quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PALMARES/PE: 3 meses depois das chuvas.

Há 3 meses atrás, Pernambuco e Alagoas foram castigados pelas fortes chuvas que devastaram várias cidades ribeirinhas. Dentre elas, a cidade de Palmares e Barreiros, só pra citar, ambas em Pernambuco.

Quando fui pra Maceió, fomos pelo litoral. Não tirei fotos pois estava do outro lado do ônibus, mas vi as tais barracas de campanhas montadas, como muitas casas destruídas. O mesmo na volta, só que pela BR-101, passando por Palmares.

Sim, o acesso entre Recife e Maceió, continua normal pela BR-101, mas é preciso pegar um desvio por dentro da cidade, por conta da destruição de uma ponte, que foi arrastada pela cheia do Rio Una.

Foi chocante ver aqueles esqueletos de construções agora, imagina naquela semana, onde o nível do rio subiu 17m de altura? Talvez até a ponte por onde tivemos que passar, possa ter sido encoberta.

Abaixo, algumas fotos que tirei do meu celular, quando passei por Palmares.


Ruinas das residências a beira do Rio Una. Muitas delas eram sobre palafitas.

Trecho da BR-101 que foi danificada pela cheia do rio.

A igreja que fica ao lado da prefeitura e 
da praça que foi engolida junto com uma carreta.

Percebam o leito do rio e a altura que as águas subiram. Na época, me deu ontade de pegar o carro e ver tudo aquilo de perto, mesmo sem ter nada o que fazer para ajudar.

Outra zona de destruição.

Passando sobre uma das pontes sobre o Rio Una, 
por dentro de Palmares.


Casa da Cultura de Palmares.

Se eu tivesse pego as cadeiras do lado direito, na ida à Maceió, teria tirado fotos de Barreiros, pois esta era a minha intenção ao passar pela cidade, nem que entrasse no banheiro para isso. Só que o mesmo encontrava-se em uso.

Mesmo não tirando foto pela máquina digital, ao menos dá pra se ter uma noção da seriedade que foi aquela chuva de uma semana, entre os dias 13 à 18 de junho, quase que initerrupta, chegando até ocasionar problemas na rede de internet naquela semana, na região da Zona da Mata Norte, que abrange a cidade de Carpina, onde resido.

Agora, imaginemos se fôssemos um de nós que estivésemos passando por aquela situação. Por isso que há coisas muito mais preocupantes que outras. Já pensou você ter um amigo, parente ou conhecido que passaram por esta experiência, e que não poderão contar a história, porque se foram com aquelas enxurradas?

Por isso que é preciso você sempre abrir o seu coração de dizer as pessoas que você ama, que "OS AMA", e não deixar pra quando for tarde demais, pois depois de morto, eles não irão te ouvir e nem poderão te abraçar.

E bato sempre na mesma tecla: aproveitem ao máximo a existência dos seus amigos e das pessoas que vocês amam. Sempre que possível, abram um espaço na agenda de vocês, deste corre-corre da vida e façam uma visita aos seus amigos - de preferência àqueles mais queridos -, parentes, mesmo que morem longe de sua residência. Um final de semana, por mês, já é o suficiente pra não abusar muito.

Não deixem pra amanhã, o que você pode fazer hoje, pois amanhã, quem sabe o que nos acontecerá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário