domingo, 26 de setembro de 2010

Os políticos quebram, mas o cidadão não pode fazer nada de errado

Duas coisas em eleições que devem ser bem observadas: o descumprimento das leis de trânsito e a candidatura de pessoas analfabetas.


TRÂNSITO:

Estava hoje vendo o programa "Vrum", do SBT, foi mostrado que quando em tempos de eleições, os políticos deturpam todas as leis de trânsito, como: gente sentado ou em pé nos lugares indevidos nos veículos, obstrução das vias, alta emissão de gases poluentes, como também a poluição sonora com seus carros de sons, das buzinas dos carros particulares que seguem a comitiva e dos sons extras dos mesmos, dentre outras várias irregularidades.

Porque citei a obstrução das vias?

Imagem meramente ilustrativa.

Em setembro de 2008, quando também era ano de eleições estaduais, as cidades estavam empolvorosas com seus candidatos fazendo carreatas politicas. E durante o trajeto que estávamos indo para cidade de Catende, nos deparamos com duas carreatas: uma em Camocim de São Félix, onde passamos no momento em que estavam começando a tomar as ruas e a outra, em Bonito, onde infelizmente entramos de gaiatos na comitiva.

Ou seja: a carreata em Bonito, obstruiu a passagem de vários veículos que nada tinham haver ou interesse em ficar preso naquele engarrafamento. Fomos obrigados à pegar um desvio em estrada de terra, tendo que fazer um verdadeiro ralí, só pra nos deixar ainda mais apreensivo, pois tínhamos horário pra chegar em Catende, já que o evento estava marcado para 17h - o mesmo só teve início as 19h, e nos estressamos bestamente porque nos foi passado que o show teria início as 17h.

É por conta de toda esta bagunça de carreatas que também tenho até optado em não mais caminhar, enquanto não passa este período de "fazer o povo de besta". Se em casa, já acho invasivo em ter que ficar ouvindo este desrespeito de barulhos, ainda tenho que, de vez em quando, suportar concentração dessas carreatas atrás de minha residência, tendo que ficar ouvindo à contra gosto, músicas de campanha, animadores falando ao microfone, buzinas, fogos, poluição de todo jeito: gases poluentes, sonora e visual.

E com tantos erros visíveis aos olhos dos responsáveis pela segurança no trânsito, porque a Polícia Rodoviária Federal, como o Detran, Contran ou qualquer outro departamento responsável pelo trânsito veicular, não toma alguma providência sobre isto?

Sabe, depois de tantos barulhos durante as campanhas políticas, quando um cidadão comum pretende aumentar um pouco mais além o som do seu carro, nas vias públicas, o mesmo acaba sendo obrigado à diminuir o volume do som do seu carro sob pena de receber uma multa, não é verdade?

Quer dizer que os políticos podem quebrar certas normas, certas leis que eles mesmos aprovam e o cidadão que os elegeram não podem fazer nada de errado.

Se querem saber: não vou dar o meu voto em políticos que bagunçam as vias públicas com suas campanhas, suas carreatas, suas poluições e suas propóstas que podem nunca sair do papel.

Candidatos que só criticam a oposição, é porque não tem nada que mostrar. Só imundiçar mais ainda o que já está sujo.


O ANALFABETO TEM QUE VOTAR, MAS PORQUE NÃO PODE SE ELEGER?

O que mais se tem falado nos últimos dias, é sobre a candidatura do humorista "Tiririca", à Deputado Federal de São Paulo.

Por ser uma pessoa popular, por conta de sua participação nos programas da TV Record, o mesmo já teria voto certo de uma grande massa da população. Se morasse em São Paulo, não votaria nele, e nem sei de o porque ele ter entrado nessa, sabendo que política não é coisa de gente como ele.

Só me fez pensar numa coisa: Será que o salário na Record está tão baixo assim, pra ele se lançar agora como político?

E agora esta novidade dele ser analfabeto, como foi publicado na revista ÉPOCA.

Agora me vem outra pergunta? Porque só os alfabetizados podem se candidatar, e quem não é, não? O que se faz a diferença nisso tudo? Quem sabe, um analfabeto, emso sem saber ler ou escrever, não pode ser a solução de um problema? Adianta alguma coisa com quem sabe lêr e escrever?

Vamos lembrar aí todos os escândalos já mostrados com todos eles: "Mensalão", "Mensalinho", "Diarinha", "Dinheiro na cueca, nas meias" ou até onde nunca ninguém se atreveu em procurar.

Se "Tiririca" mentiu que é analfabeto, só pra ele se candidatar, cabe sim agora ele receber uma punição. Mas renegar uma candidatura à um analfabeto, sabe que eles podem sim fazer muita diferença. Se não sabe ler ou escrever, que tenha um alguém de sua confiança, afalbetizada, que lhe auxilie, pois será que um deficiente físico, sem as duas mãos pra poder assinar os documentos, mesmo sendo afalbetizado, também terá sua candidatura renegada?

A política é como a igreja: falam que é contra os preconceitos. Se dizem lutar contra isso, mas são as primeiras que excercem o preconceito, bem como grande parte dos elitizados.

Agora, se os analfabetos não pode se candidatar à algum cargo político, porque os mesmos são obrigados à votarem, se não podem ler os que está escrito nos jornais, nem no que está na tela da urna eletrônica, e se informar melhor sobre o candidato, ele é induzido à marcar presença e carimbar suas impressões digitais como assinatura, já que não sabem escrever?

Isso é culpa de quem? Dos próprios políticos que esses mesmos analfabetos, e também os doutorados em letras. Se quem está no poder, não tomam as devidas posições quanto se trata de uma educação de qualidade, porque proibir a participação dos analfabetos na política, se isto é a realidade do Brasil?

E o pior: quando o analfabeto tem a profissão de palhaço, aí que o bicho pega.

Sim, que mal tem o "Tiririca" de ser um palhaço literalmente na política, sabendo que muitos de nós somos tratados como tal, na hora em que vamos cobrar pelos serviços de quem a gente elegeu. No máximo, fica numa fila de espera ou uma porta fechada na sua cara.

Depois fica aquela campanha na TV que votar em branco, está desperdiçando o seu voto. Não sei qual será o desperdício: votar em branco ou botar mais um palhaço no poder? Não me refiro ao humorista "Tiririca" com este 'palhaço' que mencionei.

E mesmo que defendendo o Francisco Everaldo da Silva, ele não iria ter o meu voto, porque não vi motivos algum dele entrar em política, que só acabará de vez com a sua carreira  Antes ouvir "Florentina de Jesus / Não sei se tu me amas / Pra que tu me seduz", do quê vê-lo sendo chocalhoado no meio de cobras e serpentes poderosos. Era pra ter ficado quieto no seu canto e fazer melhor o que sabe fazer: o seu público sorrir diante a TV.

Só tenho à dizer "Tiririca" é que depois desta, sua carreira foi destruída, de graça.



Porque saí em defesa do "Tiririca"? Não vou me aprofundar no assunto. Só resumirei o que sei de fato.

Em 2004, meu pai queria se candidatar à vereador de Maracanaú. Não, ele não é analfabeto. É instruído até demais. Só acho que não usa o seu conhecimento quando se deve, e as vezes, ele não me ouve quando dou minha opinião.

Só que ele é muito humilde. Mas aquele humilde de deixar-me bem irritado. Só que, apesar do bom salário que ele poderia vim à receber, nunca gostei desta idéia, porque aquilo não era a dele, não era para ele.

E fiquei preocupado com toda aquela história. Tinha medo de vê-lo dentro num ninho de serpentes. Só que aconteceu que o partido que ele tinha se afiliado, não ia mais se coligar com o cantidato à prefeito que haviam anunciado no começo. Mudaram sem mais nem menos. E foi aí que ele desistiu e nunca mais quis saber de política.

Antes pobre do que ser filho de vereador. Mas não um lascado na vida, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário