domingo, 12 de setembro de 2010

Nokia 6020: 3 anos e 7 meses depois, surgindo sinais de substituição.

Será que agora, a bateria do meu celular vai de vez?

Porque fiz esta pergunta?

Bom, no início de fevereiro de 2007, vi no site das Lojas Americanas uma oferta deste modelo de celular, desbloqueado, com foto, por R$: 399,00. Era pra poder usar os meus chips, pois na época, estava tendo problemas com dois celulares meus, por conta de baterias gastas.

Só que acabei trazendo comigo, o chip da Oi de Pernambuco. A princípio, nem queria, por conta que já tínhamos outras linhas, mas decidi ficar com o chip, até porque, quando fosse preciso, ninguém iria me ligar com um número de celular de Fortaleza, né?

E recentemente, com sei nem quantos outros aparelhos celulares, alguns já tendo que trocar de baterias também, outros já receberam "aposentadoria", vim percebendo que, depois de mais de 3 anos e 7 meses, a bateria do meu Nokia 6020 ainda estava em prefeitas condições. Até comentei recentemente que ainda não tinha me apresentado um comportamento estranho.

Em outras cocasiões, eu anotava as datas de cada carrego, para cada celular. Com o aumento de aparelhos, parei com isso, pois monitorar 8 é cansativo.

No final de semana passado, viajei para Maceió. E no dia pra retornar, o meu celular precisou ser carrregado, mais pelo motivo de desgaste mesmo da carga. E como sei que entre um carrego e outro, ele me dá um intervalo de 1 semana e meia, só em Stand-By. Carregado 2ª-feira, fui surpreendido com o bip de descarregado na manhã de ontem. Ao menos, deu tempo botar pra carregá-lo, antes de sairmos para Recife.

E eu, cá comigo: "E já tá pedindo carga? Nem te usei tanto assim, no máximo, pra tirar as fotos que felizmente, consegui descarregar no PC".

Se fiquei surpreso por ter carregado a bateria em menos de 1 semana, mais surpreso fiquei em saber que de ontem pra hoje, a bateria voltou a "pedir carga": "Como assim, se te carreguei ontem de manhã? É ciúmes dos MT 6225-E71, um aparelho da China? Tá de sacanagem, não?!".

Não, talvez não seja sacanagem. Talvez seja uma suspeita minha que desta vez, a bateria do meu celular Nokia 6020 deverá ser substituída. Vou ver como se comportará esta semana, pois se voltar a descarregar em menos de 4 dias, é porque já é sinal que ela já trabalhou o suficiente.

Houve uma vez que coloquei este aparelho para carregar e passando o tempo, ao desconectá-lo da força, percebi que pedia carga: Como assim?. Voltei à carregar e de repente, o mesmo já estava carregado, só em tocar à tomada, lotou de carga e se manteve durante o período de 1 semana e alguns dias: "Tá bêbado, é celular?". Acho que foi a partir deste dia que passei à ficar em alerta sobre o comportamento da bateria. E depois, nunca mais voltou à apresentar comportamento estranho, até este final de semana.

Eu gosto deste aparelho. Nunca me deixou na mão, apesar de ser um Nokia, como os meus outros Nokias que existem aqui em casa.

E aproveitando que estou falando em Nokia 6020 e no surgimento de uma possível substituição de bateria, o que pelo tempo, já achava que estava passando, vou pedir pra analizar o drive de dados do aparelho.

Apesar de usar o cado recomendado para este modelo, não obtenho o sucesso em fazer com que o mesmo seja reconhecido por 2 computadores daqui de casa: isso mesmo, 2. Das duas, uma: ou o cabo "deu cabo" ou a pecinha onde se concta o cabo, precisa também de uma substituição, também já pelo excesso de uso.

Acho que é preciso agora uma manutenção no meu celular. Vou ver como se comportará a bateria. Caso se confirme que devo trocar, aproveito a viagem para saber de o porque o meu celular não está sendo reconhecido por 2 computadores.

E outra: pra reconhecer, tinha que desinstalar e instalar o proagrama. Só assim, dava certo e foi assim que, por sorte, consegui baixar as fotos de Palmares/PE. Mas depois, quando coloquei-o para trocar uma foto para usar como papel de parede, não consegui mais conexão, nem no meu PC nem do da minha mãe. Nisso, já posso ter uma desconfiança de quê o problema não pode ser somente no cabo, mas na peça inferior ao aparelho, que pode ter queimado.

O cabo, que já é o segundo que possuo, mal usei como utilizei o primeiro, durante dois anos, e não deu tempo pra já ter desgastado. Não creio que desta vez o problema seja no cabo. Acho que o problema é onde sempre temia que desse defeito: no próprio telefone. Ao menos, as fotos que tenho nele, são todas que posso apagar e resgatar depois, como as músicas de chamadas que uso. E sempre que temo algo, pode ter certeza que é aquele o problema.

No quesito "bateria", se confirmado que o meu já está na hora de trocar, no caso, serão de 2 aparelhos, pois o LG MG-235, da minha mãe, a bateria apresentou o mesmo estufamento que apresentou em um outro aparelho, também da LG, que comentei meses atrás, que escapei por pouco de um acidente por risco de explosão.

Se ocorre estes riscos de explosões com celulares de nome, imagine com um celular Madi In China?

Nenhum comentário:

Postar um comentário