planeta?

Não, nunca morei em bairros suburbanos, porém, sempre morei longe do centro da cidade, como dos bairros que possui mais facilidade de assistências. Mas sofri e sei o quanto morar em bairros periféricos é um pouco chato, porque sempre somos vítimas dos termos: "Você não mora: se esconde". "Não te visito, porque você mora longe", etc.

Pra quem fala isso, não sabem o quanto isso dói em quem ouve. Ao menos, praqueles que se importam. E eu me importo sim, em muitas coisas. Meus pais me falam pra não ligar pra isso, mas me importo sim. Por isso que cobro, quando percebo que estão me enrolando. Só que deixei de pressionar mais. Mas só digo uma coisa: "A minha distância, é a mesma daqui pra aí como daí pra cá. Quando um vai, o outro vem".

O problema nesta atual temporada de "Malhação", está no excesso do uso da palavra: "suburbano".

E posso dizer uma coisa: isso está me incomodando. Portanto, o mais fácil para não ouvir isso é não assistir à novela. Só estou demonstrando a minha insatisfação.

Tá certo que é uma história de televisão, mas deve-se moderar em as palavras que são excessivamente duras, ditas no ar. Quem se sente um suburbano, saibam que vocês também são pessoas e mostrem aos "berços-de-ouros" que o maior valor desta vida, é lutar por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário